Confira 10 mitos e verdades sobre protetor solar

Consultamos experts no assunto e sabe o que elas disseram? Sim, você precisa usar protetor solar, faça chuva ou faça sol

Quem nunca se perguntou o que é verdade e o que é mentira sobre o uso do tão falado protetor solar? Para esclarecer alguns questionamentos, consultamos duas dermatologistas que sabem tu-di-nho sobre o assunto. Confira agora o que é verdade e o que é mito sobre esse produto que tem vários benefícios para a sua pele ;).

Mitos e verdades sobre protetor solar: Ilustração de modelo de boscas usando biquíni e chapéu com "I love sun" desenhado com protetor solar nas costas.
É verdade que precisa passar protetor solar mesmo quando chove?

Sim! Independente do tempo, é sempre importante aplicar o protetor solar. Segundo a dermatologista Mônica Azulay, um tempo nublado ou chuvoso tem cerca de 70% de incidência de raios ultravioletas. “Se está claro, é porque tem sol e tem raios ultravioletas”, explica. Enquanto o raio ultravioleta do tipo B está mais relacionado câncer de pele, o do tipo A é um dos causadores do envelhecimento da pele.

É verdade que precisa passar o protetor solar mesmo em ambientes fechados?

Depende! As lâmpadas fluorescentes, com a tonalidade bem clara, tem uma concentração pequena de raios Ultravioleta B — se a luz está a uma distância maior do que 20 centímetros, por exemplo, elas não impactam a pele da pessoa. Entretanto, fique atento se você senta perto de algum lugar que tem janela, pois os raios do tipo Ultravioleta A conseguem atravessar os vidros. Em casos como esse, você necessita da aplicação de filtro solar, sim!

É verdade que quanto maior o fator de proteção, mais protegida a pele está?

Sim, pelo menos do raio Ultravioleta B. “Se você está com um FPS 30, por exemplo, você está 30 vezes mais protegida do que se você estivesse sem nada”, explica a dermatologista Thaís Jerez.

É verdade que o protetor solar sai quando entra em contato com a água?

Sim! Embora você encontre no mercado filtros solares mais aderentes, que são mais resistentes à água, eles também saem se entram em contato com a água. A dermatologista Thaís Jerez relembra: ao sair da piscina ou do mar, reaplique o produto.

É verdade que todos os tons de pele precisam de protetor solar?

Sim! O fator de proteção natural da pele de todos é a melanina. Uma pessoa de pele negra, por exemplo, tem um fator de proteção natural maior do que uma pessoa branca — isso se justifica porquê ela possui mais melanina. A pele negra, portanto, é naturalmente mais protegida do que a pele branca, porém ela também necessita de filtro solar.

É verdade que tem que esperar cerca de 30 minutos para o protetor agir?

Sim! Os dermatologistas recomendam que o produto seja aplicado cerca de 30 minutos antes da exposição solar, para que ele seja absorvido pela epiderme — a camada mais superficial da pele. “O FPS que vem escrito na embalagem cai pela metade em duas horas. Por exemplo, se você está com um fator 30 e não reaplicar o produto, em duas horas você está com um FPS equivalente ao 15”, explica a dermatologista Thaís Jerez.

É verdade que o protetor solar previne o envelhecimento?

Sim! Os raios ultravioletas A e B são muito danosos para a pele. Eles quebram o colágeno, a elastina, e fazem com que você desidrate, causando o envelhecimento da cútis. O filtro solar consegue amenizar a penetração dos raios, logo, já é um tratamento anti-aging.

É verdade que o protetor solar inibe o bronzeado?

Não! É preciso entender que o filtro solar não faz uma barreira contra os raios, mas sim — como o próprio nome diz — filtra. Ao invés de ficar com aquele vermelhão ou queimado, que são causados pela exposição excessiva ao sol, o seu bronzeado vai ser mais duradouro com o uso do filtro solar.

É verdade que o protetor solar prejudica a fixação da maquiagem?

Depende! Alguns produtos já vem com um FPS para a pele, o que facilita o processo e evita ter que aplicar novamente o produto na pele. Entretanto, se você usa alguma base ou corretivo sem proteção, lembre-se que o filtro solar deve ser o último produto a ser aplicado no rosto — ele é quem vai “selar” a make na sua face.

É verdade que o protetor solar mancha a pele?

Não! Um protetor solar de boa qualidade não mancha a pele.

Nós temos as melhores opções de filtros solares para você curtir a folia:

Ilustração com a embalagem do protetor solar Cuida-se Bem Spray Contínuo e botão "comprar"
Ilustração com embalagem do Cuida-se Bem  protetor solar facial e botão "comprar"

Fontes consultadas:
Dra. Mônica Azulay, dermatologista da Sociedade de Dermatologia do Rio de Janeiro e coordenadora de Cosmiatria da Sociedade de Dermatologia do Rio de Janeiro (SBDRJ).

Dra. Thaís Jerez, médica dermatologista.

COMENTÁRIOS 6

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS