Depilação facial: tudo que você precisa saber para escolher a sua

Os cuidados necessários para depilar a sobrancelha, buço e rosto em geral

“Qual a depilação ideal para mim? Devo usar produtos antes ou depois? Posso fazer em casa? Qual é o momento ideal?”

Se você tem essas e outras dúvidas, chegou ao lugar certo: vamos responder todinhas aqui! 😉

Tipos de depilação facial

Cera quente

mãos em foco segurando um pote com cera quente, enquanto mulher com roupas de banho aguarda sentada atrás, desfocada

 

“Ninguém disse que seria fácil” é o pensamento de toda mulher ao escolher a cera quente como aliada no combate aos pelinhos indesejados. Apesar disso, por tirar o pelo pela raiz e, consequentemente, demorar mais a crescer, é uma opção bastante usada para depilação facial, principalmente no buço. A temperatura elevada também não agride tanto a pele por ajudar a abrir os poros.

Para qual região? Buço. Algumas pessoas usam também para tirar o excesso da sobrancelha, mas é preciso ter muito controle da aplicação da cera.

Posso fazer em casa? Pode, desde que você já esteja acostumada com o manuseio da cera quente. Senão, é melhor ir na sua esteticista preferida, que vai fazer com a melhor técnica. 😉

Produtos para usar antes: A sua pele precisa estar bem limpinha, mas a higienização deve ser feita com suavidade, para não machucar a pele. Opte por sabonetes líquidos, como o da linha Nativa SPA Terapia das Águas Termais, feito para peles mais sensíveis.

Produtos para usar depois: Se a sua pele ficar irritada ou inchada, pode usar a Nativa SPA Água Termal Terapia das Águas Termais logo após a depilação. Como a cera quente arranca os pelos pela raiz, é possível que eles não tenham força para “sair” da pele (o conhecido e tão evitado pelo encravado). Nesse caso, é recomendado que se faça esfoliações no rosto – sempre espere 24 horas após a depilação –, com o Active Dermato Esfoliante Facial.

 Cera fria

mulher depilando o buço com pedaço de papel com cera

 

Praticidade é o sobrenome da cera fria. Normalmente ela vem em tiras finas, prontas para aplicar no buço ou em partes menores do rosto, o que facilita o manuseio sozinha. Como não precisa ser esquentada, o risco de queimaduras não existe, por outro lado, ela tende a ser mais dolorida do que a cera quente. Aqui o pelo também é arrancado pela raiz, deixando você livre por mais tempo.

Para qual região? Buço e rosto em geral – evitar área dos olhos.

Posso fazer em casa? Como você não vai precisar lidar com altas temperaturas e o risco de se queimar, é possível fazer em casa, sim. 🙂

Produtos para usar antes: Assim como na depilação com cera quente, lembre-se de estar com a pele bem limpa. Você pode usar o Active Mousse de Limpeza Purificante.

Produtos para usar depois: Ao arrancar o pelo sem ter a ajuda da temperatura quente para abrir os poros, você pode sentir uma dor ou ardência um pouco maior do que nas outras técnicas. A água termal de Nativa SPA Terapia das Águas Termais também vai super bem nesse caso. Para cuidar os pelinhos encravados, siga as mesmas indicações da cera quente.

Pinça

mulher depilando a sobrancelha com pinça

 

Presença constante nas nossas bolsas, a pinça é uma solução que muitas mulheres encontram para tirar aqueles pelos que insistem em chamar atenção no rosto. O cuidado para se ter com essa técnica é usar sempre a sua, além de não tentar tirar pelos muito curtos ou cutucar a pele para removê-los. Isso pode acabar machucando e até criando cicatrizes.

Para qual região? Sobrancelha, buço, queixo e rosto em geral.

Posso fazer em casa? Sim. Mas cuidado para não insistir no pelo e machucar a sua pele. 😉

Produtos para usar antes: Você pode fazer uma esfoliação facial para facilitar a pegada dos pelos. E lembre-se: pele limpa sempre!

Produtos para usar depois: Os cuidados com os peles encravados seguem os mesmos da cera quente, pois a pinça também arranca os fios pela raiz. No entanto, como a sua pele não vai estar tão agredida, você pode passar o Cuide-se Bem Creme Hidratante para Pele Normal e Seca para deixar a sua pele bem hidratada. Lembre-se de esperar algumas horas para aplicar o produto. <3

Com linha

mulher depilando a sobrancelha com linha

 

A técnica milenar é querida por muitas mulheres por ser bastante eficaz (retirando até os menores fios), evitar alergias e diminuir a produção dos pelos na região. Mas… Ah, sempre o mas! 🙁 A depilação com linha é mais dolorida em comparação aos outros métodos e não não é indicada para tirar os pelos mais grossos. Se você é daquelas que gosta de estar com o rosto sempre lisinho, vale experimentar!

Para qual região? Sobrancelha, buço e rosto em geral.

Posso fazer em casa? Se você conhece a técnica, basta ter uma linha de algodão e soro fisiológico para passar nela antes, é possível. No entanto, como é mais dolorida e demorada, indicamos procurar uma estética que faça o serviço.

Produtos para usar antes: Por ser feita com a linha e haver a possibilidade de transferir sujeiras, certifique-se de que a sua pele esteja bem limpa durante a sessão.

Produtos para usar depois: Sim, aqui o pelo encravado também pode surgir. E como nós somos muito prevenidas, sabemos que a esfoliação facial é nossa melhor amiga nessa situação, não é mesmo? Sempre tendo o cuidado de fazer depois de 24 horas da sessão. 😉

Cremes depilatórios

mulher passando creme depilatório no rosto

 

Os cremes fazem a mesma função das lâminas, ou seja, não tiram o fio pela raiz. Mesmo assim, são super práticos e muitos deles possuem hidratantes e não deixam a pele ressecada. Por ser feito com um ativo químico, há a possibilidade de irritação, alergia ou até queimaduras da pele.

Para qual região? Buço e rosto em geral.

Posso fazer em casa? Sim, os cremes depilatórios são fáceis de serem manuseados em casa. Cuidado para seguir as instruções dos fabricantes e não deixar o creme mais do que o tempo necessário.

Produtos para usar antes: A limpeza da pele é imprescindível. No entanto, lembre-se que é um creme e a sua pele precisa estar sequinha no momento de passar.

Produtos para usar depois: A irritação pode acabar aparecendo, portanto, esteja preparada com a sua Nativa SPA Água Termal Terapia das Águas Termais. 😉

 

Ainda existem outros métodos, como a fotodepilação e a depilação a laser. Se você não é adepta de nenhuma das que falamos aqui em cima, sugerimos que faça uma visita à sua dermatologista e peça a avaliação de qual é a melhor para a sua pele. 😉

 

Muito importante nº1: Para todos os tipos de depilação e pele, você deve usar filtro solar após o procedimento para não desenvolver manchas. A propósito, você deve usar filtro solar sempre, ok? 😉

Muito importante nº2: Se você tem um compromisso, não faça a depilação no dia dele. Opte por fazer um dia ou até dois antes, para a sua pele voltar ao normal, sem vermelhidão ou inchaço.

Muito importante nº3: Lâmina? Deixe isso para o corpo. A pele do seu rosto é muito sensível e a lâmina acaba machucando-a com frequência. Além disso, o pelo é cortado pela metade, deixando a aparência do lugar depilado como “suja”. Melhor optar pelas outras, certo? 😉

COMENTÁRIOS 8

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS

  1. Ola adorei a reportagem , qdo puderem façam tbm sobre cabelos com quimicas, botox capilar,pois sempre uso o shampoo e condicionador blueberry e acho que não tem melhor , mas façam materias e dicas de hidratação, bjs e parebens para materia.