Um século de batom: 10 coisas que você provavelmente não sabia sobre esse ícone da maquiagem

Veja dicas e curiosidades sobre o item de beleza mais amado pelas mulheres

Clássico, ícone, símbolo, queridinho, sexy, charmoso, elegante, descolado, cintilante, multicolorido, ou simplesmente um centenário ultrapowercontemporâneo. Chame como você quiser: o batom é um dos itens de beleza mais desejados do Brasil e do mundo, e, em 2015, nós celebramos seus 100 anos de história, você sabia?

Um século de batom

Bem, se você não sabia, não se preocupe. Há várias coisas que você provavelmente ainda não sabe sobre esse intenso século de beleza. Por isso, remova a tampa, gire a embalagem, aplique nos lábios e veja a mágica acontecer. 😉

1. Há 100 anos, surgia o batom como conhecemos hoje, mas a verdade é que ele foi inventado 3.500 anos antes de Jesus Cristo (???). Não acredita, né? Pois veja com seus próprios olhos bem aqui.

2. O batom é o item de beleza mais vendido do mundo todo, e foi criado por Maurice Levy em 1915. Mas, na época, o produto não era um sinônimo de popularidade: seu reinado só começou a partir dos anos 1920, em Paris, junto com a revolução na moda feminina. Era o fim dos espartilhos e o nascimento dos lábios poderosos!

3. O primeiro batom de O Boticário foi lançado em 1989 – e era parte de uma coleção chamada Wood Collection. O comercial de TV era estrelado por ninguém menos que a maravilhosa Ana Paula Arósio (que tinha 14 ou 15 aninhos, mas já era dona de uma beleza única e incomparável!) <3

As cores clássicas de batom para ter sempre na bolsa

4. Quer escolher uma cor que não tenha erro? Dê uma olhada na sua bolsa agora: que cor de batom você leva para todo lugar? A nossa dica é ter três curingas que são sinônimo de make elegante e sofisticada, seja para o dia, seja para a noite: 1. Batom Velvet Rosa; 2.  Batom Perfeito Vermelho Vivo e 3. Batom Lumina Nude Beach (esse último da novíssima coleção de Make B., que, se você ainda não conhece, precisa clicar aqui já!).

5. O batom vermelho – essa cor que ganhou o mundo e o amor das mulheres depois que Marilyn Monroe a transformou em um símbolo de sedução – combina com qualquer tipo de pele SIM! Aliás, essa é uma das cores que caem perfeitamente nas clarinhas, morenas, orientais, negras (e é por isso que é tão apaixonante).

6. Acredite: as mulheres ainda têm muitas dúvidas sobre como usar batom (você e eu não somos as únicas, ufa!). Como consertar quando o batom borra?, por exemplo, ou posso usar batom vermelho durante o dia? são duas das mais comuns.

7. Vermelho, rosa, roxo, vinho e nude: essas são as cinco cores de batom mais amadas pelas mulheres brasileiras. E o seu favorito, qual é? (Conte aqui pra gente nos comentários da matéria, estamos loucas pra saber!)

8. Ok, a gente ama brilho sim e adora usá-lo pra dar aquela impressão de lábios volumosos (afinal, nem todas nascemos com aquele bocão da Angelina Jolie ou Scarlet Johansson por natureza, né?), mas… a textura mate é, sem dúvida, a queridinha do momento entre as nossas fãs! <3 Quer saber como acertar na hora de usar o batom mate? Veja aqui.

Três cores de batom que são tendência, para testar e arrasar

9. “O que está bombando? O que vai bombar? Socorro!” Calma, a gente ajuda você a ficar por dentro da moda: fique de olho nesses três ases e tenha-os na manga (e na bolsa) para uma make quentíssima para as próximas estações! 1. Batom Perfeito Vinho Tinto (que veio para ficar); 2. Batom Hidralip Rosa Nude e 3. Batom Lumina Very Berry (que é a cara do verão!). O Rosa Nude é a inspiração para você entrar na tendência do Rosa Quartzo, eleita a cor do verão 2016 pela Pantone para substituir o Marsala (hit de 2015).

10. Ficou em dúvida sobre qual cor escolher para a próxima make? Bom, o último item dessa lista você talvez já saiba (e provavelmente vai te deixar mais em dúvida ainda): você fica linda com qualquer uma delas! Portanto, experimente um, dois, três… até achar a cor do seu momento. E arrase. 😉

Fotos: iStock

COMENTÁRIOS 35

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS