Pele oleosa, o que fazer? Saiba como cuidar e controlar a oleosidade no rosto

Dermatologistas contam os segredos para conquistar uma pele perfeita (sem sair de casa)

Se existe um tipo de brilho que nenhuma mulher gosta é aquele provocado pelo excesso de oleosidade no rosto. Mas esse é um drama que muitas brasileiras compartilham: como lidar com a pele oleosa? Que produtos usar, quais evitar, em que truques de beleza investir e, especialmente, como hidratar a pele sem deixá-la ainda mais oleosa?

Antes de se desesperar com todas essas dúvidas e sair correndo, dê uma olhada nas dicas abaixo e tente aplicar em casa. Depois, é só olhar no espelho e se ver brilhar – mas de um outro jeito, bem melhor. 😉

Mulher com uma pele perfeita

Espelho da Beleza: com a proximidade das estações mais quentes, aumenta o desejo das mulheres por hidratar a pele; veja outros hits de beleza do momento

Existe pele naturalmente oleosa? Segundo o dermatologista Adriano Almeida, algumas pessoas têm glândulas sebáceas mais ativas, que é o que causa o excesso de oleosidade. Por isso, apesar de outros fatores influenciarem essa atividade, como a alimentação e a exposição ao sol, por exemplo, existem sim peles naturalmente mais oleosas do que outras.

Limpe a pele do jeito certo

O mandamento número um para peles oleosas é higienização, ou seja: limpar a pele direitinho. Mas se você lava o rosto 10 vezes por dia, cuidado! Segundo o dermatologista, isso pode estimular ainda mais a oleosidade. “Há muitas pessoas que pensam que lavar o rosto ajuda a deixar a pele mais seca, mas isso faz com que o organismo ative ainda mais as glândulas sebáceas. O ideal é lavar o rosto com sabonete em barra, no máximo, três vezes ao dia”.

Para quem ama tomar aquela ducha superquente, um aviso: o calor também estimula a oleosidade – e não só da pele do rosto, mas também do corpo e do couro cabeludo. A temperatura perfeita é entre 22 e 24 graus (e pra você que, assim como eu, não vai ficar medindo a temperatura da água antes do banho, é água morna mesmo. Sim, isso pode ser BEM difícil durante o inverno em regiões mais frias, mas por uma pele perfeita vale o esforço, né?).

Gel de limpeza facial Creme para pele oleosa Água Termal Protetor Solar
Os segredos da hidratação

Lambuzar a pele com um bom hidratante é uma sensação gostosa, a gente sabe. Mas para quem tem a pele oleosa, a hidratação tem alguns segredos, e um deles é evitar cremes e ceras ultra-hidratantes, que possuam óleo em sua composição.

A dermatologista Karla Assed, que atende estrelas como Xuxa, Deborah Secco e Angélica, dá a dica: “a hidratação em peles oleosas pode ser feita usando ativos hidratantes em um veiculo (produto) mais seco. O ideal é usar itens oil free, sérum, gel, entre outros”.

Para a maquiagem, a regra é a mesma: invista em base ou BB Cream oil free e pó compacto. Ah! E antes da make, tente borrifar um pouco de água termal sobre o rosto. Ela é perfeita para peles oleosas porque limpa e hidrata o rosto antes da make.

Facinho, né? Agora é só fazer o teste e dar um tchauzinho para esse brilho indesejável!

Descubra o poder das águas termais
Mitos e verdades da pele oleosa que você precisa saber

Fontes: Dra. Karla Assed, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology, e Dr. Adriano Almeida, pós-graduado em Dermatologia, tricologista, Diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo e professor da Associação Pele Saudável.

Fotos: iStock

COMENTÁRIOS 6

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS