Pele perfeita com a cor do verão? Sim, é possível!

Saiba como manter o corpo lindo e dourado sem descuidar da hidratação

Você é daquelas mulheres que adoram estar com o bronzeado em dia e largam tudo por um fim de semana na praia, com uma canga em uma mão e água de coco na outra? Pois saiba que, nesses dias de calor e sol, é mais do que essencial que os cuidados com a hidratação sejam redobrados. Seja qual for o seu tipo de pele, é possível mantê-la saudável e com aquela textura macia mesmo nos dias em que está na praia ou na piscina.

E já que o desejo por uma pele hidratada é um dos assuntos mais comentados dos últimos dias, segundo o Espelho da Beleza, vamos tirar algumas dúvidas frequentes sobre como manter um bronzeado lindo e uma pele saudável na estação mais quente do ano. Com a ajuda do dermatologista Adriano Almeida, listamos algumas dicas quentíssimas para ajudar você a alcançar a pele perfeita, mas sem esquecer da saúde 😉

Cuide bem do seu bronzeado
A pele fica mais ressecada com a exposição ao sol?

Sim, a exposição solar desidrata a pele, e por isso é muito importante começar a hidratação de dentro para fora. Beba, pelo menos, dois litros de água diariamente. “Caso a exposição ao sol seja por mais de quatro horas – o que não é recomendável – o ideal é aumentar a quantidade de água para mais ou menos cinco litros“, explica o dermatologista.

Que cuidados com a pele devemos ter antes e depois de tomar sol?

Antes de tomar sol, é preciso hidratar muito a pele: use cremes ou loções com óleo de amêndoa ou manteiga de karitê. “Isso ajuda a evitar a desidratação da pele“, explica Adriano. Durante a exposição ao sol, o protetor solar é fundamental, e deve ser reaplicado a cada duas horas ou depois de entrar na água do mar ou da piscina. Depois de tomar sol, volte a aplicar cremes, loções ou óleos que reparem o efeito desidratante do sol na pele.

Há algum tom de pele que necessite de mais hidratação que outro?

A questão não é o tom de pele, e sim o tipo de pele: as peles mais ressecadas, necessitam de mais hidratação – tanto no sentido de tomar mais água quanto no de usar hidratantes. Mas mesmo quem não possui a pele seca precisa intensificar a hidratação no verão.

Existem cuidados específicos para cada tipo de pele (oleosa ou seca) na hora de se bronzear?

Com a exposição solar, uma pele naturalmente oleosa pode produzir ainda mais oleosidade. Por isso, é importante usar um sabonete adequado para esse tipo de pele. Para quem tem acne, os banhos de sol diminuem a inflamação, mas é importante lembrar que o calor excessivo não elimina, apenas reduz o aparecimento de espinhas. Quem tem a pele naturalmente seca deve redobrar os cuidados: por ser mais sensível, tem mais chance de desenvolver coceira.

Quem tem acne deve tomar algum cuidado específico na hora de se bronzear?

Se você tem manchas por causa da acne, elas podem aumentar sob os efeitos do sol. O melhor é reforçar a proteção ou, de preferência, evitar a exposição em excesso. “Essas manchas podem ficar mais evidentes, escuras e, por isso, mais difíceis de serem tratadas“, explica o especialista.

Que cuidados as mulheres de pele madura devem ter quando se expõem ao sol?

A pele madura, em geral, já sofreu mais com os efeitos do tempo e do sol do que uma mais jovem. Por isso, recomenda-se que ela tenha uma hidratação especial e reforçada. “O ideal para quem tem a pele madura é evitar o sol“. Para mulheres que não dispensam a cor bronzeada, a dica é caprichar no protetor solar.

Corpo e rosto devem receber proteção diferente?

É muito importante sabermos que a diferença entre um fator de proteção solar e outro não é equivalente ao número escrito no rótulo. Por exemplo: se você usa um protetor com FPS 60, ele não vai proteger o dobro do que um de FPS 30. “Um protetor solar com FPS 30 protege 95% a pele dos raios solares, enquanto o de FPS 60 protege 97%. A diferença não é muita, então, seja qual for o FPS (o recomendado é usar sempre acima de 30), deve ser reaplicado a cada duas horas ou sempre que entrar na água“, explica Adriano. Além disso, a recomendação é usar um protetor especifico para o rosto e outro para o corpo: os protetores faciais são menos oleosos e feitos especialmente para esta região.

Quais são os principais erros que as pessoas cometem quando tomam sol?

“O erro mais comum é se expor excessivamente ao sol, como se não houvesse outros dias ensolarados pela frente“, diz Adriano. E é essa exposição exagerada que gera queimaduras que agridem pele. A dica do especialista é tomar sol gradativamente, que vai resultar em um bronzeado saudável, uniforme e duradouro. Para as mais apressadas em atingir a cor perfeita, vale apostar nos tonalizantes em vez de se jogar desmedidamente sob o sol. Afinal, ainda tem muito verão pela frente. 🙂

 

COMENTÁRIOS 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS

  1. Eu uso ha muitos anos o auto-bronzeador do Boticário, já experimentei vários, mas o do Boticário é de longe o melhor. Vivo com a pele bem hidratada e dourada até no inverno.
    Adoro o Boticário. Quero ser uma franqueada, é meu sonho.