TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ENVELHECIMENTO DA PELE

Entenda, previna e saiba como cuidar e minimizar os efeitos do tempo na sua pele

Recentemente, o tweet abaixo andou pipocando na timeline alheia, com o resultado de um estudo que gerou, no mínimo, curiosidade:

Já que muitas pessoas estavam ligadas no assunto e falando sobre envelhecimento, fomos atrás de informações para entender um pouco mais sobre o assunto, e descobrimos o que pode acelerar o envelhecimento da pele e o que você pode fazer para prevenir tudo isso. Confira:

#1. Por que a pele envelhece?

A pele é um dos órgãos do corpo humano em que o efeito da passagem do tempo é mais aparente. Alguns fatores são responsáveis pelo processo de aceleração do envelhecimento precoce da cútis, como a radiação ultravioleta, o abuso no consumo de álcool, o excesso do tabaco e a poluição. Além desses, o aumento do peso e dos níveis de açúcar no sangue podem prejudicar o envelhecimento da pele. Para você entender mais profundamente sobre o assunto, o envelhecimento está ligado a diversas circunstâncias: perda de tecido fibroso, taxa mais lenta de renovação celular e a redução da rede vascular e glandular.

#2. Existe mais de um tipo de envelhecimento?

Sim, existe! Na verdade, são dois: o intrínseco da pele e o cronológico. O primeiro é caracterizado por ser aquele provocado pela exposição ao sol e os outros fatores ambientais, como tabaco, álcool poluição, etc. Já o cronológico é decorrente do envelhecimento natural pela passagem do tempo, determinado principalmente por fatores genéticos, estado hormonal e reações do seu próprio metabolismo. É nele que estão presentes os efeitos naturais da gravidade ao longo dos anos, como as linhas de expressão, a diminuição da espessura da pele e o ressecamento.

#3. Quais fatores aceleram o envelhecimento da pele?

Xiii, são vários. Pegue o seu caderninho e prepare a lista:

Radiação solar: pode causar queimaduras e até gerar o câncer de pele. As manchas, pintas e sardinhas são alterações na pigmentação da pele que podem ser provocadas pelos raios de sol. A pele que sofre os efeitos do sol costuma ser mais amarelada, áspera e manchada.

Para se proteger do sol:
Make B. Hidratante Multiprotetor Tonalizante Diurno

Cigarro: o calor do fogo e o contato da pele com a fumaça fazem com que ela pareça mais envelhecida e perca a elasticidade. Como se isso já não fosse o suficiente, o fumo reduz a circulação de sangue, o que dificulta a oxigenação dos tecidos da pele, formando as rugas. É por esse motivo que se notam rugas maiores ao redor da boca dos fumantes. A dica? Pare de fumar já!

Álcool: ele altera a produção de enzimas e proporciona a formação de radicais livres, um dos responsáveis pelo envelhecimento. Mas nem tudo está perdido: o vinho tinto, se consumido moderadamente, tem ação anti-radicais livres, já que é rico em flavonóides, um antioxidante poderoso.

Movimentos musculares: se você está sempre fazendo caras, bocas e caretas, uma aviso: movimentos repetitivos e contínuos de alguns músculos do rosto podem aprofundar as rugas, ocasionando as temidas marcas de expressão, como as rugas ao redor dos olhos (o famoso pé de galinha).

Radicais livres: aqui se encontram um dos maiores causadores do envelhecimento precoce da pele. Eles se formam dentro das células pela exposição aos raios ultravioleta, pela poluição, estresse, fumo, etc. Simplificando, acredita-se que eles geram a degradação do colágeno (aquela substância que dá sustentação à pele) e a acumulação da elastina, uma das características da pele envelhecida pelo sol.

Alimentação: parece básico mas não custa reforçar – uma alimentação sem todos os nutrientes necessários contribui para o envelhecimento da pele. Não esqueça, também, de ingerir no mínimo dois litros de água por dia.

#4. Alguns mitos e verdades sobre o envelhecimento da pele

mulher se olhando no espelho e cuidando da pele, prevenindo o envelhecimento

A pele precisa de vários produtos e uma rotina para o dia e para a noite. Mito.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, não é necessário uma lista imensa de produtos para cuidar da pele. A recomendação é certificar-se de escolher um produto que tenha ingredientes que ajudam no rejuvenescimento da pele, como a vitamina A e a C.

>> Experimente o Make B. Sérum Anti-Idade Diurno: ele tem efeito lifting, que dá um up na pele e a deixa com mais firmeza e elasticidade.

casal jovem correndo, praticando exercício

Praticar exercícios físicos faz bem para a pele. Mais ou menos.
A SBD explica que o exercício moderado pode melhorar a circulação e estimular o sistema imunológico. Nesse caso, isso pode proporcionar à pele uma aparência mais jovem.

Proteger a pele do sol previne o envelhecimento. Verdade.
A exposição excessiva ao sol e à radiação ultravioleta é uma das principais causas de câncer da pele e envelhecimento precoce. Ninguém merece, né?

É necessário usar filtro solar todos os dias para prevenir o envelhecimento. Verdade.
É necessário passar o protetor diariamente, mesmo naqueles dias mais frios ou chuvosos, pois 80% da radiação UV atravessa as nuvens.

Curtiu as dicas? Conta pra gente o que você faz para prevenir o envelhecimento precoce da pele 😉

Fonte das informações: Sociedade Brasileira de Dermatologia

COMENTÁRIOS 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS