Cuidados com as mãos: 10 dicas para resolver problemas e deixá-las lindas e hidratadas

Veja cuidados básicos e tratamentos estéticos que ajudam a manter as mãos macias e saudáveis

Elas fazem tudo por nós e distribuem carinho por aí, mas nem sempre recebem a atenção que merecem. Não estamos falando das mães nem das amigas, mas da parte do corpo que mais usamos durante o dia: as mãos. Uma mão macia e hidratada, além de ficar com uma aparência saudável, deixa o toque mais marcante e especial.

Há pequenos cuidados diários que são suficientes para alcançar esse resultado, mas alguns problemas nas mãos exigem tratamentos especiais. Conversamos com as dermatologistas Bruna Félix Bravo, da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro, e Apolônia Sales, que nos passaram dez dicas de procedimentos caseiros – e outros que exigem acompanhamento de um profissional – para deixar as mãos mais bonitas e macias. Vem ver!

1. A lei suprema dos cuidados com as mãos é hidratar sempre! Levar um creme na bolsa e aplicar durante o dia é um cuidado básico para quem quer ter mãos lindas. A pele úmida absorve melhor o hidratante – então o melhor momento para passar é após lavar as mãos.

2. Quem se expõe muito ao sol ou tem a pele mais clara deve incorporar o hábito de passar filtro solar nas mãos diariamente, para evitar manchas e envelhecimento precoce. O ideal é reaplicar de quatro em quatro horas no dia a dia e de duas em duas horas na praia.

3. Usar água muito quente e lavar as mãos com frequência ajuda a tirar a oleosidade natural da pele, facilitando o ressecamento. Sabonetes com hidratante ajudam a diminuir o problema.

4. Se você trabalha ao ar livre ou com produtos químicos, deve usar luva SEMPRE. Algumas são feitas de materiais que impedem a passagem da radiação solar e são as melhores aliadas para quem fica o dia inteiro na rua – já que protegem mesmo quem esqueceu ou não teve tempo de reaplicar o protetor solar. As luvas de borracha, plástico e silicone, além de impedirem o contato direto com agentes químicos, também não deixam a mão ficar molhada por muito tempo. Alguns tipos têm talco dentro – o que pode causar alergia ou ressecamento nas mãos. Em caso de irritação, o melhor é usar luvas que não tenham o produto. Se o problema for a pele seca, aplicar um creme hidratante antes de vestir a proteção ajuda a resolver.

5. Esfoliar as mãos é ótimo para tirar as células mortas, mas é preciso ter cuidado com o exagero. O ideal para não causar ressecamento é fazê-la apenas uma vez por semana.

6. Você tem mãos muito ressecadas? Os cuidados acima devem ser redobrados – assim como a hidratação, que tem de ser feita com mais frequência. Rachaduras nas dobrinhas dos dedos são um sinal de alerta, porque geralmente não são relacionadas somente ao ressecamento. Nesse caso, o indicado é procurar um dermatologista.

7. As mãos que transpiram em excesso indicam uma condição chamada hiperidrose, que geralmente é causada por fatores genéticos. Segundo as especialistas, o único procedimento que elimina o problema é uma cirurgia chamada simpatectomia. Uma solução temporária é a aplicação de botox na região, que deve ser feita por um dermatologista e dura aproximadamente seis meses.

8. A pele que “desfia” perto da unha geralmente é um problema associado ao ressecamento – agravado pelo uso frequente de acetona e falta de cuidado ao tirar a cutícula. Além de hidratar a região de duas a três vezes ao dia, você NUNCA deve puxar a pele, pois pode causar lesões na região.

9. Na maioria das vezes, as manchas marrons na pele, que pensamos ser associadas à idade, é um problema chamado melanose solar, causado pela exposição ao sol ao longo dos anos. A melhor forma de prevenir é usando filtro solar, como explicamos na dica #2. Os tratamentos que desaparecem com o problema, como peeling e luz pulsada, devem ser feitos com o acompanhamento de um profissional – os cremes clareadores não fazem esse tipo de mancha desaparecer.

10. Quem nunca ouviu aquela história de que a pele da mão “entrega a idade”? A flacidez nessa região incomoda e pode nos fazer parecer mais velhas. Prevenir esse problema é bem simples: é só manter as mãos hidratadas. O tratamento é mais complicado e só pode ser feito por profissionais, com técnicas como preenchimento com ácido hialurônico e aplicação de ácido L-polilático (que estimula a formação de colágeno).

Para hidratar as mãos

Cuide-se Bem Balm Hidrantante para Mãos e Áreas Ressecadas Mel e DamascoCuide-se Bem Balm Hidrantante para Mãos e Áreas Ressecadas Mel e Damasco

Para mãos hidratadas e protegidas contra o sol

Cuide-se Bem Creme Hidratante para as Mãos Frutas Vermelhas e AvelãCuide-se Bem Creme Hidratante para as Mãos Frutas Vermelhas e Avelã

Para evitar manchas na pele

Cuide-se Bem Protetor Solar Corpo FPS 30
Cuide-se Bem Protetor Solar Corpo FPS 30

Para hidratar enquanto lava

Cuide-se Bem Sabonete Perfumado Rosa e Alcacuz

Cuide-se Bem Sabonete Perfumado Rosa e Alcacuz

COMENTÁRIOS 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS