Cuidados com a pele no verão: tudo o que você precisa saber

Dermatologista dá dicas de como manter a saúde sem deixar de aproveitar a estação

Chegamos àquela época do ano em que o sol começa a ficar mais intenso e as temperaturas aumentam. E junto vem também a vontade de deixar o corpo bronzeado, a pele mais à mostra, usar looks mais fresquinhos… Tudo isso é a cara do verão! Delícia!

Mas também é o momento de reforçar a atenção para manter a saúde da pele.

Três mulheres tomando sol na praia com chapéu

 

Para você aproveitar o melhor da estação quente, sem riscos, Viva Linda conversou com o dermatologista Valcinir Bedin, mestre e doutor em medicina pela Unicamp, tricologista, nutrólogo e presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo, que destacou os principais cuidados nesta época do ano.

Porque se jogar no sol sem proteção nenhuma está fora de cogitação, certo? 😉

Na cidade

Antes de mais nada, tenha em mente que o protetor solar é indispensável em qualquer hora, dia ou estação do ano. E vamos reforçar: não importa se está chovendo ou se você trabalha em um escritório, use sempre!

No verão, costumamos escolher looks mais abertos, como blusas, vestidos de alcinha e sandálias. Tudo de bom! Mas saiba que, da mesma forma, o hábito da proteção deve avançar também para as partes do corpo que ficam expostas ao sol – pescoço, orelhas, ombros, braços, pernas e pés.

Mulher com bicicleta, chapéu e óculos de sol

 

Bedin nos conta que o indicado é usar filtro com Fator de Proteção Solar (FPS) acima de 30. Este, deve ser aplicado em todas as áreas expostas, conforme comentamos acima. “Deve-se colocá-lo de manhã e reaplicá-lo no horário do almoço. Por mais que não se tenha suado, é preciso recolocá-lo”, alerta.

Dica: aposte nos protetores de Cuide-se Bem, nas versões FPS 30 e FPS 50 em spray, que são livre de óleos com filtros fotoestáveis.

O médico ainda lembra que nestes meses mais quentes acabamos frequentemente em ambientes com ar-condicionado, o que acaba por ressecar a pele. “Por conta disso é preciso dobrar o uso de hidratantes”. E não se esqueça também de manter os lábios hidratados e umidificados. “Mesmo não se estando sob o sol os cuidados são necessários.”

 

Cuidados especiais com o rosto

Outra dica do dermatologista é aplicar um protetor solar específico para a região do rosto, já que os desse tipo costumam ser mais leves do que aqueles destinados ao corpo, assim como reaplicá-lo durante o dia.

Aliás, para quem ainda resiste a cuidar diariamente da pele, o dermato lembra que não se trata apenas da proteção contra o câncer de pele, por exemplo, mas também do envelhecimento precoce. “O sol pode causar o câncer, mas com certeza vai envelhecer antecipadamente a pele”, destaca. Ou seja: proteção sempre!

Proteja a pele do rosto com os protetores faciais de Cuide-se Bem com FPS 30 e FPS 50.

Na praia

“A radiação do sol é mais forte especialmente entre 10h e 16h. Caso você vá para a praia neste horário, fique na sombra e passe filtro solar a cada duas horas – ou toda a vez que entrar no mar. Mesmo que o produto seja à prova d’água, ele acaba saindo eventualmente“, indica Bedin.

Mulher passando protetor solar

 

Lembrando que, além do sol, ainda há a areia, o vento, a água, o sal… todos fatores externos que podem prejudicar a hidratação do corpo. ”A areia pode machucar, provocando abrasão na pele e cabelos. Já o sal desidrata e tira a água do corpo. Por isso, deve-se tomar uma ducha de água doce após cada entrada no mar, a fim de tirar a areia e o sal”, sugere Bedin.

Hidratação é essencial

E como cuidar da pele depois de um dia de sol? O dermato destaca que o melhor é apostar em hidratantes com ação mais profunda, por conta da constante exposição desse período. Também redobre os cuidados com as áreas mais ressecadas, como joelho e cotovelos.

Mulher passando hidratante

 

E, claro, ingerir muita água é essencial. Nos dias de baixa umidade, a combinação com o calor extremo exige uma hidratação mais intensa, tanto da pele quanto do nosso organismo.

Por isso, cuide da alimentação: saladas, grelhados, frutas e sucos naturais são ótimos nessa época. “Alimentos vermelhos e alaranjados, como cenoura, tomate e beterraba, ajudam na proteção solar e, consequentemente, mantêm o bronzeado por mais tempo” – fica a dica preciosa do dermatologista! 😉

Aposte em Cuide-se Bem Solar

E quer mais um bom motivo para cuidar da pele nos meses de verão? Cuide-se Bem tem uma linha completa de cuidados especiais para o sol, dos protetores até os hidratantes. Conheça já e aproveite tudo o que o verão tem para oferecer!

Linha Cuide-se Bem Solar

 

Agora é só aproveitar as dicas de cuidados acima para curtir o melhor do sol e da estação quente!

COMENTÁRIOS 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook