Tipos de sobrancelha para cada formato de rosto: qual é o seu?

Confira as dicas e descubra!

Dizem que as sobrancelhas são a moldura do olhar e, por isso, merecem uma atenção especial. Tem quem prefira uma sobrancelha mais grossa e natural. Outras, não abrem mão de um formato bem delineado. Claro que o importante é usar o estilo que mais tem a ver com a gente, mas sabia que dá pra valorizar ainda mais o olhar usando o tipo de sobrancelha que combine com o formato do rosto?

Então, antes de partir para a manutenção da sua, que tal descobrir qual se encaixa nas suas características? Confira as dicas de Glê Martino, que além de designer de sobrancelhas é face designer, especialista em micropigmentação e visagista facial – ou, seja, é fera nessa área! 😉

Mulher sorrindo com sobrancelhas bem preenchidas
Formato natural

Antes de mais nada, a profissional lembra que para um visual bonito e harmônico, o melhor é ajeitar os pelinhos respeitando o formato natural da sobrancelha. “É bom lembrar que a sobrancelha muda a expressão do olhar. Então, quando a pessoa parte do natural dela para algo muito diferente, causa um estranhamento”, comenta.

Outra dica bem importante: na dúvida, não arrisque em casa, procure um profissional. “É muito importante fazer o desenho, aparar todos os pelinhos, conseguir saber exatamente onde precisa tirar”, diz.

Atriz Lucy Hale com sobrancelhas grossas e maquiadas Cantora Janelle Monae com sobrancelhas naturais, grossas e arqueadas

 

Dicas anotadas? Glê ainda destaca que, independente do formato específico do rosto, a maior parte das pessoas podem ser categorizada dois formatos, que são os rostos mais compridos ou mais larguinhos. A partir disso, veja o que ela diz a respeito dos tipos de sobrancelha para cada formato de rosto:

Formato de sobrancelhas para rostos alongados

Tem o rosto mais alongado ou comprido? Então a dica é que o formato da sobrancelha seja mais reto. “Para rostos com uma testa mais proeminente, ou mais alongados, o formato ideal de sobrancelha tende a ser mais reto, porque vai harmonizar, de forma a delimitar uma área”, explica.

atriz Sarah Jessica Parker com sobracelhas em formato mais reto
Formato de sobrancelhas para rostos redondos

Já se tratando de rostos mais redondos, ou cheinhos, a sugestão são formatos de sobrancelha mais arqueados. “Quando o rosto tem a testa mais curta e maçãs mais proeminentes, por exemplo, o formato mais arqueado valoriza porque alonga esse rosto”, destaca Glê.

atriz Ginnifer Goodwin com a sobrancelha levemente arqueada
Espaço entre o côncavo e a sobrancelha

E pode anotar aí: o espaço entre os olhos e a sobrancelha também pode influenciar na hora de moldar os fios. “Se a pessoa já tem um espaço grande entre o côncavo e a sobrancelha, o ideal é não deixá-la tão angulosa, pois aumentará esse espaço ainda mais, não ficando harmônico”, diz.

Da mesma forma, conta a profissional, quem tem a sobrancelha mais próxima do olho pode valorizar a expressão se deixá-la mais “angulosa”. “Deixá-la mais arqueada vai criar um espaço mais bonito até para maquiar”, sugere.

De olho na tendência

Já em se tratando de tendências, diferente do ano passado, quando as sobrancelhas bem marcadas estiveram em alta, Glê destaca que este ano o formato mais natural, não tão anguloso, deve se sobressair.

Qual seu tipo de rosto?

Dicas anotadas? Veja as sobrancelhas que harmonizam com cada tipo de rosto, conforme as dicas de Glê:

Rosto mais comprido/alongado: aposte no formato de sobrancelha mais reto, como o da atriz Emily Ratajkowski na foto abaixo.

atriz Emily Ratajkowski com sobrancelha em formato mais reto

 

Rosto oval: por ser mais harmônico, este tipo de rosto aceita qualquer tipo de sobrancelha. Escolha aquela que mais tem a ver com você. 🙂

camtora Beyoncé com sobrancelha arredondada

 

Rosto diamante (têmporas mais largas e queixo mais afinado): prefira as sobrancelhas arredondadas e arqueadas, com as da top Gisele Bündchen.

modelo Gisele Bündchen com sobrancelha levemente arqueada

 

Rosto coração (queixo e maxilar bem proeminentes): o formato de sobrancelha arredondada cai bem para esse tipo.

atriz Reese Witherspoon com sobrancelhas arredondadas

 

Rosto redondo e rosto quadrado: para quem tem em rosto redondo, ou quadrado, como a da atriz Angelina Jolie na foto abaixo, o formato de sobrancelha arqueada tende a alongar o rosto.

atriz Angelina Jolie com sobrancelha levemente arqueada
Mas e a maquiagem para a sobrancelha?

Ok, a sobrancelha está de um formato natural, como você quer e que combina com seu estilo. Mas e na hora de fazer a maquiagem para a sobrancelha e de arrumar as falhas? A maquiadora Rochele Caetano indica limpar bem a região com algodão ou gaze levemente umedecida e escovar na direção contrária a do crescimento, para então começar a preencher a região.

mulher de cabelo preso tirando pelos da sobrancelha em frente ao espelho

 

“A dica é aplicar a sombra ou o lápis no sentido de crescimento do fio, procurando fazer o desenho completo, e não apenas corrigindo as falhas. E quem não tem prática pode começar com calma, sempre com um cotonete e demaquilante para possíveis erros”, orienta Rochele.

A maquiadora ainda destaca que a sobrancelha deve ser toda maquiada para ficar uniforme. Só cuidado pesar demais na hora de aplicar o produto. 😉

#VivaLindaIndica: na hora de maquiar a sobrancelha, a dica é apostar no Duo para Sobrancelhas em Pó, novidade de Make B. Com duas cores de sombra, que se adaptam aos diferentes tons de pele e de sobrancelha, podendo ser usadas juntas ou de forma separadas; e um pincel chanfrado, esse kit que facilita e muito na hora de fazer o desenho da sobrancelha e de cobrir aquelas regiões sem pelos.

Duo de Sobrancelhas em pó de Make B. em fundo branco

E aí? Pronta para ter sobrancelhas de arrasar? Conta pra gente nos comentários como você gosta da sua sobrancelha. 😉

COMENTÁRIOS 67

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS