Pele seca, normal, mista e oleosa: saiba identificar qual é a sua

É importante conhecer o seu tipo de pele para cuidar da forma correta

Você costuma ler sobre os cuidados específicos para cada tipo de pele, mas nunca teve certeza de qual tipo exatamente é a sua? Tudo bem, isso é normal, principalmente porque, dependendo a época do ano – e da vida – a pele pode assumir características diferentes, sabia?

Segundo a dermatologista Marcia Donadussi, o que define se a cútis é normal, seca, mista ou oleosa é a genética. “Mas há outros fatores que interferem, como alguma disfunção hormonal, a menopausa, que deixa a pele mais seca; e a alimentação. Muito carboidrato, por exemplo, tende a deixar a pele mais oleosa”, diz

Até o clima pode entrar na conta de motivos. “Em climas mais úmidos a tendência é a oleosidade, já nas temperaturas baixas, o ressecamento”, completa a médica.

Mas afinal, qual meu tipo de pele?

A gente separou as características de cada pele pra facilitar na hora de reconhecer qual o tipo da sua. Vem ver!

mulher sorrindo com pele saudável
Pele normal

É naturalmente bem hidratada, tem viço e uma aparência aveludada, resultado “de uma derme com a opacidade e a oleosidade controladas, sem poros dilatados ”, explica Marcia. É a pele sonho de consumo de todo mundo, né? Mesmo assim, ela precisa sim daqueles cuidados básicos como limpeza diária e hidratação equilibrada.

Viva Linda Indica:
 Make B. Mousse de Limpeza Tonificante 2 em 1
Make B. Hidratante Multiprotetor Diurno

Saiba mais:
:: Como fazer limpeza de pele? Dicas para incluir na rotina
:: Esfoliação facial: saiba quais os cuidados com a pele do rosto

Pele seca

Toda derme tem uma manta de gordura, chamada membrana hidrolipídica. Segundo Marcia, na pele seca essa membrana é escassa. O resultado é o rosto sem viço, com poros fechados e um toque seco e áspero.

“Também se sente a pele seca quando não fazemos a renovação: a camada superficial de células mortas é uma camada que não retém água, o que causa desidratação”. A dica da dermato é apostar na esfoliação, pelo menos uma vez por semana, para retirar essas células e permitir que a pele absorva os cremes hidratantes.

Viva Linda Indica:
Make B. Peeling de Cristal Nutriesfoliante

Pele oleosa

Segundo a dermatologista, esse tipo de pele corresponde à maioria da população. E quem tem pele seca sabe: a maior característica é aquele brilho e sensação pegajosa. Outra característica, segundo Marcia, são os poros dilatados, principalmente na zona T, mas não apenas nessa área.

“É imprescindível hidratar bem esse tipo de pele, porque quando ela está desidratada, tenta compensar produzindo ainda mais sebo e o resultado é um aspecto ainda mais pegajoso”, ensina. Até na hora de tirar a maquiagem é importante ficar de olho e usar produtos mais leves, como os demaquilantes em gel.

Viva Linda Indica:
Intense demaquilante em Gel Bye Make
Make B. Hidratante Multiprotetor Diurno
Make B. Primer Facial Anti Oleosidade

Saiba mais:
:: Como hidratar cada tipo de pele? Descubra o tratamento ideal para você
:: Cuidados com a pele oleosa: como ficar com a pele sequinha
::Como tirar a oleosidade do rosto? veja dicas!

Mulher com uma toalha branca envolta na cabeça se olha no espelho enquanto aplica lição hidratante
Pele mista

Na verdade, se fôssemos fazer um ranking, a pele mista apareceria antes da oleosa. Aqui, a zona T do rosto tem excesso de óleo – vale lembrar que são essas áreas que têm mais glândulas sebáceas e produzem mais sebo. Já as partes mais periféricas do rosto, como as bochechas, apresentam um toque seco.

“O rosto misto pode ser característica individual, mas também pode ser por uso errado de produtos para a oleosidade. Às vezes a pessoa tem a zona T levemente oleosa e acaba usando em excesso produtos que removam o sebo natural da pele, causando desidratação em outras áreas.

A dica é cuidar da zona T do seu rosto da mesma forma que você cuida da parte oleosa. Se for utilizar um demaquilante em gel, por exemplo, evitar de aplicá-lo na região dos olhos e das bochechas. Já a hidratação pode ser feita com um sérum, que tem a textura menos densa que o creme.

Viva Linda Indica:
Make B. Demaquilante Bifásico 4 em 1
Make B. Sérum Anti-idade Diurn

Pele sensível

Esse tipo de pele não faz parte da classificação comum, mas, segundo a dermatologista, é cada vez mais comum. “Pode ser tanto mista, quanto seca ou oleosa, mas a característica é o tipo de pele ser mais reativo”. Sabe aquela sua amiga que fica com o rosto vermelho na menor mudança de temperatura? Pois é!

Aqui, a dica é ser cuidadosa, por exemplo, na hora de tirar a maquiagem – nada de ficar esfregando a pele, ok? Na hora da maquiagem, escolha produtos que sejam desenvolvidos para pele sensível, como a linha Mineral de Make B. E quando for tirar a maquiagem, escolha a água micelar, que tem a vantagem de acalmar a pele.

mulher de frente para o espelho limpa a pele com algodão

Viva Linda Indica:
Make B. Demaquilante Fluido Micelar
Linha Make B. Mineral

Agora que você já sabe qual o seu tipo de pele, que tal descobrir qual a maquiagem ideal para ele? Dá play nesse vídeo que explica direitinho 🙂

COMENTÁRIOS 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook