Que fragrância faz você reviver suas melhores recordações?

Entenda por que aquele cheiro do passado mexe tanto com os seus sentidos

Quando vivemos momentos que mexem com a gente – como um fim de tarde na praia ou alguma viagem inesquecível – costumamos revivê-los revendo fotos, que sempre nos ajudam a eternizar para sempre essas ocasiões na memória. Mas você já parou para pensar que o cheiro desses momentos você não consegue guardar fisicamente? Talvez, por isso mesmo, o nosso coração tenha um espaço todo especial para as memórias olfativas. Ainda bem, não é?

Não por acaso, o olfato é conhecido como o sentido da felicidade, tamanho é o seu poder de nos transportar a momentos e sensações gostosas da nossa história. Quem sabe não é por isso que somos tão apaixonadas por perfumes? A alquimia de capturar a fragrância das flores, plantas e até lugares (sim, isso é possível!) acaba traduzindo algumas de nossas mais lindas lembranças em frascos.

paisagem

Assunto de beleza do momento nas redes sociais, segundo o Espelho da Beleza, os perfumes podem realmente nos fazerem reviver momentos especiais. Segundo o neurocientista Ivan Izquierdo, temos essa capacidade de recordar através dos cheiros desde o útero materno. Ele explica que eles evocam uma sensação como a que sentimos quando, de fato, vivemos aquela lembrança. Por isso, cheiros relacionados a momentos gostosos são, comprovadamente, antídotos para o mau humor e têm o poder de mudar o dia da gente.

Kelly Eliza, participante da Semana Beleza Gera Beleza, tem certeza disso. Sempre que sente o cheiro do perfume Egeo Man, tem a nítida sensação de que é transportada para a sua infância na fazenda. O motivo? Era o perfume que seu irmão usava todos os sábados para encontrar a primeira namorada. “Sempre que sinto o Egeo, que meu irmão usa até hoje, parece que volto para os meus 10 anos, quando tinha como preocupações apenas estudar e brincar”, conta ela, cheia de saudade.

flores

Hidely Herbelha, responsável por O Boticário na casa de fragrâncias International Flavors & Fragrances, conta que essa sensação que Kelly sente é uma das várias relações que o nosso cérebro faz entre aroma e memória. Egeo Man é diretamente ligado a uma lembrança real de Kelly, mas os cheiros podem ser relacionados a cores, texturas, tecidos, flores ou até mesmo a valores, como tradição, bondade ou sensualidade. Sabe quando você se apaixona por um perfume porque lembra de alguma coisa que não sabe bem o que é? Hidely explica: “Existe uma espécie de inconsciente coletivo com relação aos aromas. Estudos demostram isso quando, por exemplo, um perfume que tenha notas de lavanda facilmente nos remete a memórias relacionadas aos nossos primeiros meses de vida ou a bebês próximos”.

flores

E você, qual é o cheiro que mais mexe com o seu coração? <3

 

COMENTÁRIOS 61

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS

    1. Olá, Carolina! Ficamos muito felizes em conhecer sua preferência por nossos produtos e por fazer parte da sua história de vida. No momento não temos previsão de retorno das Colônias Vert e Eilat, mas aproveitamos a oportunidade, e compartilhamos a sua sugestão de retorno com muito carinho com a equipe de perfumaria, para possíveis oportunidades futuras. Desejamos uma ótima tarde! 🙂

  1. PERFUMARIA … me lembra INNAMORATA … me remete a saudade … cheiro bom … fragrância que usada pela manhã, me acompanhava o dia todo … meu cheiro … saudade … muita saudade do meu cheiro … foram quase 30 anos. Eu me pergunto, como podem tirar das prateleiras o produto que me segue por tanto tempo. Gente, INNAMORATA faz parte da minha pele … e não é nenhum exagero … são quase 30 anos.
    Troco meus sapatos, troco minhas roupas, troco de baton … mas, meu cheiro, faz parte da minha essência … que saudade do meu cheiro … gostaria de entender, porque ?? tiraram de linha, um produto que permaneceu presente nas prateleiras durante tanto tempo … e então … chegaram a conclusão de que ele não serve mais …
    Desculpa meu desabafo … mas acho que quando se faz algo, que fica em evidência durante tanto tempo … deve sim, permanecer, e até ganhar uma estrelinha, pela sua competência.
    beijos
    Rosana Rancan

  2. Devo concorda com a Lyna adorova Crazy marcou minha pré-adolescência.Até lançaram uma um kit especial pelo Natal com o tal Dec.perfume,porém o valor era alto para pouco produto.Um perfume que não ficou legal foi o Lily.Poxa!Boticário parece que são só embalagens bonitas +o aroma deixam desejar bastante.Alguns doces d+.O mercado tem outras marcas,deveriam dar+atenção as nossas opiniões,o cliente tem razão.