O que é rosácea? Dicas para lidar com a doença de pele

Sem causa conhecidas, o problema causa manchas vermelhas no rosto

Sabe aquela vermelhidão no rosto que começou a aparecer com frequência em momentos aleatórios do seu dia a dia? É bom ficar atenta porque esses sintomas podem ser de rosácea, doença inflamatória crônica que costuma atingir mulheres em torno dos 30 anos. Ela causa lesões inflamadas e pode se desenvolver em qualquer tipo de pele. Vem saber mais sobre o problema:

istock-465390716

 

A dermatologista Sara Bragança explica que a causa da rosácea ainda é desconhecida, embora se conheça o agente causador: o parasita Demodex folliculorum. O principais sintomas são a vermelhidão facial e o aparecimento de pequenos vasos sanguíneos e, apesar de ser mais comum, o problema não se restringe apenas às bochechas.

“As áreas mais acometidas são da região central da face: bochechas, testa, nariz e queixo. Mas há casos em que pode se agravar e se espalhar por todo o rosto, evoluindo para placas e nódulos”, alerta a médica.

E se engana quem acha que o problema aparece apenas em pessoas com histórico de acne na adolescência ou com a pele muito clarinha. Segundo Sara, não há como traçar um perfil do paciente. “Existe a ideia de o problema só atinge pessoas com pele clara, mas isso acontece porque ele aparece mais fácil do que em peles escuras.”

Como é o tratamento da rosácea?

Por se tratar de uma doença crônica, a rosácea não tem cura, mas existem tratamentos que podem ajudar a suavizar os sintomas, como uso de antibióticos e a luz pulsada, que melhoram o aspecto das lesões. Vale lembrar, contudo, que é necessário estar acompanhada de um profissional de confiança nesses casos, ok? 🙂

E como prevenir o agravamento da doença?

Você já sofre do problema? Então saiba existem maneiras acessíveis de evitar que o quadro piore. Sara explica que a paciente deve prestar atenção ao que come e a hábitos que estimulem a dilatação exagerada dos vasos sanguíneos.

“Alimentos muito picantes, excesso de café e de álcool, temperaturas muito altas ou muito baixas, exposição frequente ao sol e estresse são fatores que contribuem para que as vermelhidão fique mais aguda. É sempre bom ficar de olho nesses comportamentos e se reeducar”, diz a profissional.

Claro que existem fatores que não podem ser controlados, como as mudanças de temperaturas. Por isso, a dica é manter a pele sempre hidratada e usar protetor solar.

istock-524173990

Na hora de maquiar…

Para quem sofre com a rosácea, mas não abre mão da make, a dica é optar por produtos com base mineral, que diminuem o risco de causar irritação. A linha Mineral da Make B. traz produtos hipoalergênicos, que vão desde a preparação da pele com base até cores lindas de batons e sombras para uma maquiagem completa.

Já para disfarçar o problema, o corretivo verde é a melhor escolha porque neutraliza as áreas avermelhadas do rosto. Aposte nessa cor do Make B.Trio de Corretivos Camouflage para suavizar a pele antes de começar a make.

Dúvidas esclarecidas? O importante é manter hábitos saudáveis para manter o quadro controlado, como explicou a médica. Cuide-se sempre!

COMENTÁRIOS 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook