Protetor solar para o rosto o ano todo, sim! Descubra o porquê!

Dermato explica como o filtro é imprescindível na rotina de cuidados com a pele

Protetor solar é um dos símbolos do verão. Basta a gente sentir aquele cheirinho do produto que somos automaticamente levadas aos momentos gostosos da estação mais quente do ano. <3 Mas fica a dica: não espere chegar o calor para usar o protetor solar para o rosto.  Ele é indispensável todos os dias e em todas as estações do ano, viu?

A dermatologista Mariana Marteleto ajuda a entender porque esse é o produto mais importante do seu nécessaire em todos os momentos do ano.

modelo de cabelos crespos usando óculos escuros em uma rua
Benefícios do protetor solar facial

O protetor solar faz uma fotoproteção, ou seja, protege a pele das radiações ultravioletas A e B (UVA e UVB), que podem causar queimaduras e dar aspecto envelhecido à pele. “Além disso, o bloqueador protege contra desenvolvimento de câncer de pele. Sabemos que a radiação penetra na pele e o resultado pode ser agressivo. Usar filtro solar é uma questão de proteger a saúde”, alerta Mariana.  

E se você sempre se pergunta qual a diferença entre UVA e UVB, a dermato explica que as radiações possuem comprimento de onda diferentes. “A UVA está mais relacionada ao envelhecimento da pele e a nossa exposição a ela se mantém constante ao longo do dia. Já a UVB está mais relacionada ao câncer de pele e sua incidência varia conforme as horas do dia”, diz.

Sabe aquela recomendação de maneirar na exposição solar entre às 10h e às 16h? É porque nesse período os raios UVB são mais fortes.

Veja mais:
:: Protetor facial e mais cuidados para incluir na rotina de todas as manhãs
:: Sérum facial: cuidados com a pele para incluir na rotina

Não importa o clima: filtro sim!

Sabe aquela manhã em que você acorda, olha pela janela e vê aquele tempinho nublado? Então: isso não é motivo para deixar o protetor solar de lado. “Sempre que existir claridade, você está exposto à radiação. Pode ser em quantidade menor, mas os raios estão penetrando na pele”, ressalta a dermato.

Por isso, a ideia de que o filtro deve ser aplicado apenas em dias de praia deve ser deixada de lado! O sol do verão pode ser mais nocivo por causa da maior proximidade com relação à Terra, conforme explica Mariana, mas nas outras estações a radiação está presente o tempo inteiro e o cuidado deve ser tomado da mesma forma.

modelo posa com um tempo nublado ao fundo

Viva Linda Indica:
Cuide-se Bem Protetor Solar FPS 30
Cuide-se Bem Protetor Solar FPS 50

Aplique, pelo menos, um FPS 30

Essa é a recomendação oficial para todos os tipos de pele: aplicar no mínimo um fator de proteção 30. “A não ser quem tem melasma ou manchas na pele, daí  fator precisa ser maior”, diz. Segundo Mariana, o segredo está na hora da aplicação: dependendo do seu grau de exposição solar, o indicado é reaplicar o produto a cada duas horas.

Além disso, fique de olho na quantidade de produto aplicada. “Para o rosto, a medida ideal é de uma colher de chá de produto. Nos laboratórios, o teste é feito com essa medida, mas geralmente aplicamos menos, o que automaticamente diminui o fator de proteção”, explica. Ah, essa medida vale também para a sua nuca e cada braço. Nas pernas e tronco, a dica é aplicar o dobro de produto.

Se você prefere aplicar uma base ou hidratante com FPS, Mariana recomenda cautela. “Sempre indico aplicar antes o bloqueador e depois a maquiagem, mesmo que seja um produtinho com FPS. Isso porque, com o cosmético, nosso objetivo é outro, a gente pensa mais na beleza da pele, e pode ser que apliquemos uma quantidade muito pequena de produto, fazendo com que a proteção fique prejudicada”.

Viva Linda Indica:
Make B. Hidratante Multiprotetor Diurno FPS 50
Make B. base Líquida Air Power FPS 55

Agora que você já sabe da importância do protetor facial vale até colar um bilhetinho no espelho lembrando de aplicar o produto, né? 😀

Saiba mais:
Hidratante para pele oleosa saiba por que usar
Saiba como fazer uma limpeza de pele

COMENTÁRIOS 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS