Cuidados com a pele do rosto para quem tem barba

Independente do estilo, a higiene tem que ser diária

Cada vez mais os homens se rendem ao charme da barba – e a gente aqui de Viva Linda superaprova! Mas, independente do comprimento e do estilo dos pelos, o cuidado e a higiene são essenciais – e isso inclui também a pele do rosto. Por isso, Viva Linda bateu um papo o dermatologista Valcinir Bedin*.

Valcinir explica que a atenção com o rosto deve ser ainda maior para os homens que têm barba, já que os fios costumam reter sujeira, fumaça de cigarro, poluição e demais agressões externas. E, para ter uma rotina saudável (e, consequentemente, uma barba bonita), é preciso tomar alguns cuidados:

foto de rosto de homem de barba apenas do nariz pra baixo, segurando a barba com uma das mãos
1.º limpeza

A limpeza do rosto e da barba precisa ser diária – e muito bem feita. “É preciso escolher bem os produtos utilizados”, indica Bedin.

O ideal é lavar a região duas vezes por dia, de preferência com água fria – e sempre lembrar de secar os pelos. Outra a dica é aproveitar o momento do banho para também lavar a barba, com shampoo específico para a região.

#VivaLindaIndica: Aposte no Shower Gel Cabelo, Corpo e Barba de MEN. O três em um traz toda a praticidade que os homens gostam.

homem lavando o rosto com água da pia
2.º hidratação

Na hora de hidratar a pele, lembre que os pelos do rosto também necessitam da reposição de nutrientes. “O melhor é, ou usar dois produtos – um para a pele e outro para a barba -, ou um que contemple a hidratação dos dois”, frisa.

#VivaLindaIndica: Aposte no 6 em 1 Hidratante Protetor para o Rosto de MEN, que além de promover hidratação prolongada tem FPS 20 e proteção contra os raios UVA e UVB, anti-idade, anti-brilho, textura leve e rápida absorção. Já no pós-barba  promove sensação de alívio após o barbear.

homem se olhando no espelho analisando a barba
3.º proteção

Outra dica importantíssima do dermatologista: nunca esquecer da proteção solar – e isso inclui aplicar o protetor não apenas na pele, mas também sobre a barba, viu? “A barba protege do sol, mas não de forma total. E quem tem os pelos mais compridos deve ter uma atenção especial ao aplicar o produto, massagear a região”, sugere.

E com a chegada da estação quente, claro, a atenção deve ser redobrada. “Precisamos lembrar que o sol, além dos raios ultravioletas que promovem o envelhecimento e o câncer de pele, ainda desidratam. Por isso a importância do uso de um produto hidratante.

Na hora de barbear…

Mesmo quem tem barba precisa aparar os pelos esporadicamente e, nessa hora, a pele do rosto, mais uma vez, pede atenção. “O ato de barbear machuca a pele, deixa a última camada da pele desfalcada, por melhor que seja o barbeador. Por isso, é preciso usar reparadores”, diz Bedin.  

#VivaLindaIndica: A Espuma Hidratante de Barbear, rica em propriedades emolientes e umectantes, e o Balm Hidratante pós barba, elaborado com extrato de girassol cujas propriedades protegem da ação dos radicais livres, ambos da linha Zaad, formam o combo perfeito.

homem passando espuma de barbear enquanto se olha no espelho
Controle da oleosidade

“A maioria dos homens têm a pele mais oleosa do que as das mulheres, por isso a necessidade de um produto com ação de detergência”, ressalta o médico, lembrando que cada um deve usar produtos conforme seu tipo de pele.

Cuidados para peles maduras

E a idade faz diferença? A resposta é sim. “Apesar da vantagem de ter mais fibras elásticas do que as mulheres, o que faz com que tenham menos rugas, a pele dos homens costuma ir afinando com a idade. Por isso, os cuidados precisam ser ainda maiores”, diz.

A dica do médico, é usar produtos com agentes antioxidantes, que tenham vitamina C, após os 60 anos.

Dúvidas esclarecidas? Agora é só criar hábitos que se adaptem a sua rotina e se orgulhar de ter uma barba bonita e uma pele do rosto saudável! 😉

* O médico Valcinir Bedin é formado pela USP, professor de dermatologia, mestre e doutor em medicina pela UNICAMP, tricologista, nutrólogo e Presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo.

COMENTÁRIOS 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook