Lábios ressecados: cuidados para manter a saúde dos seus

Beber muita água, hidratação e batom cremoso estão entre as dicas de especialista

Os dias mais frios se aproximam em muitas regiões do Brasil e com ele alguns problemas típicos da estação, como os lábios ressecados. Mas quem costuma sofrer com isso já sabe: esse incômodo não ocorre só no período e o cuidado com os lábios tem que ser o ano todo, né?

A dermatologista Fernanda Casagrande explica que há vários outros fatores que podem influenciar para os lábios descamarem. Pra começar, não produzimos quase nada de gordura nessa região, deixando-a mais suscetível aos agentes externos, como frio, vento, baixa umidade do ar e sol em excesso.

Além disso, o ressecamento da pele varia conforme o tipo de pele. “Outros fatores incluem uso de alguns medicamentos que podem ressecar muito os lábios e até alguns alimentos. Pessoas que dormem e trabalham com ar condicionado ligado também tendem a ter os lábios mais ressecados, pela baixa umidade do ar”, explica.

Mas, é claro, com os dias frios esse probleminha costuma aparecer mais. A boa notícia é que sempre há aqueles truques, mesmo com make, pra ajudar a combatê-lo. Veja as dicas de Fernanda.

Saiba mais:
:: Como manter os lábios hidratados no inverno
:: Como aumentar os lábios: veja dicas de make

imagem da metade do rosto de uma mulher, com destaque para os lábios hidratados
Beba muita água!

Sabe quando os lábios começam a ficar com aquele aspecto enrugado? Pode ser um sinal de falta de hidratação. No verão, a gente costuma beber líquidos em abundância, mas no inverno o cenário nem sempre é assim. Em outras palavras, a primeira maneira de hidratar é bebendo muita água, mesmo naqueles dias mais fresquinhos que não temos o costume.

Use lip balms e hidratantes

Para prevenir o ressecamento dos lábios, a dica de Fernanda é o uso constante de balms e hidratantes labiais com algum fator de proteção – assim, além de hidratar, você ainda evita que os lábios sofram o efeito do sol, já que os raios ultravioletas continuam nocivos, mesmo no inverno. Dica: sempre tenha um desses na bolsa e vá reaplicando ao longo do dia.

Viva Linda Indica: arrase de Intense Balm Labial Hidratante, que tem quatro cores lindas para você arrasar na make: chocolate, maracujá, frutas vermelhas e uva.

Quando é hora de recorrer à pomada

Agora, se você já está com o lábio todo ressecado, do tipo que fica com o contorno avermelhado e solta pele, o tratamento deve ser diferente. A dermato explica que existem produtos hidratantes que reestruturam a pele da região. Além disso, vale investir em pomadas cicatrizantes.

Nada de arrancar as pelinhas que se soltam nos lábios

Sabe quando os lábios estão tão ressecados que começam a soltar uma pelezinhas? Nada de arrancá-las! “Essa pele nunca deve ser puxada, pois há o risco de piorar ainda mais e sangrar. Só hidratando ela já se solta naturalmente”, orienta a profissional. Assim, você também evita algum dano pior e uma possível infecção por causa do machucado na área.

Aposte em batons cremosos

Se você está com os lábios muito ressecados, talvez valha a pena deixar o batom de textura mate um pouco de lado. Mas se quiser muito arrasar com o seu, a dica é aplicar o balm hidratante antes de aplicar a cor nos lábios.

A dica de Fernanda, no entanto, é se jogar sem medo nos batons cremosos durante o inverno, porque ajudam tanto a prevenir os lábios ressecados, quanto a tratar. “Eles formam um filme protetor dos agentes externos, o que previne e ajuda a controlar o ressecamento”, diz.

Viva Linda Indica: o Make B. Batom Cremoso tem cobertura uniforme com longa duração, FPS 25 e hidrata por 24 horas. Além disso, são 12 cores divas para manter os lábios lindos e saudáveis! <3

Saiba mais:
:: Batom cremoso: 5 motivos para usar e arrasar
:: Texturas de batons: conheça as diferenças entre elas
:: Mistura de batons: aprenda a combinar cores e texturas

COMENTÁRIOS 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS