Guia do cuidado com a pele

Os benefícios, a rotina, os produtos e as melhores dicas para uma pele linda

Ilustração dizendo: Por que cuidar da pele?

Ter uma pele macia, com um toque suave, sem rachaduras e com uma cor bonita é o sonho de toda mulher. E que tal transformar esse sonho em realidade? É possível.

Ilustração dizendo: Qual meu tipo de pele?*

*Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Fonte: http://http://www.sbd.org.br/

Pele normal: Tem textura saudável e aveludada. A pele normal apresenta um aspecto rosado, com poros pequenos e pouco visíveis, e é pouco propensa ao desenvolvimento de espinhas e manchas.

Pele oleosa: A pele oleosa tem aspecto mais brilhante, úmido e espesso, por causa da produção de sebo maior do que o normal. Apresenta os poros dilatados, e maior tendência à formação de acne, cravos e espinhas.

Pele seca: A perda de água em excesso caracteriza a pele seca, que normalmente tem poros pouco visíveis, pouca luminosidade e é mais propensa a descamação e vermelhidão. Banhos demorados e com água quente podem provocar ou contribuir para o ressecamento da pele.

Pele mista: É o tipo de pele mais frequente, e apresenta aspecto oleoso e poros dilatados na “zona T” (testa, nariz e queixo) e seco nas bochechas e extremidades.

Ilustração dizendo: Quais cuidados devo ter?Ilustração dizendo: LimpezaBenefícios: Principalmente no rosto, a limpeza diária ajuda a controlar a oleosidade da pele, além de eliminar os resíduos da maquiagem (que você já tirou com o demaquilante, ok?) e da poluição. No corpo, a higienização com produtos específicos também desobstrui os poros, prevenindo o surgimento de doenças dermatológicas, além de nutrir e melhorar a aparência da pele. Rosto:

Pele normal: Tenha o hábito de limpar o rosto com sabonete duas vez ao dia. O tônico ajuda a equilibrar o pH da pele.

Pele oleosa: Não se deixe enganar! Apesar da sensação de limpeza ao lavar o rosto, a pele oleosa deve ser lavada, no máximo, até 3 vezes por dia. Isso porque, se for higienizada mais vezes, as células (as mesmas que já produzem sebo em excesso) vão entender que algo está errado e precisam produzir ainda mais óleo.

Pele seca: Prefira sabonetes que também hidratam, para não ressecar ainda mais a sua pele.

Pele mista: O rosto deve ser higienizado duas vezes por dia com sabonete e água em temperatura ambiente ou fria, e na zona T (testa, nariz e queixo) deve-se usar um tônico facial, uma vez por dia.

Corpo: Os sabonetes líquidos e em barra, além de serem super perfumados, limpam a sua pele no banho, retirando todos os vestígios de sujeira e poluição que você possa ter adquirido durante o dia. Muitos deles também oferecem hidratação, que proporciona à pele um toque macio e aveludado.Ilustração dizendo: EsfoliaçãoBenefícios: Retira as células mortas, promovendo uma renovação celular, deixando a pele macia e pronta para receber uma hidratação. Também melhora a tonalidade natural e uniforme da pele.

Rosto: em média, faça a esfoliação duas vezes por semana. Mesmo que você tenha a pele oleosa ou mista, aumentar a quantidade de aplicação desse produto pode machucar o seu rosto.

Corpo: Com um esfoliante específico para o corpo, faça o tratamento uma vez a cada semana ou a cada 15 dias. No banho, com a pele úmida, faça uma massagem com o produto em todo o corpo. Em seguida, enxágue. Você já vai sentir a sua pele muito mais maciaIlustração dizendo: HidrataçãoBenefícios: Passar hidratante evita ressecamento, melhora a luminosidade e previne doenças e manchas. E você ainda sente a sua pele muuuito macia.

Rosto: Segundo a dermatologista Carla, a hidratação precisa ser feita todos os dias, independente do tipo da pele, inclusive – e principalmente – na pele oleosa. Procure hidratantes específicos para o seu rosto.

Corpo: Tem coisa melhor que sentir a sua pele com um toque suave? Recomendamos que a hidratação no corpo seja feita após o banho, pois os seus poros estarão mais abertos e assim, absorverão melhor o hidratante. Durante o dia, você pode hidratar as suas mãos, braços e cotovelos quando sentir que eles estão precisando daquela suavidade gostosa. Na hora da automassagem, o hidratante também é um ótimo complemento para facilitar a fomentação, deixando a pele macia com um cheirinho maravilhoso.Ilustração dizendo: ProteçãoBenefícios: O protetor solar é unanimidade entre os dermatologistas: você deve usar todos os dias, esteja o sol raiando ou escondido entre as nuvens. Ele protege contra os raios UVA e UVB, que são uns dos responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, além de aumentarem o risco de desenvolver câncer de pele.

Rosto: Para qualquer tipo de pele, a proteção solar deve ser feita todos os dias. Os protetores de O Boticário são livres de óleos, portanto, quem tem pele oleosa pode usar sem medo.

Corpo: No dia a dia, você deve usar protetor solar nas partes que ficam expostas ao sol, como mãos, braços, pescoço e pernas. Quando você vai para a praia ou quer pegar aquele bronze, deve ficar atenta na reposição do protetor, indicado na própria embalagem do produto.Ilustração dizendo: Você também precisa saber...Ilustração dizendo: Como cuidar da pele aos 20, 30, 40, 50 e 60 anos?Segundo a dermatologista Carla, é fundamental ter cuidados básicos com a pele ao longo da vida, ou seja, fazer limpeza, esfoliação e hidratação com regularidade, além de cuidar da alimentação e ficar atenta para ingerir todas as vitaminas que a sua pele precisa. Mas é claro que com o passar dos anos alguns hábitos específicos podem ser adotados para retardar o envelhecimento. Entenda melhor aqui: dos 20 aos 50: como cuidar do rosto em cada idade?Ilustração dizendo: Inverno e verão: quais as diferenças?No verão: A hidratação ajuda a manter o bronzeado em dia e nutre a pele, caso esteja ressecada da exposição ao sol. Lembre-se também de ingerir muita água e alimentos e bebidas hidratantes. Evite a realização de tratamentos muito invasivos, como peeling ou laser.

No inverno: A temperatura baixa também resseca a pele, por isso, manter a hidratação em regiões como cotovelos, joelhos e calcanhares é necessário. Os lábios também pedem uma atenção redobrada com lip balms. Normalmente, aumentamos a temperatura do banho, mas cuidado para não deixar a água muito quente – isso também faz com que a pele fique ressecada.

Não quer esquecer de nenhuma dica?

Clique aqui e baixe o nosso cronograma de cuidados com a pele!

info-mobile2 (1)

Como cuidar da sua pele durante a semana?
Segunda
Ao acordar limpeza
Ao longo do dia proteção
À noite esfoliação do corpo hidratação
Terça
Ao acordar limpeza
Ao longo do dia proteção
À noite esfoliação do rosto hidratação
Quarta
Ao acordar limpeza
Ao longo do dia proteção
À noite hidratação
Quinta
Ao acordar limpeza
Ao longo do dia proteção
À noite hidratação
Sexta
Ao acordar limpeza
Ao longo do dia proteção
À noite hidratação
Sábado
Ao acordar limpeza
Ao longo do dia proteção
À noite limpeza esfoliação do rosto hidratação
Domingo
Ao acordar limpeza
Ao longo do dia proteção
À noite limpeza hidratação

Sugestão de calendário de uma semana para você não esquecer nenhum ritual. 😉

Benefícios a curto prazo Você sente a sua pele mais macia com alguns dias de cuidado.
Benefícios a médio prezo A tonalidade da sua pele já estará mais uniforme e você sentirá o toque acetinado.
Benefícios a longo prazo O cuidado previne o surgimento de manchinhas e rugas de expressão.

COMENTÁRIOS 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS