Hidratante para pele oleosa: saiba por que inserir o item na rotina

Um bom motivo: o produto ajuda a controlar a oleosidade da pele

Se você tem pele oleosa, já sabe que a rotina de cuidados é indispensável para mantê-la saudável e sem aquele aspecto pegajoso que faz a maquiagem sair mais rápido e os poros parecerem maiores. Mas pode ser que você ainda se pergunte sobre um passo muito importante para manter a pele em dia: a hidratação. Afinal, quem tem pele oleosa deve ou não deve usar hidratante no rosto? A resposta é sim!

“Assim como outros tipos de pele, a pele oleosa precisa ser hidratada e é o hidratante que vai repor a água, melhorar a textura da pele e, de fato, hidratar”, explica a dermatologista Ana Carolina Amaral. Isso porque, ao contrário do que muita gente pensa, pele oleosa não é sinônimo de pele hidratada, mesmo que a textura do seu rosto faça com que você pense o contrário. Inclusive, vale saber que peles oleosas também ficam desidratadas mas, ao invés do aspecto seco, ficam ainda mais brilhosas.

Saiba mais:
:: Cuidados com a pele oleosa: veja como ficar com a pele sequinha

modelo passa hidratante no rosto diante de um espelho
Pele oleosa: quais são as causas?

A dermatologista explica que o excesso de produção de sebo é uma combinação de vários fatores. “Além da constituição hereditária, o desequilíbrio hormonal também é uma das causas. Junto com isso tem os fatores externos como uma alimentação inadequada e muito gordurosa, o uso de produtos inadequados e uma higienização incorreta da pele”, explica.

Saiba mais:
:: Como fazer limpeza de pele: dicas para incluir na rotina

Creme hidratante pode ser intercalado com outros produtos

O recomendável é usar o hidratante todos os dias, depois da limpeza de pele. “Mas isso não é regra: ele pode ser usado em dias alternados, junto com algum outro tratamento que você esteja fazendo”, ensina. Se você decidir alternar com um creme anti-idade, por exemplo, a sua pele segue sendo hidratada todos os dias, já que o produto também contém ativos antioxidantes e hidratantes.

Viva Linda indica:
Make B. Hidratante Multiprotetor Diurno: que possui toque seco e controla a oleosidade, além de garantir a hidratação da pele.

Sérum Facial Anti-Idade Diurno: possui profundo efeito anti-idade, atuando diretamente na elasticidade e firmeza da pele. Além disso, se adapta a todos os tipos de pele, mantendo a hidratação e controlando o brilho ao longo do dia.

modelo se olha no espelho
Creme hidratante é indispensável depois da esfoliação

A esfoliação costuma ser um grande aliado de quem tem pele oleosa porque além de retirar as células mortas, o esfoliante costuma reduzir a oleosidade do rosto. O resultado geralmente é uma pele lisa e sequinha, além da diminuição dos poros.

No entanto, Ana Carolina lembra que o processo sempre deve estar associado a um hidratante, que vai proteger das agressões diárias e acalmar a pele. A hidratação, aqui, também serve para prevenir o efeito rebote que pode acompanhar a esfoliação: quando o organismo tenta compensar o óleo retirado com a esfoliação produzindo ainda mais oleosidade.

Viva Linda indica:
Make B. Peeling de Cristal Nutriesfoliante, tem uma textura única que, em contato com a água, transforma-se em uma leve loção hidratante, deixando a pele macia e suave. Tudo isso reduzindo a oleosidade da pele. 🙂

Saiba mais:
:: Esfoliação facial: saiba quais os cuidados com a pele do rosto

modelo passa hidratante no rosto diante de um espelho e com uma toalha branca envolta na cabeça
Hidratante corporal não deve ser usado no rosto

Dificilmente quem tem pele oleosa consegue apontar uma parte do corpo que seja tão oleosa quanto o rosto – porque seria lindo se pudéssemos escolher um outro lugar pra toda essa oleosidade, né? “O rosto é mais oleoso que a derme do corpo porque lá se concentram um número maior de glândulas sebáceas”, explica Ana.

Como são diferentes, as peles do rosto e do corpo nunca devem ser tratadas com o mesmo hidratante: “o hidratante para o rosto vai ter outra textura, outra concentração de ativos que vão funcionar para aquela área. Nunca use um hidratante corporal no seu rosto porque o resultado provavelmente vai ser deixar a pele mais oleosa”, afirma.

Saiba mais:
:: Hidratante e óleo corporal: para ter uma pele macia
:: Maquiagem para pele oleosa: dicas para acertar no look

Ah, se você tem pele oleosa, saiba que isso não é motivo pra sua make não durar, viu? Dá uma olhadinha nesse vídeo que mostra como fazer uma maquiagem para pele oleosa.

COMENTÁRIOS 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook