Faça do banho o seu momento de terapia

Mais do que um hábito de higiene, o banho pode renovar o corpo e a mente

Aquela sensação de acumular o peso do mundo sobre as costas tem um remédio que não precisa de receita: um bom banho. Eliminar impurezas é só um dos benefícios desse hábito diário que faz parte da nossa cultura. “Os romanos já usavam os banhos termais para buscar excelência em bem estar”, lembra o fisioterapeuta Marcelo Roque, especialista em terapias aquáticas do projeto AquaBrasil.

Modelo tomando banho

Na sua casa, um simples banho pode se transformar em um ritual para relaxar o físico e o espírito. “A água envolve o corpo, o movimento suave dissolve a tensão dos músculos, alivia a contração, acalma a mente e o coração”, garante o fisioterapeuta. Além da sensação de renovação, você pode usar o banho para aliviar, por exemplo, dores nas costas e tensões. Em clínicas especializadas, ele faz parte até do tratamento de doenças musculares crônicas.

Para aumentar a conexão com a água de forma saudável, a principal recomendação é evitar altas temperaturas. Um banho por dia é suficiente para remover o excesso de oleosidade e células mortas sem agredir a camada natural de proteção da pele – conforme a dermatologista Tatiana Jerez, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O que faz a diferença, afinal, é apostar na qualidade desse momento só seu. Invista em uma boa hidratação, esfolie com moderação e escolha a fragrância que vai prolongar as sensações do banho durante todo o seu dia.

COMENTÁRIOS 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook