Sobrancelhas: especialista esclarece as principais dúvidas

Viva Linda desmistifica mitos e verdades sobre os cuidados com os pelos.

Quem aí vivia tirando os pelinhos da sobrancelha para deixá-la bem fina e agora quer mais é que ela tenha um formato bem natural e bonito? As sobrancelhas nunca tiveram tanto destaque no look. E depois que a gente descobre como elas são importantes para valorizar a expressão, não apenas do olhar, mas do rosto todo, então… Aí é que queremos cuidar ainda mais delas!

Mas por mais que a gente aprenda na prática a maneira de limpar e ajeitar as sobrancelhas do nosso jeitinho, sempre há algumas dúvidas referentes aos cuidados e também como deixá-las mais lindas, não é mesmo?

gettyimages-585566736

 

Fomos atrás de uma especialista que desmistificou alguns mitos e deu dicas de como fazer a sobrancelha da melhor forma. Confira para desfilar com aquela sobrancelha digna de movie star! 😉

Que fatores podem causar o enfraquecimento e queda dos pelos da sobrancelha?

A Glê Martino, que é fera nessa área – ela é face designer, especialista em micropigmentação, designer de sobrancelhas e, ufa!, visagista facial – nos explica que a queda dos pelos das sobrancelhas pode ser ocasionada por diferentes fatores. Dentre eles, aspectos fisiológicos, como a alopecia areata (uma reação autoimune do organismo), ou mesmo o uso de medicamentos, por exemplo.

“Pode ocorrer também simplesmente por conta de cuidados inadequados, como o uso de produtos de má qualidade para maquiar as sobrancelhas, ou a retirada indiscriminada dos fios”, conta. Ou seja: todo o cuidado é pouco!

Então o que podemos fazer para fortalecer a sobrancelha?

Glê comenta que existem hoje no mercado inúmeros produtos que prometem fortalecer os fios e até auxiliar no crescimento dos pelos.

“O uso desses produtos pode ser uma ajuda para manter as sobrancelhas saudáveis, mas como a eficácia varia muito de organismo para organismo, a melhor maneira de manter as sobrancelhas é sempre cuidar dos pelos, fazendo o design com um profissional de confiança”, diz.

young brunette with short hair woman make-up. girl Cosmetic.
E é verdade que se tirar demais os pelos, eles não voltam a nascer?

Pode acreditar: aquela história de que se tirar os pelos da sobrancelha de forma excessiva, eles podem não nascer mais, é pura verdade. “Os  pelos do nosso organismo têm um ciclo finito de crescimento. E o fato de retirá-los seguidamente pode fazer com que venham a não crescer mais”, avisa Glê.

Resumindo: não pense que pode ficar tirando os pelinhos à vontade que eles nem sempre nascem de novo, viu?

Leia mais:

Aprenda truques para fazer a sobrancelha em casa em erro!

Pintar a sobrancelha enfraquece os pelos?

Glê destaca que o essencial é usar bons produtos. “Principalmente aqueles desenvolvidos para sobrancelhas. Tenho inúmeras clientes que utilizam tintura própria com frequência por conta de fios brancos e têm sobrancelhas lindas.”

E é verdade que não é recomendado fazer a sobrancelha com cera?

A designer confirma a informação: “A nossa pele na região das sobrancelhas é delicada. O atrito da cera, juntamente com fatores genéticos, pode deixar a região flácida.”

Perfectly shaped!
Como funciona a técnica de pigmentação e para quem é indicada?

Glê conta que a micropigmentação consiste em implantar pigmento na pele em formato de pelo. Atualmente, os trabalhos são realizados para corrigir imperfeições e valorizar o formato natural das sobrancelhas.

“Mesmo para clientes que possuem pouco ou nenhum pelo é possível recriar as sobrancelhas com técnicas bem realistas”, diz. A técnica dura, em média, de um a dois anos e não há risco da cor desbotar.

Afinal, como saber o formato ideal de sobrancelha conforme cada tipo de rosto?

A designer nos conta que o formato ideal de sobrancelha para cada pessoa é algo muito subjetivo. É preciso levar em conta, por exemplo, o formato e os traços do rosto, o formato dos olhos, o formato natural das sobrancelhas e, além de tudo isso, o estilo de cada pessoa.

“As sobrancelhas fazem muita diferença no nosso rosto e, principalmente, a pessoa tem que se reconhecer com o formato proposto pelo designer. Minha dica é ter um profissional de confiança, que tenha conhecimento técnico, mas que conheça a personalidade da pessoa”, ressalta a profissional.

She's meticulous about her beauty
Para quem vai dar uma limpada na sobrancelha em casa, quais as dicas?

Nesse quesito, a Glê concorda com a gente que quanto mais natural a sobrancelha, melhor. “A principal dica é retirar o menor número de pelos possível e longe do desenho. Tentar preservar ao máximo o desenho natural”, ensina.

E qual a melhor maneira de maquiar a sobrancelha?

Conforme Glê, cada pessoa costuma se adaptar a um tipo de produto na hora de preencher os fios. “Por isso temos uma grande diversidade no mercado”, lembra.

Da mesma forma, depende muito também das características de cada sobrancelha. “As com pelo ralo em toda a extensão ficam mais bonitas com sombra. Já as que possuem muito pelo em uma região e nenhum pelo em outra, por exemplo, costumam se adequar mais com lápis de sobrancelhas, pois é possível dar mais intensidade de cor onde o pelo não existe.”

Vai preencher as sobrancelhas? A linha Make B. tem uma variedade de produtos para os mais diferentes tipos, formatos e estilos. Aposte nos terrosos do Quarteto de Sombras Matte de Make B., ou nos produtos específicos para preenchimento, como a Make B. Caneta para Sobrancelha, o Make B. Lápis para Sobrancelha, e o Make B. Solução para Sobrancelhas. Para arrasar!

Gostou das explicações da especialista? Agora é só cuidar da sua sobrancelha do jeitinho que você gosta e arrasar no olhar!

COMENTÁRIOS 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook