Pele ressecada: descubra as causas e como evitar

Dermatologista conta como manter a pele bonita e hidratada

Pele bonita é pele hidratada na medida certa. Mas você sabia que só o hidratante não basta para prevenir e tratar o ressecamento da pele? Algumas atitudes e cuidados na rotina também são essenciais.

A gente foi conversar com a Dra. Clarissa Prati, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia no Rio Grande do Sul, para conhecer as causas da pele ressecada. E, claro, pegamos muitas dicas de como manter o brilho e a maciez da pele o ano todo. Confira!

As causas da pele ressecada

A pele ressecada é um problema bastante comum, causado por “situações que favorecem a remoção da gordura natural da pele ou que interferem na manutenção da hidratação”, como explica a Dra. Clarissa.

A especialista aponta as principais causas para o ressecamento da pele:

> Banhos quentes e prolongados

Um banho quentinho e demorado é uma delícia. Mas não para a sua pele. Tanto a água acima dos 36ºC como a exposição prolongada ao banho removem a oleosidade natural, provocando o ressecamento.

“A temperatura ideal da água para o banho é a mais próxima da temperatura da nossa pele – entre 35 e 36 graus. A água muito fria também pode danificar a pele”, alerta.

Spa dreams

> Não exagere no uso do sabonete 

A dermatologista avisa que o excesso de sabonetes e o uso de produtos antissépticos no banho também podem ressecar a pele. O sabonete, por exemplo, deve ser utilizado em pouca quantidade, e apenas nas áreas do rosto, pescoço, axilas, genitais, mãos e pés. Para evitar o ressecamento, Clarissa recomenda produtos hidratantes ou para peles sensíveis.

> Ar seco: vilão

A baixa umidade e a exposição ao ar condicionado contribuem para a desidratação da pele, já que ela perde mais água do que o normal para o ambiente. Nesse caso, o melhor mesmo é se manter hidratada, bebendo muita água ao longo do dia.

> A idade também influencia

Segundo a especialista, a idade também influencia muito no estado de hidratação da pele. No caso das mulheres, isso fica ainda mais evidente, pois a produção dos hormônios femininos cai com o passar dos anos e o resultado aparece na pele.

“Em geral, produtos cremosos, com substâncias de alta absorção de água, favorecem o cuidado nessa faixa etária”, lembra Clarissa.

> Doenças de pele

Em alguns casos, a pele ressecada pode ser sinal de problemas de saúde. Doenças cutâneas, como dermatite atópica e psoríase; e doenças sistêmicas, como o diabetes e o hipotireoidismo; causam o ressecamento e a descamação da pele. Por isso, é fundamental consultar um dermatologista para avaliar se esse é o seu caso.

Como cuidar da pele ressecada

Uma pele bem hidratada tem brilho, maciez e elasticidade. Já a pele ressecada se mostra opaca e pode até criar a falsa aparência de rugas, devido à falta de viço. Para tratar o ressecamento, a dermatologista Clarissa recomenda o uso de hidratantes.

Segundo ela, o ideal é aplicar o produto após o banho, com a pele ainda úmida, para favorecer a absorção da água e dos nutrientes.

Body Care

 

Dica de Viva Linda: a Loção hidratante Baunilha de Madagascar de Nativa Spa. Sua textura levinha é facilmente absorvida pela pele e traz na hora aquela sensação gostosa de frescor e hidratação. 😉

Como a gente viu, a hora do banho é fundamental para manter uma pele bonita. Além dos cuidados com a temperatura da água, o melhor é escolher um bom sabonete hidratante. Nossa dica são os sabonetes líquidos de Cuide-se Bem, que limpam sem ressecar. E ainda deixam aquele cheirinho delicioso na sua pele!

E por falar em banho, a gente também super indica o Óleo Hidratante Amêndoas e Quinoa, de Nativa Spa. Feito com gotas purificadas de quinoa, a semente da beleza, esse óleo hidrata, nutre e melhora a elasticidade da pele. Você pode usar durante o banho (morno, hein!), ou depois, com o corpo úmido, para uma experiência relaxante.

Por último, não custa lembrar: se você quer ter uma pele macia e saudável, comece hidratando o seu corpo pelo lado de dentro. Beba muita água! A sua pele agradece! 😉

COMENTÁRIOS 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook