Contorno facial: aprenda a ressaltar a beleza do seu rosto

Descubra o melhor pincel e o tom de base certo para a sua pele

Uma make que ressalta a nossa beleza e dá aquela escondidinha nos pontos certos é a pura felicidade, certo? Ainda mais quando a gente consegue reproduzir aquele visual profissional, como o das famosas que circulam nos tapetes vermelhos e eventos VIP. A magia da maquiagem é que ela é aliada para qualquer tipo de rosto, para qualquer tom de pele. E com a técnica do contorno para o seu tipo de rosto, então, o resultado é perfeito!

O contorno pode parecer complicado, mas vale a pena tentar. Com a prática, você vai descobrir detalhes particulares do seu rosto e poderá adaptar as dicas ao seu formato de rosto. Por enquanto, anote o básico: o contorno usa tons mais claros para iluminar os pontos de destaque e os tons mais escuros para ofuscar aquilo que preferimos deixar em segundo plano, ok? 🙂

Como aplicar base para fazer contorno


A maquiadora Dani Herok aconselha quem está começando a aplicar a base com o mesmo tipo de pincel usado para o blush. Você pode experimentar com o
Pincel para Blush de Make B. Mas Dani dá uma dica importante: “Tenha um pincel apenas para o contorno. Não use o mesmo para aplicar blush ou pó”.

E quais cores usar no contorno do rosto?

Escolha uma base dois tons acima do que você costuma utilizar normalmente. Dica: a linha Color Adapt de Make B. está disponível em sete cores diferentes para testar as que mais se encaixam com o que você busca.

Para as áreas que deseja iluminar, use o Flash Iluminador Color Adapt. Ele tem quatro opções de cor. A dica da maquiadora é intensificar o iluminador em makes para a noite e deixá-lo mais discretinho em looks para o dia. Fácil!

Contorno facial para rosto oval

Tem rosto oval – o mesmo tipo da rainha do contorno Kim Kardashian? A diva é uma das maiores divulgadoras da técnica. Ou seja, além de ter o tipo de rosto considerado mais equilibrado e fácil de maquiar, você ainda pode copiar direitinho o contorno dela. Olha só:

Kim costuma passar a base mais escura desenhando uma espécie de número 3 em cada lado do rosto: uma linha vertical nas laterais, uma linha horizontal no topo da testa, outra na linha dos maxilares e outra logo abaixo das maçãs da face. Ela também aplica a base nas laterais do nariz.

Para copiar, o iluminador deve ser aplicado nas maçãs do rosto, ao longo do nariz e na testa, acima das sobrancelhas.

Kim Kardashian em foto de lado, onde é possível ver o rosto com contorno e iluminado. Ela usa blusa de renda preta.

Se o seu rosto é oval como o de Kim Kardashian, inspire-se na diva do contorno sem medo!

Atriz Jessica Alba sorri para a foto. Ela está com cabelo liso e blusa preta com decote V.

A atriz Jessica Alba complementa a make com cintilante nos olhos e lábios. Linda, né?

Contorno facial para rosto redondo

Se o seu estilo de rosto é mais arredondado, como o da cantora Selena Gomez, a técnica do contorno é perfeita para criar um efeito de rosto mais fino.

Nesse caso, a base mais escura deve ser aplicada em uma linha vertical nas laterais do rosto: faça a linha do lado da testa até a altura do meio das bochechas. A partir dos pontos finais desta linha, aplique mais um pouco da base nas laterais da testa (sem criar uma linha contínua) e também abaixo das maçãs do rosto. Complemente com o iluminador na linha do nariz e para criar um triângulo invertido logo abaixo dos olhos. Pronto!

Atriz Selena Gomez sorri para a foto, com o cabelo preso dividido ao meio, maquiagem discreta e brincos pendentes.

Selena Gomez tem o típico rosto em formato arredondado. Inspire-se na cantora!

Miley Cyrus usa dois coques de tranças, um em cada lado da cabeça. Ela sorri para a foto, com batom rosa e blusa branca com detalhes em transparências.

Ilumine-se como Miley Cyrus, que também tem o rosto em formato redondo.

Contorno facial para rosto quadrado

Atrizes como Sandra Bullock e Angelina Jolie são referências quando a gente está falando de rostos em formato quadrado. E todo mundo concorda que elas são maravilhosas, né? Para criar um contorno que ilumine ainda mais a beleza deste tipo de rosto, a base mais escura deve ser aplicada nos cantos: bem nos extremos dos maxilares e nas laterais da testa.

Aplique o iluminador como um triângulo invertido no meio da testa, no queixo, abaixo dos olhos e na linha do nariz.

Atriz Sandra Bullock sorri discretamente para a câmera. Ela usa maquiagem discreta e um vestido cinza com decote na região entre os seios.

Se o seu rosto em o formato do de Sandra Bullock, o contorno nos cantos dos maxilares e testa pode ajudar a afinar o rosto.

Atriz Angelina Jolie usa cabelo solto e maquiagem discreta. Ela está com uma blusa prateada com decote V.

Angelina Jolie ressalta os olhos em make natural com pele iluminada.

E dica da maquiadora: se não ficar perfeito da primeira vez, não desanime! Ter domínio sobre a make exige prática e quanto mais você exercitar, mais vai descobrir o jeito de ressaltar a beleza que só você tem. 😉

Já sabe qual detalhe do seu rosto você ama mais? Conte para a gente qual parte você quer manter sempre iluminada. 🙂

COMENTÁRIOS 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS