Manual da barba: a melhor forma de cuidar dos pelos e da pele do rosto

Viva Linda responde as dúvidas para manter a barba sempre bonita

Tem como acelerar o crescimento da barba? Como manter os pelos bonitos e saudáveis? Sabemos que há muitas dúvidas sobre cuidados por parte dos homens que mantêm barba ou que querem deixá-la crescer. Viva Linda foi atrás de todas as informações sobre o assunto, e desvendou os principais mitos e verdades sobre como manter a higiene do rosto e a barba bonitona. 😉

Fox Searchlight Pictures With The Cinema Society Host A Screening Of "Demolition" - Arrivals

 

Saiba mais:
Tendências e cuidados para todo o tipo de barbudo

Quais os cuidados para manter os pelos saudáveis? 

De acordo com o barbeiro Marcus Vinicius Rocha, proprietário de uma barbearia em Porto Alegre, é essencial o cuidado diário com a higiene do rosto e a aposta em produtos específicos para a pele e barba, além de sempre procurar um profissional qualificado.

“Uma barba bonita começa com uma boa higiene. A barba retém muita sujeira e, por isso, a limpeza deve ser diária”, alerta. O desleixo com a região pode ocasionar até mesmo fungos. Ou seja: cuidado é essencial!

Dica: aposte no Hidratante Protetor Multi 6 em 1 de MEN, que mantém a pele bonita e bem cuidada com seis funções diferentes: tem FPS 20, previne o envelhecimento, reduz o brilho, confere sensação de alívio após o barbear, além de trazer diversas vitaminas que garantem uma pele hidratada e textura macia. Tudo de bom!

O que fazer com as falhas? 

A dica de Marcus para quem tem falhas na barba é não raspar muito os pelos. “O melhor é apenas tirar o excesso, cortando corretamente. É preciso aparar os pelos aos poucos até os que vão nascendo, ajustando ao rosto”, destaca.

Para os clientes que não têm muita barba, Marcus costuma deixar os fios mais curtos próximo das falhas. “Dá um efeito mais natural.”

"The Nice Guys" - UK Premiere - Arrivals
Dá para acelerar o crescimento? 

A princípio, de acordo com o profissional, não existe uma forma natural de fazer os pelos crescerem. Até existem produtos, não específicos para barba, que costumam ser utilizados sem critérios para esse fim. O profissional, contudo, desaconselha. “Podem acabar em problemas, como alergias ou mesmo danos mais sérios.”

O melhor, mais uma vez, de acordo com o barbeiro, é cuidar da pele do rosto e da barba para que ela cresça naturalmente e se mantenha bonita, ok?

Mas e a história de que os pelos crescem mais rápido no verão? 

Isso sim, é verdade. Conforme o profissional, no verão geralmente os pelos costumam crescer mais rápido, pois o calor acelera o metabolismo e os poros da pele ficam mais abertos.

Premiere Of Twentieth Century Fox And DreamWorks Animation "How To Train Your Dragon 2" - Red Carpet
Há diferença entre os produtos para barbear? 

Marcus destaca que o importante é usar produtos específicos para fazer a barba. E desaconselha o uso de sabonetes. “Deixa a pele mais dura e o barbear não fica perfeito.”

Cuide da pele do rosto com os produtos para a barba de MEN e MEN Only. Enquanto a Espuma Hidratante para Barbear de Men Only garante um barbear seguro e sem irritações, o Creme para barbear não espumógeno de MEN tem fórmula hidratante que permite o deslize suave da lâmina, minimizando irritações e conferindo sensação agradável de maciez após o processo.

E qual a forma correta de usar a lâmina?

A dica do profissional para evitar problemas de pelos encravados é sempre deslizar a lâmina a favor do crescimento dos fios, assim como utilizar produtos que ajudem a abrir os poros. “Após o banho é o momento ideal de fazer a barba, pois o vapor ajuda a abrir os poros da pele”, sugere.

Após o barbear, os produtos de MEN conferem aquela sensação de alívio. O Balm Após Barba de MEN  tem textura leve e agradável, que ajuda a recuperar a umidade natural da pele, restabelecendo o equilíbrio. A fórmula traz Vitamina E, agentes antioxidantes e Pró vitamina B5, que promovem alívio à pele, e Mentol, que proporciona frescor.

E para quem gosta de deixar a barba perfumada, o Azulen da linha MEN traz uma fragrância cheia de atitude!

Barbear com lâmina deixa os fios mais espessos? 

Conforme o barbeiro, a diferença pode estar na maneira com que a lâmina é usada. E alerta: homens com peles mais sensíveis não devem passar a lâmina rente ao rosto. “Melhor fazer mais vezes durante a semana do que passar a lâmina muito rente”, orienta.

"Fifty Shades Of Grey" - UK Premiere - Red Carpet Arrivals
De quanto em quanto tempo aparar? É igual para todos? 

O barbeiro destaca que o tempo para aparar a barba depende muito do tipo de pele e da quantidade de pelos da pessoa. “Tenho clientes com barba rala que costumam fazê-la de 15 em 15 dias. Já alguns barbudos aparam só quando vão cortar o cabelo. Depende do efeito estético que a pessoa busca”, comenta.

Nickelodeon Kids' Choice Sports Awards 2016 - Red Carpet GettyImages-589935434 Premiere Of Paramount Pictures' "Star Trek Beyond" - Arrivals GettyImages-577291920
E quando é hora de trocar a lâmina? 

Para quem não tem muita barba, a orientação do profissional é usar até duas vezes a mesma lâmina. Já para quem tem muitos pelos, o melhor é utilizar apenas uma vez, viu?

Afinal, cuidar da barba não é apenas vaidade! 

Nada disso! Cuidar da barba também é uma questão de higiene e de saúde, como lembra Marcus. “E sempre digo aos clientes que qualquer problema ou dúvida que tiverem sobre a pele devem consultar um dermatologista”, comenta o barbeiro.

Dúvidas sobre barba esclarecidas? No momento do barbear, os produtos da linha MEN e MEN Only reduzem as irritações e proporcionam frescor à pele. Aposta certa!

COMENTÁRIOS 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook