Memória olfativa: quando pele e perfume estão unidos pela mesma fragrância

Combinar produtos da mesma linha do seu perfume preferido intensifica a fragrância na pele

É comum algumas pessoas serem reconhecidas pelo perfume que usam há muito tempo. Quantas vezes você sentiu uma fragrância no ar e pensou imediatamente em alguém? É a chamada memória olfativa.

O cheirinho que escolhemos para nos acompanhar em vários momentos é quase como um acessório. É o toque final de um look: depois de escolher a roupa e fazer uma maquiagem caprichada, é a vez de o perfume fazer o seu papel e deixar a produção ainda mais a sua cara. E o melhor é que ainda existe a possibilidade de intensificar a fragrância na pele usando outros produtos da mesma linha, como desodorante, body spray ou loção hidratante.

Modelo com cabelo castanho sorrindo
É o caso da paranaense Amanda Oliveira, que usa os produtos da linha Egeo Dolce desde o lançamento. “É quase uma história de amor: fui comprar o perfume que usava na época, o Accordes, e a vendedora me mostrou a fragrância de Egeo Dolce, que tinha acabado de chegar na loja. Inicialmente, achei meio forte e voltei para casa com o meu perfume de sempre. Mas quando resolvi senti-lo de novo, ele já estava mais suave na amostra, e me apaixonei. Na semana seguinte, já estava com todos os produtos da linha na minha casa. Desde então, só uso ele!“, conta.

Para Denise Dias, gerente de produto de O Boticário, usar uma extensão da linha do perfume – como sabonete, óleo corporal ou loção hidratante – traz uma durabilidade maior da fragrância na pele. “Assim, você poderá passar mais tempo do dia com o cheiro do seu perfume preferido“, diz.

Dhienny Teixeira, de Goiás, adotou a fragrância de Lily e não troca por nada neste mundo. “Uso o hidratante, o perfume e o óleo desde que foram lançados. Gostei muito da essência do Lily, e o hidratante deixa uma cheiro ótimo! Combinado com o perfume, então, fica melhor ainda“, conta. Segundo ela, o amor pelo perfume é tanto que até a mãe de Dhienny virou fã da fragrância e também usa os produtos em conjunto com a filha.

Produtos Floratta in BluePara o perfumista Napoleão Bastos, responsável pela criação de inúmeras fragrâncias, entre elas Floratta in Blue, usar produtos da mesma linha é uma extensão daquilo que a consumidora gosta, algo que vá levar o prazer de usar a colônia através de outros meios. “Uma loção hidratante é desenhada para ter uma certa fixação olfativa na pele. Se você passa a colônia da mesma linha, está intensificando a fragrância. A compatibilidade olfativa é extremamente importante: os produtos não ‘brigam’ entre si, um complementa o outro. Não existe o risco de um conflito na fragrância“, diz.

Perfumes x e extensões corporais: como usar?

Se você já tem seu perfume do coração, pode buscar produtos da mesma família olfativa ou de famílias olfativas que combinem entre si. Denise Dias explica que as notas orientais e gourmand são as mais complexas de combinação, enquanto os cítricos, florais e frutais são mais fáceis de combinar com outras fragrâncias. Veja como combinar:

Florais: combinam com cítricos, gourmand e frutais.
Notas de especiarias: combinam com os amadeirados e florais.
Cítricas: funcionam com ervas e flores.
Orientais: complementam os florais ou gourmand.

COMENTÁRIOS 11

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS

  1. olá tenho coleções ja de frascos vazios da linha florata 8 vidros do in blue, 3 in rose, 1 emotion, 1 in gold. 1 cheio do in blue e 1 cheio do in rose.. AMOOOO MUITOO sou viciada nesses perfumes in blue principalmente e não tenho coragem de trocar!