Pele com manchas: como prevenir e tratar

Dermatologista explica como surgem as manchas na pele e quais cuidados são essenciais para evitá-las

Poucas coisas costumam incomodar mais as mulheres que pele com manchas. Se for no rosto, este desconforto só aumenta. Elas surgem por diversos motivos e em qualquer idade. Elas são alterações na coloração da pele provocadas por uma produção excessiva de melanina, por isso, peles morenas, que têm essa substância em maior quantidade, estão mais propensas a adquiri-las.

Segundo a dermatologista Valéria Campos, que é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, uma das principais causas são os distúrbios hormonais que ocasionam os chamados melasmas, popularmente conhecidos como manchas da gravidez, momento em que o corpo da mulher libera mais hormônio feminino. Apesar do nome popular, os melasmas não são exclusividade das grávidas, nem das mulheres.

como prevenir manchas na pele protetor solar

O sol, outro famoso vilão da pele, também pode ter ligação com o surgimento das manchas. Para a dermatologista Valéria Campos, fatores emocionais e uma predisposição genética podem facilitar o surgimento de manchas, mas o sol sempre é o gatilho. E ela faz um alerta: não devemos tomar cuidado somente no verão, na praia ou quando ficamos por muito tempo expostas ao sol. “Às vezes até a claridade que passa pela janela do carro do caminho de casa para o trabalho pode ser perigoso e ocasionar alguma alteração de malanina”, explica a dermatologista.

como prevenir manchas bb cream

Por isso, use e abuse do protetor solar sempre, dando uma atenção especial às áreas que costumam ficar mais expostas como maçãs do rosto, mãos, braços e colo. E a dica da dermatologista é o BB Cream, produto superprático que une protetor solar, creme hidratante e base e que conta com diversos ativos que iluminam a pele, disfarçam imperfeições e previnem sinais da idade. Mas atenção, para a dermatologista “além da luz do sol, o calor pode hiperestimular as células produtoras de pigmento quando já se encontram em um número aumentado. Ou seja, se você já tem uma manchinha, fuja o quanto puder do calor e abuse da proteção.”

As causas podem ser várias e os cuidados devem ser muitos. Mas não há motivos para desespero. Existem alguns tratamentos que podem não só estacionar o aumento de manchas como também possibilitar uma regressão, e até o fim delas. Procedimentos clínicos com laser e peeling e os cremes clareadores são bastante eficazes.

A boa notícia é que até o uso intensificado e sistemático de protetores solares também tem o poder de acabar com as indesejadas manchinhas. E não esqueça: procurar um dermatologista é fundamental para diagnosticar as suas manchas e indicar o melhor tratamento. Independentemente disso, use e abuse sempre do filtro solar.

Fotos: Thinkstock

COMENTÁRIOS 7

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS