Cuidados com a pele: descubra o sabonete ideal para você

Veja quais as propriedades de cada um antes de escolher o seu

São muitos os tipos, texturas, fragrâncias e efeitos dos sabonetes que usamos na hora do banho. A principal função deles você já deve saber: limpar a pele e eliminar as impurezas que temos contato no dia a dia. Mas, dependendo do tipo, esses produtos também podem dar um tratamento especial ao nosso corpo, esfoliando, hidratando e protegendo a pele.

Esse foi um dos temas mais comentados nas redes sociais nos últimos dias, segundo o Espelho da Beleza. Entre as diversas opções, você deve primeiro decidir se quer em barra ou líquido e, a partir daí, escolher o efeito que procura. Mas você sabe qual sabonete é o ideal para o seu tipo de pele? Montamos um guia de cuidados com a pele que pode ajudar a descobrir:

Modelo tomando banho se ensaboando

      Sabonetes em barra

Hidratante ou com extratos vegetais: mantêm a hidratação natural da pele e limpam os resíduos acumulados do dia a dia.

Esfoliante: indicado para usar duas vezes por semana, remove as células mortas e impurezas da pele, deixando um toque mais macio. Além disso, prepara o corpo para receber uma hidratação intensa com loção cremosa e outros produtos específicos.

Antibacteriano: limpa profundamente, eliminando bactérias e deixando a pele protegida. É uma ótima opção para ser usado, por exemplo, após a depilação.

      Sabonetes líquidos

Cremoso: cria bastante espuma na hora de aplicar e limpa a pele sem remover a hidratação natural.

Esfoliante: remove as células mortas e as impurezas, deixando a pele mais sedosa. Além disso, prepara o corpo para receber uma hidratação completa depois do banho. O uso é indicado duas vezes na semana. A diferença deste produto para o sabonete em barra é apenas a cremosidade. Escolha o que mais combina com você!

Antibacteriano: limpa a pele de forma mais intensa e elimina as bactérias. Os sabonetes líquidos antibacterianos de O Boticário são específicos para as mãos ou para o corpo – esses são indicados para após o processo de depilação.

Íntimo: para cuidados específicos com a higiene íntima da mulher. Possui substâncias menos irritativas e é voltado para manter o controle do pH da região.

Para o Dr. Adriano Almeida, Diretor da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica de São Paulo, é importante observar o que acontece na pele quando você usa um sabonete pela primeira vez. “Se reage de forma estranha, você deve suspender o uso e procurar ajuda médica, pois pode se tratar de alergia a alguma substância“, recomenda.

E tem mais: cada sabonete é indicado para um tipo de pele diferente. Qual é o perfeito para você?

Modelo dentro de uma banheira sorrindo e cheia de espuma
Pele oleosa

Dê preferência para um tratamento com sabonete esfoliante duas vezes por semana. Aplique levemente na pele, com cuidado para não machucar, fazendo movimentos circulares. Se você tem acne, uma alternativa natural é usar sabonetes com extrato de aloe vera. Você vai sentir a diferença e a sua pele fica muito mais suave!

Pele seca

Sabonetes hidratantes com óleos (de amêndoa ou de frutas, por exemplo) são uma ótima pedida. Além hidratar e dar ao corpo um toque aveludado, vai deixar você perfumada durante o dia inteiro. Se você quiser usar esfoliantes, deve antes verificar com um dermatologista, já que a pele seca é bastante sensível.

Pele mista

Para a pele que é oleosa em algumas regiões e seca em outras, a melhor opção é alternar dois diferentes tipos de sabonete: você pode usar o esfoliante uma vez por semana e, nos outros dias, optar por um que deixe a pele hidratada, como o sabonete com extrato de girassol.

Agora é só aproveitar para cuidar ainda mais da sua pele e manter uma fragrância deliciosa por muito mais tempo! 😉

Crédito das fotos: Thinkstock

COMENTÁRIOS 5

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS