Veja cinco dicas para otimizar o seu tempo e cuidar mais de você

Descubra como se colocar em primeiro lugar com histórias de mulheres que aprenderam a se valorizar

Você é prioridade na sua vida? A resposta pode soar óbvia, mas o fato é que muitas mulheres ainda têm certa dificuldade de se colocar em primeiro lugar, separando um tempinho do dia para si mesmas. Às vezes, tudo parece ser mais urgente: a casa, o(s) filho(s), o marido, o trabalho, etc. E você, onde fica nessa lista? É possível, sim, encontrar uma brecha entre uma tarefa e outra e reorganizar o tempo conforme suas necessidades.

titulinho_1

Criada em uma família de mulheres de personalidade marcante e trabalhadoras desde cedo, Estela Rocha sempre se interessou por temas relacionados aos direitos do sexo feminino. “Ficava me questionando sobre essas diferenças entre homens e mulheres que a sociedade impõe”, comenta. Tantos questionamentos incentivaram Estela a fundar dois projetos ligados à valorização da mulher.

O primeiro projeto, idealizado junto com um grupo de amigas, foi a ADF – Associação Desportiva Feminina, iniciativa que empodera mulheres através da prática do esporte. O segundo, criado no ano passado, é um grupo de Emponderamento da Mulher, que abre espaço para exposições, eventos e encontros: “fizemos um mapeamento inicial sobre as necessidades que algumas mulheres tinham e, a partir disso, abrimos a conversa. No final das contas, o grande objetivo do grupo é que elas entendam como é importante separar um tempo para si e discutir assuntos que abordam o universo delas”.

Com mais de 500 palestras já ministradas, a coach e palestrante comportamental Semadar Marques conta que aprendeu a se colocar em primeiro lugar dando prioridade ao que considera mais importante. “Atualmente, tenho muitos papéis: mãe de um filhinho de três anos, esposa, amiga, trabalhadora, enfim, aprendi que preciso me priorizar sempre, e estar alinhada com meus valores. É importante delegar aquilo que é delegável e relaxar com as situações que fogem ao meu controle”. Não se cobrar tanto é o melhor caminho, segundo Semadar.

topo_cuidese

Se colocar em primeiro lugar é também uma questão de saber organizar melhor o tempo que temos disponível. O desenvolvedor de software e coach Daniel Wildt começou a ter problemas de saúde em decorrência do excesso de trabalho e da falta de atenção com a saúde. Depois disso, resolveu estudar sobre como otimizar o tempo para ter mais qualidade de vida. Veja as dicas do coach:

1. Defina o seu tempo. Entenda quais são os momentos do dia que podem ser só seus para se valorizar, descansar, aprender ou refletir. Inicie com 15 minutos, depois 30, e quem sabe uma hora por semana. Assim, você aprende a valorizar mais estes momentos.

2. Tenha momentos de reflexão para entender o que está acontecendo. Pergunte-se como foi o seu dia? E como foi sua semana? Essa é uma oportunidade para sair do piloto automático.

3. Busque oportunidades de melhoria e trabalhe em pequenos passos. Há algo que você possa fazer diferente hoje para ter um dia melhor?

4. Priorize menos atividades. Faça um planejamento ou uma listinha por dia até encontrar seu novo ritmo.

5. Aprenda constantemente sobre você e seus padrões de “funcionamento”. E descubra formas de testar e quebrar estes padrões.

titulinho_2

Mesmo envolvida em movimentos sobre emponderamento da mulher, Estela Rocha conta que foi um término de namoro que realmente fez com que ela se colocasse como prioridade na vida. Já Semadar Marques aprendeu a se priorizar estudando mais sobre inteligência emocional e coaching. Para servir de inspiração, elas contam como aproveitam seu tempo hoje.

Depoimentos de mulheres que se cuidam

COMENTÁRIOS 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook