Como acabar com os cravos: confira dicas de dermatologista

Pele limpa é a chave para o fim das marquinhas incômodas pelo rosto

Sabe aqueles pontinhos pretos irritantes que, muitas vezes, só você mesmo que vê, mas que não deixam de incomodar quando a gente se olha no espelho? Não importa a idade, os cravos frequentemente dão o ar da graça – e pioram conforme a oleosidade da derme. E como uma pele lisinha e uniforme é um dos desejos de beleza da maioria das mulheres, conversamos com a dermatologista Fernanda Casagrande, que nos deu dicas para lidar com esse probleminha.

Se você já ouviu por aí que cravinhos são aracnídeos, pode ficar tranquila. A história não é bem assim. “Os cravos são, na verdade, acúmulo de gordura. Eles se formam quando um poro é obstruído por sebo, produzido pelas glândulas sebáceas da pele”, diz Fernanda.

A dermatologista explica que o problema começa a surgir na adolescência, por conta do aumento dos hormônios – sempre eles! – que causam uma produção maior de sebo na pele. Na idade adulta, com os hormônios mais calmos, os cravinhos estão relacionados com a pele oleosa. “Por isso é mais comum que eles surjam na chamada zona T do rosto, onde se concentram as glândulas sebáceas”, destaca.

makeb-cuidados

 

Fernanda ainda lembra que o cuidado adequado com a pele pode evitar ou diminuir muito a ocorrência dos pontinhos. Para controlar a oleosidade da derme, aposte em uma rotina com produtos que reduzem os poros e mantêm o efeito mate da pele, deixando a cútis equilibrada.

A dica é começar o dia com o Make B. Mousse de Limpeza Tonificante 2 em 1, que limpa e tonifica a sua pele. Depois, aplique o Primer Antioleosidade, que prepara a pele para a maquiagem, reduzindo a aparência dos poros dilatados. Por fim, utilize diariamente o Demaquilante Fluido Micelar, que remove a maquiagem e tem um efeito calmante, deixando a pele relaxada ao final do dia.

Além dos passos essenciais, a esfoliação também é importante para tratar a pele. A dermatologista indica o procedimento duas vezes por semana, para renovar a derme e deixá-la uniforme. Aposte no Peeling de Cristal de Make B., responsável por uma esfoliação profunda quando aplicado na pele seca.

Young woman looking at mirror at home and applying cream on her face

 

Percebeu que também tem pontinhos pretos espalhados pelo rosto? A sugestão é procurar um profissional, que vai fazer uma extração mecânica, desobstruindo os poros. Depois da pele mais limpa, siga com uma rotina de cuidados para evitar que eles voltem com tudo. 🙂

E sabe aquele momento em que você está em dúvida se o que está aparecendo é um cravinho ou uma espinha? Então: um pode evoluir para o outro. Fernanda explica que, nas espinhas, existe uma contaminação bacteriana, com formação de pus. O cravo seria, então, a fase mais inicial de uma espinha. Fernanda ainda alerta: nada de espremer, ok? “Além de inflamar e virar uma acne, a pele ainda pode sofrer com as marcas”, finaliza.

Qual a sua rotina para acabar com os cravos? Conta pra gente. 🙂

COMENTÁRIOS 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS