Protetor solar o ano todo, sim!

Saiba porque mesmo no inverno é fundamental proteger a pele

Mulher jovem, loira, sorrindo, se olhando no espelho

Protetor solar é um dos símbolos do verão. Basta a gente sentir aquele cheirinho do produto que somos automaticamente levadas pela nossa mente aos momentos gostosos da estação mais quente do ano. <3 Mas, acredite: esse item precisa invadir também a bolsa de inverno porque, sim, seu uso é indispensável em todas as estações. Entenda por que essa indicação faz todo o sentido com a ajuda do dermatologista João Paulo Niemeyer Corbellini. 😉

Afinal, qual é a missão do protetor solar?

O protetor solar faz uma fotoproteção, ou seja, protege a pele das radiações ultravioletas A e B (UVA e UVB), que podem causar queimaduras e dar um aspecto envelhecido à pele.

Os raios ultravioletas saem de cena no inverno?

Infelizmente não. Apenas diminui um pouco a incidência do UVB, mas o UVA incide igualmente o ano todo.

Qual a diferença entre UVA e UVB?

O UVA tem maior capacidade de penetração na pele, sendo mais importante como causa do envelhecimento cutâneo. Já o UVB é mais potente, tendo maior capacidade de induzir o câncer de pele.

Se o UVA incide o ano todo e é o responsável pelo envelhecimento da pele, quer dizer que devemos tomar cuidado no inverno também?

Com certeza! Ainda que no inverno o sol dificilmente queime a pele, ele continua agindo no envelhecimento dela.

Mesmo nessa estação, então, é necessário evitar o sol entre 10h e 16h?

Lembre-se: os raios UVA incidem igualmente o ano todo. Por isso, evite esse horário e aplique o protetor solar nos 12 meses do ano.

Quantas vezes por dia precisamos aplicar o protetor solar no inverno?

O ideal é usar diariamente e reaplicar a cada três horas, principalmente quando se pratica atividade esportiva e física.

Nessa estação podemos usar um protetor com fator menor?

Se o fator do seu protetor solar usado no verão for maior que 30, sim. Se for igual, não. O importante é que seja no mínimo 30.

Mas se estiver chovendo, mesmo assim temos que aplicar o protetor solar?

Acredite: sim! As nuvens não são capazes de filtrar por completo as radiações ultravioletas.

Se for em uma viagem para um lugar com neve, também?

Sabia que se você estiver em um lugar com neve o protetor solar é mais indispensável ainda? Isso porque a neve reflete até 95% da radiação ultravioleta. Ou seja: é radiação incidindo na pele por todos os lados.

Protetor solar: um amigo para o ano todo <3

Anna Veiga

Eu tenho vários cuidados com a pele e um deles é o uso de protetor solar o ano inteiro. Independentemente de estar fazendo sol ou não, tanto pela saúde quanto pela estética. Tomamos cuidado com o corpo e com a alimentação para estarmos sempre bonitas, mas não adianta nada se ficarmos com a pele manchada e envelhecida. Desde que comecei a usar protetor solar diariamente, e no inverno também, notei minha pele muito mais uniforme, lisinha e hidratada. Então vale a pena fazer um esfocinho pra lembrar de passar 🙂

Patricia Jardim

Comecei a usar protetor solar o ano todo há uns três anos, depois que procurei um dermatologista por conta de algumas manchas que estavam surgindo no meu rosto. Ele me explicou que elas apareceram por conta da minha falta de cuidados com a exposição solar – porque antes eu só usava protetor quando ia para a praia. Quando passei a aplicar regradamente o protetor solar, todos os dias do ano, e ainda uma base com proteção, não tive mais problemas.

Bruna Souza

Tenho a pele muito clarinha com algumas sardas, e o sol faz com que elas aumentem e formem até manchas, mesmo no inverno. Por isso, fujo do sol e não deixo de aplicar protetor solar todos os dias nas quatro estações do ano. Sinto que minha pele fica muito mais clarinha e nutrida e, além disso, me sinto muito mais tranquila com relação à minha saúde.

COMENTÁRIOS 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook