Cavanhaque: veja dicas para acertar no estilo de barba

Mudar o estilo de barba pode ser uma ótima forma de mudar o visual!

Uma barba bem cuidada faz toda a diferença no visual deles, né? Nos últimos anos, é um detalhe ao qual muitos homens estão atentos, já que assim como um corte de cabelo, mudar o estilo da barba também transforma o visual. E uma das maneiras mais estilosas de usar barba é com cavanhaque – que vamos combinar é um charme só!

Viva Linda conversou com o barbeiro Rico Gregianin e trouxe dicas para eles cuidarem do cavanhaque.

Ator Sterling Brown usa camisa cor vinho e posa para a foto com barba com cavanhaque.
Cavanhaque traz estilo ao visual, como é o caso do ator Sterling K. Brown.

Deixar os pelos crescerem

Rico lembra que o cavanhaque é um estilo democrático e curinga na beleza masculina.

“Quem tem barba na região do contorno da boca e queixo já pode ter um”, diz. Ou seja, também funciona para os homens com a barba falhada na bochecha, mas não querem abrir mão de usar barba.

O primeiro passo, claro, é deixar a barba crescer. E para os acostumados a fazer a barba todos os dias, esse processo pode levar de quatro a seis semanas até que ela esteja em um comprimento ideal.

Para a higiene diária, a dica é o Men Balm Após Barba, que evita irritações e ajuda a recuperar a pele recém barbeada.

E qual o melhor estilo de cavanhaque?

Depois de a barba estar em um comprimento ideal, é hora de definir qual o melhor estilo de cavanhaque. O barbeiro explica que é importante levar em conta o formato do rosto. “O cavanhaque pode ser de vários formatos ou comprimentos, desconectado do bigode ou até saindo dele. O que vale é harmonizar com os traços faciais de cada um”, explica.

Quem tem o rosto mais redondo, como o do ator Mike Colter, por exemplo, pode suavizar usando um cavanhaque mais reto. Já quem aqueles com um rosto retangular, como os dos atores Idris Elba e Brad Pitt, podem apostar em um pouco mais de volume de pelos no queixo.

O ator Mike Colter usa um cavanhaque reto,.
O ator Mike Colter usa um cavanhaque reto, que combina com o rosto redondo.

 

Ator Idris Elba posa para foto usando cavanhaque.
O ator Idris Elba é adepto de cavanhaques.

 

Ator Brad Pitt sorri usando um óculos de sol e cavanhaque.
O formato de rosto triangular fica bem com cavanhaques com um pouco mais de volume no queixo.

 

Já quem tem rosto quadrado, segundo Rico, pode apostar no cavanhaque com fios mais longos, que ampliam as feições. Um exemplo desse tipo de rosto é o do ator Johnny Depp, que é adepto de usar cavanhaques superestilosos.

Ator Johnny Depp posa para a foto usando óculos escuros e cavanhaque.
Johnny Depp sempre aposta em cavanhaques para completar os looks cheios de estilo

Cavanhaque com barba

Outra forma de variar o cavanhaque é usá-lo com barba acompanhando a linha do rosto e ligando o cavanhaque com as costeletas. O músico Dave Grohl e do ator Orlando Bloom são exemplos desse estilo. Um charme!

Música Dave Ghrol posa para foto
Cavanhaque + barba: dupla de sucesso.

 

Ator Orlando Bloom usa cavanhaque.
O cavanhaque pode ser a alternativa para quem tem poucos pelos mas quer usar barba.

 

Já o cavanhaque sem barba é o mais comum. Para quem prefere o estilo, existem duas opções: combinar o bigode e o cavanhaque, formando aquela moldura que envolve a boca, como o ator Will Smith; ou deixar a lateral sem pelos, como o escolhido pelo ator Robert Downey Jr. Confira:

tor Will Smith sorri para a foto usando um cavanhaque
Will Smith: bigode e cavanhaque formam uma moldura em torno da boca

 

Ator Robert Downey Jr. usa um óculos e uma barba com cavanhaque.
O ator Robert Downey Jr opta pelo cavanhaque com a lateral aberta

Como fazer um cavanhaque

Na hora de barbear, a dica do profissional é começar de fora para dentro, tirando primeiro os pelos do pescoço e das bochechas. Depois disso, se for necessário, aparar os pelos do cavanhaque com uma tesoura.  

Vale lembrar que é importante incluir na rotina de barbear produtos que mantenham a saúde e hidratação da pele, além de cuidar dos pelos do rosto. A dica de Viva Linda são os produtos da linha MEN, como o Creme 2 em 1 Pré e Pós-Barbear de MEN Only e o MEN Hidratante Facial Protetor Multi 6 em 1.

Na hora de finalizar, Rico indica um pente de madeira para ajudar a modelar os fios e dar o efeito desejado para o cavanhaque novo.

Já pra quem nunca apostou no estilo e não sente segurança em tentar sozinho numa primeira vez, a dica de Ricardo é procurar um barbeiro de confiança. Aí depois fica mais fácil de manter o cavanhaque. 🙂

COMENTÁRIOS 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS