Protetor solar infantil: cuidados com o sol para bebês e crianças

O ideal é utilizar filtros específicos para cada idade

A gente vive falando por aqui sobre a importância de proteger a pele – principalmente a do rosto – do sol todos os dias. E isso também vale e muito para os pequenos. Bebês e crianças precisam de cuidados maiores quando se trata da exposição solar. Ainda mais com a chegada da primavera e do verão, quando a radiação é mais intensa.

A verdade é que a conscientização quanto à importância dos cuidados com o sol precisa começar desde cedo, a fim de se tornar um hábito para a vida toda, certo? 😉

Peles mais sensíveis

A médica dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Isadora da Rosa Hoefel, nos conta que as crianças, por apresentarem a pele mais sensível e menor quantidade de pelos e cabelos, precisam de maiores cuidados em relação ao sol.

“Além disso, sabe-se que a exposição solar exagerada na infância e adolescência é um dos principais fatores de risco para desenvolvimento de câncer de pele na vida adulta. Alguns estudos sugerem que até 70% da radiação solar acumulada na vida inteira ocorra antes dos 18 anos de idade”, alerta. Ou seja: todo o cuidado é pouco!

Mother applying sun protection on her baby girl's face.

Em vista de tudo isso, Viva Linda foi em busca das principais dúvidas sobre proteção solar em se tratando da garotada. Confira dicas para cuidar dos pequenos e também ensiná-los que a prevenção precisa ser rotina!

Como deve ser a proteção do sol nos primeiros meses de vida?

A dermatologista destaca que o uso de protetor solar é recomendado apenas a partir do sexto mês de vida. Antes desse período, apenas pequenas áreas, com as perninhas e os pés dos babies devem ser expostos ao sol, e por períodos curtos de tempo, como cinco ou dez minutos. 

É importante, também, sempre cuidar se o carrinho e cadeirinhas do bebê estão totalmente na sombra, ok?

“Após os seis meses de idade, os bebês podem usar protetor solar, contanto que sejam do tipo físico (aqueles com rótulos como “baby” ou “para bebês”). Chapéus e roupas com proteção solar também devem ser utilizados e a exposição solar direta deve ser evitada”, completa.

Qual a importância de os pequenos usarem protetor solar específico para a idade deles?

“Os protetor solares de adultos são chamados filtros químicos, pois são compostos de substâncias químicas que, por meio de uma reação na pele, conferem proteção solar. Como a pele dos bebês e crianças é muito sensível, a exposição a esses agentes pode desencadear quadros de dermatite de contato”, explica Isadora. 

Por isso, o ideal para crianças é a utilização de filtros específicos para cada idade. A partir dos 2 anos e até os 12, o protetor solar recomendado é o do tipo “infantil” ou “kids”.

Kids relaxing on the grass

O protetor solar deve ser usado todos os dias? 

A dermatologista orienta que os pequenos devem usar protetor solar nas áreas expostas sempre quando forem se expor ao sol. “Por exemplo, quando praticam esportes ou brincam ao ar livre por períodos mais prolongados”, diz.

E com a chegada do verão, os cuidados devem ser dobrados. “A área corporal exposta ao sol e o tempo de exposição são maiores. Além disso, a radiação solar também é mais intensa.”

Para bebês e crianças pequenas, o Fator de Proteção Solar (FPS) ideal é igual ou superior a 50.

Então qual a frequência saudável para os pequenos tomarem sol? 

Os melhores horários para exposição solar da garotada, segundo a médica, são antes das 9h/10h e após às 16h/17h, dependendo da época do ano. No verão, por exemplo, o sol das 16 horas ainda é bastante forte. 

“Bebês não devem exceder 15 minutos e as crianças maiores podem passar um pouco mais desse período”, pondera.

Ready for a day of fun in the sun!

Boti Baby: para a pele dos bebês

O Protetor Solar FPS 50 de Boti Baby foi feito especialmente para as peles sensíveis dos bebês a partir dos seis meses. Além do alto fator de proteção contra os efeitos dos raios UVA e UVB, tem ação hidratante e uma suave e delicada fragrância. Delícia! Para os pequenos ficarem protegidos e com um cheirinho tudo de bom! <3

Já a fórmula é hipoalergênica, evitando reações alérgicas, e livre de parabenos, corantes e álcool. Para apostar sempre!

Para unir proteção + diversão!

Já para a garotada acima dos dois anos, que tal um produto que, além de combater os raios UVA e UVB, deixa o momento da proteção ainda mais divertido?

O Protetor Solar Colorido da linha Spulókis também tem FPS 50 e, ao ser aplicado na pele, fica roxinho. 

Diversão garantida! Fora que dá aos papais a certeza de que o produto foi aplicado em todo o corpo. Mas pode ficar tranquila: quando absorvido, a cor roxa some da pele. 

Em edição limitada, o Protetor Solar de Spulókis resiste até quatro horas mesmo na água e com suor e foi feito especialmente para a pele delicada das crianças – além de um perfume gostoso que vai conquistar a turminha! 

Aproveite a promo!

E quer uma boa notícia? Tanto o Protetor Solar de Boti Baby, quanto o edição limitada da linha Spulókis estão com até 20% de desconto! Aproveite que a promoção só vai até o dia 16 de outubro! 

Ensine e estimule os pequenos a se protegerem desde cedo do sol e faça com que isso se torne um hábito. A pele da garotada precisa de cuidados sempre! 😉

COMENTÁRIOS 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook