Sete cuidados com a maquiagem que são bem importantes para a sua saúde

Emprestar maquiagem faz mal à saúde? Tem problema usar produtos vencidos? Descubra agora

Ei, você aí, que às vezes se maquia na correria porque está atrasada. Que ama se maquiar ouvindo música e viajando nos seus pensamentos. Que a cada festa pega a nécessaire ou a maleta de make e corre pra casa da amiga pra se produzir. Quem nunca, né gente? 😉

Mas aquele conselho de amiga: leia essas dicas e encontre um tempinho pra fazer aquela revisão básica na nécessaire, na maleta, na gaveta das makes… Pro seu look ficar cada vez melhor, e você, mais maravilhosa a cada produção. <3

Evite compartilhar sua maquiagem

Sombras Make B.

 

A gente sabe que entre amigas, irmãs e até entre mães e filhas essa prática é comum, mas infelizmente emprestar aquela sua máscara para cílios poderosa a alguém ou experimentar aquele batom lindo da sua best friend não é nada legal para a saúde. O compartilhamento de maquiagem pode causar contaminação a partir de microorganismos (bactérias e fungos) presentes na pele aos quais podemos ser imunes, mas que na pele de outra pessoa pode provocar alergias e outras irritações.

Dica: mande esse texto para aquela amiga que ama testar as suas makes pra ela entender que não emprestar é um jeito de proteger a saúde de vocês duas. 🙂

Dez dicas rápidas pra não cometer erros na maquiagem

Aproveitar produtos vencidos? De jeito nenhum!

Modelo aplicando máscara para cílios

 

Aquele delineador maravilhoso que você não quer jogar fora, aquela máscara para cílios que está “quase boa” ou qualquer outro item que já passou da validade mas parece que ainda está OK pra usar. Cuidado com eles, viu? Os dermatologistas alertam: o uso de produtos de maquiagem além do prazo de validade aumenta o risco de alergias e infecções causadas por fungos e bactérias. Para evitar qualquer contaminação, faça aquela limpeza regular no seu cantinho da make para jogar fora (sim, nada de doar!) tudo o que já passou do prazo. Sua pele e seus olhinhos agradecem. 🙂

Sete erros que você deve evitar quando o assunto é maquiagem

Higienize adequadamente seus pincéis

Pincéis Make B.

 

Quando a gente fala sobre não compartilhar maquiagem, isso também inclui os pincéis. Isso mesmo: esses acessórios tão úteis pra nossa make devem ser individuais e limpos regularmente com um produto específico para isso. Uma dica para manter os seus sempre em dia é fazer uma limpeza rápida a cada uso e outra mais demorada (a frequência dessa última depende do uso, pode variar entre 15 e 30 dias).

Limpeza rápida: Borrife o Make B. Limpa Pincéis em um lenço de papel, e com ele esfregue suavemente as cerdas do pincel. Deixe secar.

Limpeza profunda: Aplique o Make B. Limpa Pincéis sobre as cerdas do pincel e deixe agir por alguns segundos. Em seguida, retire o excesso de produto com um lenço de papel e enxague com água. Deixe secar ao natural.

Como higienizar sua maquiagem

Base

Bases líquida: Com um lenço de papel, retire o excesso do produto restante no bico após o uso.
Bases cremosa: Se você costuma aplicar com as as mãos, apenas lave bem as mãos antes da aplicação.
Base em bastão: Limpe com um lenço de papel imediatamente depois de usar.

Pó Compacto, Blush e Sombra

Higienizar bem os pincéis ou esponjas de aplicação é suficiente.

Lápis para olhos

Limpe com um lenço de papel depois de usar. Se você costuma aplicar direto na linha d´água, mergulhe a ponta do lápis em um recipiente limpo, com um pouco de álcool, e seque com lenço de papel.

Máscara para cílios

Lave a escovinha com água e shampoo neutro (ou sabonete suave), ou passe em um lenço umedecido com álcool. Deixe secar bem antes de retornar ao frasco.

Batom

Passar um lenço de papel delicadamente na ponta do batom, mergulhe em um recipiente limpo com um pouco de álcool, e seque com um lenço de papel.

Descarte produtos descartáveis

Algodão em uma caixa

 

Pode parecer óbvia (ou até meio boba) essa dica, mas muitas vezes a gente reaproveita sem perceber itens descartáveis como algodão, hastes de algodão e lenços umedecidos. A gente faz isso quando fica um tempão limpando a pele usando o mesmo algodão ou lencinho pra “economizar”. Resultado: pode acabar obstruindo os poros ou até mesmo permitindo que resíduos de maquiagem entrem em contato com os olhos, deixando-os vermelhos ou irritados. Por isso, dê aquela conferida nos seus produtos e não deixe faltar o básico para a limpeza e manutenção da make: demaquilante, limpador de pincéis, lenços umedecidos, algodão, hastes de algodão, esponjinhas e pincéis limpos.

Lave bem as mãos antes da maquiagem (e durante também)

modelo-lavando-maos

 

Outra dica que parece óbvia (mas não é!), afinal, a gente às vezes usa os dedos para espalhar alguns produtos. Ao tocar na bala de um batom ou em uma sombra, por exemplo, você pode transferir para o produto resíduos que estão nas suas mãos, aumentando o risco de contaminação por microorganismos. Na dúvida, lave bem as mãos com água e sabonete e opte pelos pincéis para aplicar os produtos, certo?

Remova a make antes de dormir

Modelo removendo maquiagem

 

“Ah, tô cansada”. “Tô com sono”. “Amanhã eu tiro”. “Deu preguiça”. E por aí vai: são tantas as desculpas pra não tirar a make, mas se tem uma dica que a gente adora repetir por aqui é essa. Tirar a maquiagem todinha antes de dormir é preciso. Para o bem da sua pele e dos seus olhos, deixe o demaquilante e o algodão ao lado da cama, com um recadinho pra você mesma (porque ninguém mais vai conseguir te convencer dessa tarefa!).

Sete motivos para nunca esquecer de tirar a maquiagem

Fique atenta aos sinais da sua pele

Modelo sorrindo

 

Quando algo não está bem, o seu rosto fala! Sabia? É sim: se durante ou depois do uso da maquiagem você notar vermelhidão na pele, nos olhos ou coceira, confira os prazos de validade dos seus produtos pra ver se está tudo em dia, faça uma limpeza completa no rosto e não hesite em procurar um dermatologista em caso de dúvidas. A sua pele é algo muito importante pra deixar pra lá qualquer sinal de alerta. 🙂

Evite alergias: saiba mais sobre produtos hipoalergênicos

COMENTÁRIOS 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS