Glossário da perfumaria: conheça mais sobre os perfumes

Avaliadora de O Boticário explica do que são compostas as fragrâncias.

Assim como você, nós também somos apaixonadas por fragrâncias! É que cada aroma traz a lembrança de um lugar, momento ou pessoa especial das nossas vidas, não é? Desde o splash até o eau de parfum, o fato é que eles são sempre marcantes.

Mas do que são compostos os perfumes? Quais as diferenças entre os vários tipos? Para montar o nosso glossário da perfumaria, conversamos com Andreia Rodrigues, avaliadora de fragrâncias de O Boticário. Confira as informações que ela nos passou:

Você sabia?

→  Para produzir o perfume, a essência é diluída em álcool.

O que faz um perfume ser considerado parfum, água de colônia, splash ou eau de parfum, por exemplo, é a concentração de essência de cada um desses produtos.

→ Ou seja, aquela história de que os perfumes têm um “fixador” não existe. Tudo depende do grau de concentração da fragrância!

Gostou do nosso Glossário da Perfumaria? Você tem outras dúvidas a respeito de suas fragrâncias preferidas? Conte para a gente nos comentários! 🙂

Entenda por meio da pirâmide a diferença das notas de saída, de corpo e de fundo:

materia_glossario_piramide

Gostou do nosso Glossário da Perfumaria? Você tem outras dúvidas a respeito de suas fragrâncias preferidas? Conte para a gente nos comentários! 🙂

Saiba mais sobre seu perfume favorito
Para produzir o perfume, a essência é diluída em álcool.
O que faz um perfume ser considerado parfum, água de colônia, splash ou eau de parfum, por exemplo, é a concentração de essência de cada um desses produtos.
Níveis de concentração
Parfum: 20 a 30%
Eau de parfum: 15 a 20%
Desodorante colônia: 5 a 15%
Splash: 3 a 5%
Água de colônia: 2%Os perfumes podem fazer parte de diversar famílias olfativas, elas são as principais responsáveis pelas diferenças entre um produto do outro.Mas, mesmo distintos, todos eles possuem uma estrutura, conhecidas pelos perfumistas como pirâmide olfativa. Essa é determinada pelo índice de volatilidade de cada essência.
Notas de saída: É responsável pela primeira impressão que você tem de uma fragância normalmente, as notas de saída são mais refrescantes.
Notas de corpo: Definem a personalidade da Fragância, não são tão voláteis e por isso acabam enriquecendo o perfume com o tempo.
Notas de fundo: Dão fixação à fragância. As notas de fundo são aquelas que fazem com que certos aromas lembrem determinadas situações.

COMENTÁRIOS 20

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS

  1. Olá, tudo bem?

    Meu pedido seria para que voltassem com Linda Miami Sunset.
    Simplesmente MARAVILHOSO!!

    E quanto ao Myriad;
    Adorei a fragrância mas infelizmente o poder de fixação é muitíssimo fraco, me arrependi amargamente de ter comprado, pois uso quase a metade do vidro e… Alguns instantes depois, nada de sentir o perfume, ele não fixa nem na roupa.
    Deveria ser analisado novamente para que houvesse um aumento na concentração da fragrância.

  2. Bom dia!!! Gostaria muito, mas muito mesmo que algumas fragrâncias voltassem, que fosse pelo menos provisoriamente, pois assim daria o meu estoque! Gostaria de pedir que voltasse o KALANIT, ATHENA , DREAMS e insensatez!!! Pelo amor de Deus, voltem com essas fragrâncias! No aguardo! Muito obrigada!!!!

  3. Olá gostei muito das dicas! Com certeza o Boticário sempre faz sucesso com novos produtos mas gostaria de aproveitar para pedir com carinho a volta mesmo que por tempo limitado do perfume Rhea! Para quem se lembra ele foi lançado junto com o Malbec e formavam um belo casal os dois feitos com álcool vínico, uma perfeita fixação! Eu adotei o Rhea como o meu perfume mas fico imensamente triste por não tê-lo mais e infelizmente não há substituto! Por favor tragam o Rhea de volta! Obrigada e sucesso sempre!

  4. Apesar de ter gostado da matéria, gostaria de expressar uma reclamação. Sou cliente há mais de 25 anos e infelizmente, já por duas vezes, o Boticário eliminou minhas fragâncias preferidas. A primeira, já faz muito tempo, chamava-se Zíngara. Eu tinha verdadeiro amor por esse produto e era reconhecida pelo seu cheiro. A segunda, mais recente, foi o Tarsila. Simplesmente, o produto deixa de ser fabricado, sai de linha e fica por isso mesmo? Equipe, esses produtos, não são carros que se substituem por outro parecido ou melhor. O cheiro de alguém é a marca dessa pessoa. É sua personalidade, sua presença, sua lembrança. A marca está brincando com a fidelidade dos clientes. Gostaria de uma resposta. Obrigada!

    1. Olá, Célia! Compreendemos o seu sentimento, mas quando tomamos a decisão de descontinuar a fabricação de algum produto é para renovação do catálogo e pela necessidade de acompanhar as tendências de mercado. Com isso, estamos sempre buscando novas fragrâncias, técnicas de fabricação e produtos exclusivos. Aproveitamos a oportunidade e registramos a sua mensagem como sugestão de retorno das Colônias Zíngara e Tarsila com muito carinho, para possíveis oportunidades futuras. Desejando conversar mais vezes permanecemos à disposição!:) Abraços.