Tire suas dúvidas sobre olheiras escuras

DERMATOLOGISTA E MAQUIADOR FALAM SOBRE CAUSAS, PREVENÇÕES E O QUE FAZER PARA CORRIGIR AS OLHEIRAS

Se você se incomoda com as olheiras, saiba que você não está sozinha. Muitas mulheres buscam uma solução (imediata ou não) para tratar essas manchinhas que dão aquele aspecto cansado ao visual, que ninguém quer mostrar.

Para explicar um pouco mais sobre o assunto e dar dicas de como utilizar a maquiagem a seu favor, convidamos o Consultor de Maquiagem Sadi Consati e a Dra. Tatiana Jerez, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, para responderem algumas perguntinhas. Confira aqui embaixo as respostas e consulte um dermatologista para entender qual a melhor solução para o que você precisa! 😉

mulher morena passando corretivo nas olheiras

 

O que são as olheiras?

Tatiana Jerez: Chamamos de olheiras o escurecimento da pele das pálpebras inferiores, dando aspecto cansado ao olhar e ao rosto.

Qual a diferença entre as cores de olheiras: azul, amarronzada, roxa?

Tatiana Jerez: As amarronzadas costumam ser raciais ou por tendência genética, e decorrem do depósito de melanina (o pigmento castanho da pele) neste local. Já as azuladas ou arroxeadas possuem origem vascular por um aumento da quantidade de vasos sanguíneos na região, ou por dificuldade na circulação sanguínea da região.

Quais são as principais causas do aparecimento das olheiras?

Tatiana Jerez: As causas podem ser divididas em duas principais: as pigmentares (que dão aspecto acastanhado) e as vasculares (que dão aspecto arroxeado e inchado). Existem ainda casos mistos, em que temos tanto um depósito de pigmento acastanhado, como um aumento da vascularização da região. Os fatores causais são inúmeros: vão desde uma tendência genética e racial até uma noite mal dormida.

Sadi Consati: Para as causas hereditárias, a correção exige mais habilidade e produtos específicos. Os outros casos são mais fáceis de resolver e são decorrentes do nosso dia a dia: cansaço, stress, TPM, cigarro e noite mal dormida, por exemplo.

mulher branca passando pincel nas olheiras

 

Existem métodos para evitar as olheiras?

Tatiana Jerez: As pigmentares são difíceis de serem prevenidas, pois, no geral, decorrem de uma tendência genética mesmo. Já as vasculares costumam piorar com o cansaço. Portanto, dormir bem e fazer compressas geladas na região pode ajudar na prevenção.

Sadi Consati: Para minimizá-las, você pode hidratar a região dos olhos pelo menos duas vezes por dia com produtos específicos. E sabe aquela de colocar rodelas de pepino gelado para amenizar o inchaço? Funciona!

 Como a maquiagem pode ajudar a “esconder” as olheiras?

Sadi Consati: A maquiagem, mais especificamente o corretivo, tem a função de cobrir ou amenizar as olheiras. Se combinado com uma base, o resultado fica ainda melhor. É preciso criar uma “camada de produto” para “esconder” a região escura. Mas tem que ser no tom da pele e aplicado suavemente para não criar o efeito mascarado e acabar acentuando ainda mais. O excesso de produto pode piorar o efeito.

foto de um corretivo intense
Corretivo Intense

Como saber qual é o corretivo ideal para a minha cor de pele?

Sadi Consati: O ideal é sempre testar na próprio rosto. A escolha da cor é muito importante para um resultado natural. O ideal é que a cor do corretivo seja muito próxima do tom da pele

 A base vem antes ou depois do corretivo?

Sadi Consati:Eu prefiro sempre usar a base antes e o corretivo depois, como complemento, para cobrir o que a base não consegue. Dessa forma, se usa apenas o necessário e não corre o risco de deixar excessos ou remover o corretivo quando for aplicar a base.

> Tutorial para disfarçar as olheiras

 Qual a quantidade e formato ideal (triângulo, bolinhas, cobrindo apenas a olheira) para passar o corretivo abaixo dos olhos?

Sadi Consati: A quantidade sempre tem que ser proporcional à cobertura desejada. Mas é preciso tomar cuidado para não se empolgar, porque o excesso de produto pode marcar a região dos olhos e piorar a aparência.

O ideal é cobrir a olheira e depois diluir para baixo (em forma de triângulo), dessa forma conseguimos um efeito mais suave do produto, proporcionando um acabamento mais natural e não marcado apenas na região das olheiras.

modelo passando corretivo da linha intense

 

O corretivo deve ser aplicado apenas abaixo dos olhos ou nas pálpebras também?

Sadi Constati: A aplicação deve ser feita em toda área escura que se quer corrigir. Em alguns casos somente em baixo, em outros em cima também. Depende da estrutura e do grau das olheiras.

> Qual o melhor corretivo para você?

Além da maquiagem, existem outros produtos que podem auxiliar no combate a elas?

Tatiane Jerez: Hoje em dia temos muitos cosméticos que ajudam no tratamento das olheiras, com substâncias clareadoras (como a vitamina C, o ácido tioglicólico, o ácido kójico) ou com substâncias que estimulam a circulação da região (como a cafeína). Além disso, os tratamentos com lasers e luz pulsada costumam ter ótimos resultados. Vale lembrar que nenhum tratamento é definitivo, já que a tendência genética se mantém e as olheiras podem voltar.

Sadi Consati: Os cremes com ativos que ajudam a ativar a circulação na região dos olhos são sempre bem-vindos para ajudar a minimizar.

 

Lembre-se, a consulta com o dermatologista é indispensável antes de fazer qualquer tratamento, ok? 😉

Gostou das dicas dos experts? Comente aqui embaixo! 😉

COMENTÁRIOS 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS