Reciclagem de embalagens pós-consumo de produtos de beleza

Veja o caminho completo para o descarte de frascos vazios de O Boticário

Você não tem a impressão de que a cada dia que passa as pessoas têm se preocupado mais com o meio ambiente? Sim?! Pois é, atitudes sustentáveis tem feito parte da rotina de cada um para preservar aquilo que é importante para todos nós no presente e ainda mais no futuro. O Grupo Boticário adora o universo da beleza e se preocupa em deixar o planeta mais lindo, afinal, beleza também é construirmos, hoje, um futuro mais sustentável. Por isso, o Grupo criou um programa de reciclagem para dar o destino adequado às sacolas, caixas, frascos vazios e embalagens dos produtos de beleza. Veja o caminho que eles percorrem — do descarte nas lojas até o processo de reciclagem.

O que acontece com
as embalagens de
beleza quando você
descarta nas
nossas lojas?

Dar o destino adequado às
embalagens reduz o impacto
ambiental e garante um
mundo mais sustentável

O descarte
nas lojas

Temos mais de 3.900 pontos de coleta em nossas lojas pelo Brasil. Lá, as embalagens pós consumo são recolhidas e doadas para 21 cooperativas que trabalham com reciclagem beneficiando diretamente 922 catadores.

Embalagens do consumidor que já estão quebradas ou cortadas também são aceitas?

Sim! Não sei se você sabe, mas essas embalagens também causam impacto ambiental, assim como aquelas em bom estado. Bem importante: fique atenta ao manuseio desses produtos para evitar cortes e acidentes. Se possível envolva as embalagens em jornal para reduzir riscos.

Pode descartar em qualquer loja?

O nosso programa por meio das lojas possui uma das maiores operações em logística reversa de produtos de beleza do país, considerando a quantidade de pontos de coletas e capilaridade: 3.900 lojas nos mais de 1.750 municípios onde o Grupo Boticário tem operação. Para participar entre em contato com a loja da sua cidade - veja aqui o telefone e o endereço: http://encontre.boticario.com.br/

O transporte
dos produtos

Estabelecemos uma parceria com as transportadoras: no momento em que elas entregam os novos pedidos nas lojas, recolhem os materiais descartados e encaminham para as cooperativas credenciadas e responsáveis pelo processo de reciclagem. Mais de 3.000 motoristas de nossas transportadoras parceiras estão engajadas no Programa.

O Grupo Boticário ganha algum dinheiro com isso?

Não. O Boticário faz a doação desses materiais para 21 cooperativas de reciclagem em todo o país contribuindo para geração de renda de catadores que atuam nessas organizações. Com isso, garantimos a destinação adequada dos materiais fortalecendo a inserção em novos ciclos produtivos Essas organizações fazem a destinação desses materiais e beneficiando diretamente 922 catadores.

Existe algum brinde em troca da minha embalagem vazia?

Estamos avaliando alternativas. Os descartes inapropriados destas embalagens poluem o meio ambiente, por isso a devolução destes materiais é um compromisso de todos a favor do mundo em que vivemos. Seja você um agente de transformação!

A reciclagem
dos produtos

As embalagens que foram descartadas são entregues às cooperativas ou aos locais que realizam o processo de reciclagem. Lá, os funcionários capacitados transformam o resíduo em matéria-prima para novos ciclos produtivos.

As embalagens vazias retornam para a fábrica para serem reutilizadas?

Não. As embalagens vazias serão encaminhadas às cooperativas de reciclagem, homologadas pelo Grupo Boticário, para transformação em matéria-prima e reaproveitamento em outros ciclos produtivos. O Grupo Boticário não reutiliza as embalagens descartadas pelos consumidores.

É lei realizar a reciclagem pós-consumo de produtos?

Sim. A reciclagem pós consumo é um requisito legal que envolve fabricantes, distribuidores e comerciantes, por meio da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Antes mesmo da obrigatoriedade legal, o Programa Reciclagem de Embalagens já estava implantado nos pontos de venda de O Boticário no país.

O destino
depois da reciclagem

Quando estão na cooperativa, as embalagens são descaracterizadas, separadas de acordo com os tipos de materiais — papéis, vidros, plástico etc. — e são reinseridas em novos processos de produção.

O Grupo Boticário atua em Sustentabilidade?

O tema é importante para o grupo uma vez que ele compõe um dos pilares do Plano Estratégico de Sustentabilidade com ações de curto, médio e longo prazo, até 2024.

O que acontece quando as embalagens vazias são descartadas sem cuidado algum?

As embalagens, quando descartadas em lixões ou aterros sanitários, demoram muitos anos para desaparecerem (se decompor) no meio ambiente.

COMENTÁRIOS 9

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS

  1. Foi uma pena na promoção eu não consegui o creme, fiquei muito triste onde eu moro já tinha acabado, minha cunhada me cadastrou!
    Será que tem alguma coisa para eu poder retirar.

    Obrigada
    Luciana Dias

    Este email é da minha cunhada! Flora

  2. Gostaria de saber o motivo do boticário não incentivar o aproveitamento de embalagens produzindo refil. Deixo de comprar produtos por esse motivo! apesar de acreditar que um cliente não faça diferença, mas no futuro isso deveria ser pensado. Outra duvida o motivo da página de sustentabilidade de vocês não funcionar!