QUANTO MAIS BARBA, MELHOR!

Tendências e cuidados para todo tipo de barbudo

Barbas são um charme e conquistaram o mundo todo. Ainda tem dúvida? Os mocinhos das novelas abandonaram o barbeador e, lá fora, celebridades desfilaram no tapete vermelho arrancando suspiros. As barbas podem variar o tamanho, o corte e a cor, mas são praticamente uma unanimidade entre todos os homens; o importante é encontrar o desenho ideal para cada tipo de rosto.

O barbeiro Alexandre Cunha explica que, para quem tem rosto anguloso, o mais indicado são linhas arredondadas, e vice-versa, o que deixa tudo mais harmônico. Para o barbeiro Cristiano Lemos, a barba também é importante para definir o estilo do homem e deve transmitir traços de sua personalidade.

Estamos entrando no inverno e os blogs e sites de moda masculina já apostam nas barbas da estação:

Barba Sombreada: Homem de cabelo curto e barba rente à pele sorrindo vestido de camisa social e gravata

Conhecida por aí como stubble beard, a barba sombreada é um modelo bem rente ao rosto, ideal para rostos angulados e quadrados. É uma barba que consegue ser igualmente discreta e charmosa, ótima para o ambiente de trabalho ou para quem não consegue cultivar barbas mais cheias. Para manter esse estilo, é legal ter uma máquina para aparar os pelos uniformemente. É uma ótima escolha para quem já possui pelos grisalhos.

Para esse tipo de barba, o melhor são produtos que, além de hidratar, protegem o rosto do sol. O 6 em 1 Hidratante para o rosto FPS 20 da linha Men previne o envelhecimento e deixa a pele macia.

Barba cheia: Homem de topete e barba volumosa vestido uma camiseta branca de gola aberta

Tem quem prefira apenas deixar a barba crescer livremente. Claro que a barba viking precisa dos seus cuidados: eventuais aparadas nas laterais controlam os fios e criam um visual longo. Volumosa e comprida, a barba cheia superfunciona com um cabelo alto comundercut lateral.

O Azulen creme da linha Men é perfeito para quem possui este tipo de barba e quer se sentir perfumado no dia a dia.

Barba francesa: Homem ruivo de cabelo curto penteado para o lado, bigode com pontas curvadas para cima e barba comprida pontuda

Um clássico que recentemente foi ressignificado e virou um dos favoritos dos alternativos, é a barba francesa, com o bigode handlebar com as pontas curvadas para cima. Ela é conhecida como barba francesa, pois é uma variação do estilo clássico de cavanhaque pontudo com bigode que se popularizou no país.

Quem vai apostar neste tipo de barba e prefere os cremes não espumógenos, a dica é investir no Men Creme Para Barbear Não Espumógeno, que minimiza irritações e trata da pele do rosto.

Barba cerrada: Homem de cabelo curto ondulado, barba fechada cobrindo o rosto vestindo camisa jeans e sorrindo

A barba cerrada, que acaba sendo um híbrido da barba cheia e da barba sombreada, exige ser aparada com frequência, utilizando a maquininha para manter o comprimento sempre em dia. É uma barba que passa ao mesmo tempo cuidado e atitude, um meio termo entre ousadia e seriedade. E é muito simples de conquistar: é só ir aparando os fios irregulares enquanto a barba cresce livremente.

Para os adeptos à barba que vão apostar neste estilo mais tradicional, o combo Espuma Hidratante para Barbear + Balm Após Barba da linha Men, é perfeito para um ritual de cuidado completo.

Ilustração dizendo: aparar os pelos

Quem tem barba mais comprida é bom ter sempre em mãos uma tesourinha ou uma máquina de acabamento. Aparar os pelos garante firmeza e unidade da barba:  nivelando o tamanho dos fios, você mantém a harmonia visual evitando o aspecto de desleixo.

Ilustração dizendo: oleosidade

Com mais barba, mais pele tende a ter oleosidade. Algumas vezes até rola uma “dermatite seborreica”, a famosa caspa, onde flocos caem da cabeça e afetam a barba. Isso pode ser resolvido com shampoo anticaspa. Além disso, o azulen creme pode evitar irritações que ficam na pele do rosto e pescoço após o barbear.

Ilustração dizendo: formatos de rosto

Oval, redondo, quadrado ou triangular: cada formato de rosto tem um tipo ideal de barba.

  • Rostos quadrados pedem desenhos mais arredondados, principalmente na região do pescoço, para suavizar as linhas;
  • Já os rostos redondos devem optar por linhas retas na barba e pescoço, tirando os pelos da bochecha para criar uma sensação de “alongamento” no rosto.
  • Os triangulares também devem tirar os pelos das bochechas, mas como seus traços são angulosos, é ideal um contorno arredondado e suave.
  • As faces ovais, o curinga dos rostos, acaba aceitando e funcionando com a maioria das barbas.
Ilustração dizendo: dicas
  • O cabelo e o penteado acabam influenciando no visual e é percebido por muitos com uma coisa só. Então, um cabelo bem arrumado, com pomada modeladora, dá um up no visual.
  • Sabonete, nunca mais. Que história é essa de fazer barba só com sabonete? Homens devem abusar do creme para barbear, espuma hidratante, hidratante para o rosto e balm para o pós-barba, além do já citado azulen creme.
  • Enxague o rosto com água fria (ou aplique toalha molhada), para fechar os poros.
  • Finalize com o pós-barba, em loção ou gel.

COMENTÁRIOS 6

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS

  1. Muito boa a matéria , meu filho tem barba e concerteza essas dicas serão de bom aproveito para ele que é um jovem de 21 anos. Parabéns o Boticário por nus proporcionar conhecimentos maravilhosos!!! Abraços, att Claudete.

  2. Nada melhor que ter a barba feita
    O dificil é encontra o produto certo .
    Mas ainda bem que existe os da Boticario
    Tenho 3 após barba , Coffee , malbec e o Quasar .
    Agradeçõ a Boticario por simplificar o trabalho de cuidar da pele