Um elogio pode mudar o dia: de quem faz, e de quem recebe

Veja como trocar palavras de incentivo pode ser transformador e conheça quem faz isso por prazer

Não há sensação melhor do que estar bem consigo mesma e se sentir linda. E é tão bom quando alguém repara e valoriza nesse nosso estado de espírito, não é? É fato comprovado: um elogio pode sim nos transformar. Mas você já parou para pensar em quantos elogios espontâneos faz por dia?

Ivana do Prado Padilha, especialista em psicologia hospitalar, afirma que elogiar alguém é um exercício de solidariedade e empatia. “Elogiar é validar as qualidades do outro, o que reforça seus aspectos positivos, tornando-o mais seguro e confiante“. Segundo ela, elogiar também é um sinal de autoconfiança da parte de quem faz, pois somente quando estamos seguros é que conseguimos destacar o que as pessoas têm de melhor.

Bilhete escrito Um elogio pode transformar o seu dia

Como já dizem por aí, gentileza gera gentileza. E devolver um elogio nunca fez mal a ninguém. Muito pelo contrário: colorir os dias de quem você gosta faz bem não somente para você, mas a quem recebe o carinho. E foi pensando nisso que, em março de 2013, Maria Joana de Avellar e mais oito amigas criaram um perfil no Instagram chamado Elogio de Chica. Como moram longe uma da outra, elas usam a rede social para publicar fotos e trocas de elogios dedicados a elas próprias ou a outras pessoas. Com a mensagem “porque elogiar nunca é demais!“, a inspiração para divulgar o perfil veio da beleza do elogio sincero de uma mulher pra outra.

“Isso acontece muito naturalmente entre mulheres que se gostam e a gente ficou com vontade de criar um espaço pra isso e incentivar essa troca de amor“, conta Maria Joana. “Um elogio sincero mostra que a gente está vendo a pessoa, que ela existe na vida da gente. É dividir a coisa boa que a gente sente quando vê uma coisa boa em alguém. Uma coisa de ficar feliz pelo outro, sabe?“, diz.

Foi com esse mesmo sentimento de recarregar as energias positivas que Erismar Tanja criou um grupo no Facebook chamado Um elogio por dia, por semana ou por mês, que hoje conta com mais de 1,5 mil membros. “No final de um dia cheio, senti uma grande vontade de receber um abraço e, ao mesmo tempo, de retribuir esse abraço. Foi quando veio a ideia e criei o grupo“, conta. Para ele, um elogio sincero causa bem estar e motiva as pessoas a estarem sempre bem e fazerem o bem. No grupo, os participantes postam elogios dedicados a amigos, familiares, ONGs e institutos que cuidam da saúde das pessoas. “Todos nós precisamos desse combustível emocional“, afirma. Assim como Erismar, Maria Joana também acredita na gratidão de receber um elogio. “É um incentivo para a gente continuar fazendo coisas legais“.

Além disso, a especialista Ivana Padilha reforça que o elogio ajuda a desenvolver a autoconfiança e é algo que pode transformar as atividades diárias. “Uma pessoa que é elogiada com frequência torna-se mais ciente de suas potencialidades e é mais firme em suas atitudes e escolhas“.

Você já elogiou alguém hoje? Pois não hesite: você vai perceber a reação positiva de quem recebe o seu elogio espontâneo, e vai se sentir muito bem. Pode ser a make do dia, o cabelo novo, a roupa, o sapato, o perfume: qualquer coisa que chamar a sua atenção e arrancar um sorriso. 🙂

COMENTÁRIOS 16

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS

  1. Quero agradecer a equipe Boticário pelo presente Kit que continha o perfume Zingara
    eu simplesmente adoro esse perfume usava desde 1989, tenho muita historia de adolescente,
    referente a esse perfume, Posso dizer não tem preço, obrigada pelo dia da mães maravilhoso
    isso não tem preço….Comprei dois kits devido ao perfume Zingara…..amo demais esse perfume
    Obrigadão. Dia das Mães muito feliz……

  2. Quero elogiar o atendimento maravilhoso com que as funcionárias da loja do boticário do carrefour de Jundiaí me atenderam , como a loja estava vazia tive o privilégio de ser atendidas pós todas as 4 que estavam trab naquele momento .. Foram super simpáticas e atenciosas. Fica aqui o meu mais singelo agradecimento !

  3. Quero elogia atendente do shopping carioca.Letícia ou thais acho q e Letícia.mais não e difícil descobrur.ela me atendeu muito bem.foi um perfume malbec.q veio com defeito.ela me tratou muito bem.parabéns boticário por ter uma funcionária frviplinada. No dia 04/10 um abraço obg Letícia.bjs