Dez dúvidas sobre maquiagem que você vai ter algum dia (e todas as respostas!)

Quer escolher o produto certo para o seu tom de pele e arrasar na make? Veja as dicas

Toda mulher tem dúvidas sobre maquiagem em algum momento da vida – e até as experts no assunto precisam confessar que às vezes surge aquele impasse: “com que make eu vou?” Pois no dia 18 de março, O Boticário conversou com muitas dessas mulheres através da nossa fan page: um plantão de beleza em tempo real respondeu a diversas perguntas, especialmente sobre maquiagem, assunto queridinho das nossas fãs.

E como a gente já sabe que, de vez em quando, bate aquela indecisão na hora de escolher o look certo e arrasar, listamos aqui as 10 dúvidas mais comuns sobre maquiagem que um dia você pode ter. E, claro, para facilitar a sua vida, respondemos a todas elas com dicas e truques de como acertar na make em qualquer ocasião!

Dúvidas e respostas sobre maquiagem
1. Como escolher o tom certo dos produtos para a minha pele?

A superdica é da maquiadora sênior de O Boticário Suelen Johann: para saber o tom ideal da base, do corretivo e do pó para a sua pele, teste no seu rosto, e não no dorso da mão, como é bastante comum se fazer. Se for comprar na loja ou com a sua revendedora, aplique um pouco de produto no rosto, e confira se ficou no mesmo tom da sua pele em algum ambiente com luz natural.

Mas e a cor do blush, como escolher? Tons de pele mais amarelados combinam melhor com as cores pêssego, bronze e laranja, enquanto tons de pele mais rosados têm tudo a ver com blush rosa e terracota. Mas lembre-se: não há regras, e essa mesma lógica pode ser aplicada aos batons. Arrisque e teste não apenas os tons clarinhos, mas o vermelho, o roxo, o laranja… 😉

Escolha os tons certos de base, corretivo e pó

2. Que tipo de make combina com quem usa óculos de grau?

A verdade é que quem usa óculos de grau pode fazer qualquer make. O óculos não deve limitar você, viu? Encare-o como um acessório fashion! 😉 É claro que existem certos looks que valorizam o olhar de quem usa óculos, como um belo delineado gatinho combinado de um batom vibrante. Para festas, um olho superesfumado é uma boa opção. Procure ornar as cores da make com a cor da armação para não ter erro!

Veja só a dica da fã de O Boticário Renata Hellena Menezes: “Uso óculos, gosto muito de make e prefiro tons mais fortes para destacar o olhar! Uso o delineador da linha Intense, Máscara para Cílios + o lápis retrátil de Make B. nos olhos. Na pele, invisto em um leve blush, e finalizo com batom vermelho. O destaque fica em você e não nos óculos.”

3. Como fazer um olho esfumado?

Essa é uma dúvida muito frequente de quem ama um olhar bem poderoso, mas não há mistério. Aplique a sombra no côncavo com um pincel denso, no formato de sua preferência. Depois, esfume com um pincel gordinho e fofinho (como esse de Make B.), fazendo movimentos de vai e vem no côncavo. Se a linha ainda parecer marcada, esfume uma sombra bem clarinha (nude ou marrom claríssima) por cima da extremidade da sombra que foi aplicada no côncavo.

Veja aqui um tutorial de olho esfumado lindo para o Outono que chegou!

4. Posso usar olho tudo e boca tudo?

É claro que pode! Vamos partir do princípio de que maquiagem não tem regras. Então, pode arrasar no olhão e bocão SIM. Olha a dica da nossa fã Thamirys Santos para usar esse look: “Eu gosto de usar um delineado gatinho, sombra marrom, muita máscara para cílios e um batom marcante, principalmente vermelho.” Dica para a vida! <3

5. O que fazer para disfarçar as olheiras?

O corretivo é o melhor amigo da mulher quando o assunto é se livrar das indesejáveis olheiras. A dica da Suelen para usá-lo com perfeição é a seguinte: “aplique um corretivo de alta cobertura na pálpebra superior (para esconder pequenas veias) e abaixo dos olhos, desça-o até o nariz em formato de triângulo para uniformizar o tom da região.” Se elas teimam em não irem embora, aplique também o Flash Iluminador de Make B., uma canetinha iluminadora que vai cancelar qualquer tom escuro abaixo dos olhos. Não deixe de assentar o corretivo na pele com a ajuda do pó que, além de garantir que o produto não se mova, ainda dá mais cobertura.

Veja aqui quatro dicas para disfarçar as olheiras

6. Como esconder espinhas e cravos?

É mais fácil esconder marquinhas de cravos e espinhas do que você imagina! Aplique um corretivo de alta cobertura em cima da espinha (ou da área que você tem cravos) e, com o dedo, pressione o produto contra a pele dando batidinhas. Espere o corretivo secar e aplique pó por cima com um pequeno pincel mais denso. Procure não espalhar nem o corretivo nem o pó para não irritar a região e causar vermelhidão. Dê batidinhas sempre!

7. Como realçar o meu formato de olho?

Primeiro, identifique o formato do seu olho. É sempre válido observar como pessoas que tem os olhos parecidos com os seus se maquiam, busque referências! Sugestões de make não faltarão. Olhos pequenos pedem lápis bege na linha d’água, sombra iluminadora no cantinho interno e sombras cintilantes. Olhos grandes ficam lindos com um lápis preto na linha d’água e esfumado abaixo dos cílios inferiores + delineado. Olhos amendoados ficam ainda mais poderosos com um delineado gatinho e cílios volumosos. Os olhos fundos pedem uma sombra clara esfumada no côncavo para não aprofundar ainda mais e delineado esfumado para marcar a base dos cílios.

8. Como disfarçar manchas na pele?

Vale a mesma lógica das marcas de espinha e cravos: aposte no corretivo de alta cobertura e pó para obter o melhor resultado possível. Mas antes disso, uma base de alta cobertura já vai camuflar boa parte da mancha. É importante não aplicar uma camada grossa de produto para não realçar o que está por baixo. Lembre-se de escolher produtos com a cor exata da sua pele! 😉

9. Como fazer para a maquiagem durar o dia todo e não derreter?

Essa é a maior dúvida das mulheres que têm pele oleosa! Se faz parte desse clube, anote as dicas. Sempre aplique primer antes de preparar a pele. Além de fazer a make durar mais, ele suaviza linhas de expressão e poros. Procure usar base e pó de acabamento mate, 100% opaco. E não deixe de reaplicar o pó ao longo do dia caso a pele fique brilhosa.

Veja a dica da nossa fã Milene Kobayashi: “vai do trabalho direto para um happy hour com as amigas, mas a make já deu aquela derretida por causa do calor? Retoque o pó, e aproveite que o lápis já deu aquela borradinha para esfumar nos cílios inferiores. Retoque a sombra no côncavo para ficar mais marcadinho e bora aproveitar com as amigas!”

10. Como fazer o delineado gatinho?

A gente ama um delineado gatinho e quer ver todo mundo fazendo também. Para começar, veja essas dicas preciosas que a Suelen nos deu para o delineado perfeito.

O truque da fã de O Boticário Isabella Spichiger é a seguinte: “cole um pedaço de fita adesiva no cantinho do olho, posicionando-na na direção que o gatinho deve ir. Assim, não tem erro! O traço fica retinho e perfeito”.

Ficou com alguma dúvida que não está nessa lista? É só postar aqui nos comentários! Quem sabe a gente responde em uma supermatéria por aqui? 😉

COMENTÁRIOS 67

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS

  1. Adorei as dicas! Eternas dúvidas da mulherada, mas que bom, sinal que sempre temos o que aprender e a troca de experiências com um bate papo, sem dúvida é uma ótima forma de aprender! Bjao equipe do Viva linda!