Maquiagem dos anos 70, 80, 90, 2000 e 2010: o que mudou

Acompanhe a evolução em meio século de beleza e prepare-se para o que vem por aí

Mudar de faculdade, mudar de emprego, mudar de cidade, mudar o cabelo, mudar de ideia, mudar… Já parou pra pensar que chatice seria a vida se tudo permanecesse igual sempre? Assim é com a vida, com a moda, com a beleza, e é por isso que a gente ama tanto as novidades: elas vão transformando os nossos looks com o passar do tempo.

Pra mostrar pra você o quanto a maquiagem mudou nos últimos 50 anos, fizemos uma linha do tempo que você pode usar como referência na hora de renovar o seu visual. Viaje nesse passado e prepare-se: vem mais mudança por aí em 2017. 😉

A maquiagem nos anos 70
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na década da discoteca, o filme As Panteras estava com tudo! A moda era ter os cabelos volumosos da atriz Farrah Fawcett (a pantera loira da foto acima) e uma maquiagem com muito lápis para olhos, máscara para cílios, blush e brilho labial.

Foto: Reprodução Revista Manchete
Foto: Reprodução Revista Manchete

Aqui no Brasil, um dos maiores destaques de beleza da década foi a novela Dancin Days, da Rede Globo, que tinha como protagonista Júlia Matos, interpretada pela atriz Sônia Braga. Na moda do início dos anos 70, estava em alta o estilo hippie, influenciado pelo Festival de Woodstock de 1969: calça pantalona, saias e vestidos longos com estampas coloridas, franjas e maquiagem natural.

Anos depois, com o sucesso das discotecas, a make passou a ter mais brilho, cor (o batom vermelho estava em alta!) e tons metálicos. Tudo para arrasar à noite!

Veja mais:
Quatro maquiagens inspiradas nos anos 70 pra você usar já
Estilo retrô: saiba como aderir
O que mudou no design de sobrancelhas ao longo das décadas

Maquiagem dos anos 80
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Anos 80, a década do pop e do rock! Era o boom dos cabelos frisados e platinados, do batom pink, das sombras coloridas, das cores fluorescentes, das leggings, e muitas outras tendências que são copiadas até hoje. A musa pop Madonna era um dos ícones de beleza com seu estilo ousado e rebelde de ser: em seus looks, ela abusava dos batons coloridos, cílios volumosos e sobrancelhas grossas.

Looks de Stranger Things trazem figurinos clássicos dos anos 80
Haja Coração! Compare o estilo das personagens da novela das sete com a versão dos anos 80

Foto: Reprodução/Twitter
Foto: Reprodução/Twitter

Já no Brasil, duas modelos até então pouco conhecidas chamavam a atenção pela beleza bronzeada e natural, num estilo “musa tropical”: Xuxa e Luiza Brunet. O look da época: brilho labial colorido + blush pra dar um toque bronzeado + olho esfumado + lápis para olhos na linha d’água.

A maquiagem nos anos 90
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os anos 90 tiveram tantos estilos diferentes que só as Spice Girls para resumirem! Foi a década do batom marrom e cintilante, dos cabelos compridos e com mechas loiras ou acobreadas, das sobrancelhas mais finas, das blusas cropped, dos tecidos acetinados e tantas outras tendências – algumas das quais a gente ama até hoje!

Foto: Divulgação/TV Globo
Foto: Divulgação/TV Globo

No Brasil, o sucesso da novela Quatro por Quatro fez com que muita gente se apaixonasse pela beleza da personagem Babalu, vivida pela atriz Letícia Spiller: make natural, pele levemente bronzeada, esmalte vermelho, cabelos na altura dos ombros, short jeans e blusa cropped colorida. Quem viveu essa época certamente copiou algum detalhe dos looks dela!

Dos anos 90 pra cá: os looks bombantes da nova novela das nove

A maquiagem nos anos 2000
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Nos anos 2000, a beleza da top Gisele Bündchen foi destaque nas passarelas e conquistou o mundo! A maquiagem da década traz diferentes estilos e cores, mas passou a trazer tons de nude para destacar a beleza natural. Uma make anos 2000 se faz com sombras cintilantes e com brilho, batom nude, brilho labial transparente e pele perfeita.

Sete famosas que mostram que a maquiagem dos anos 2000 está de volta

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Mas se por um lado os anos 2000 trouxeram elementos delicados à maquiagem, por outro resgataram os excessos como os looks com muito brilho e cores vibrantes. Até o clássico delineado gatinho, sucesso nos anos 50, voltou em formatos mais gráficos e marcantes também graças a uma cantora que resgatou e transformou o estilo retrô: Amy Winehouse.

A maquiagem nos anos 2010
Foto: Divulgação TV Globo
Foto: Divulgação TV Globo

A década que vivemos hoje é marcada pela diversidade: a valorização da beleza natural fez com que as mulheres de diferentes belezas misturassem tendências (como o contorno) com clássicos (como o batom vermelho) para destacar o visual.

A tecnologia permitiu que a maquiagem ampliasse seu portfólio com produtos para todos os tons e tipos de pele, e a beleza negra nunca esteve tão em destaque como nos últimos anos. Taís Araújo foi uma das brasileiras que defenderam como nunca o orgulho da cor da pele e dos cabelos crespos e volumosos.

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

A década de 2010 também foi a da maquiagem iluminada, da make natural, do batom mate, das sombras coloridas, dos lábios escuros, das sobrancelhas grossas. Da beleza com cara de praia de Gigi Hadid, das makes elaboradas de Kim Kardashian, das mulheres maduras, da beleza plus-size e de que acreditar que a beleza não está apenas naquilo que se vê, mas no que está além do espelho: no poder de acreditar em si mesma.

As mudanças vão continuar: na maquiagem, na moda, nos penteados e cortes de cabelo. E por que não, em você também! Preparada para o que está por vir? 😉

COMENTÁRIOS 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS