Projeto incentiva as pessoas a verem o lado poético e bonito das coisas simples

Saiba mais sobre a história da baiana Camila Lordelo, a vencedora do Mulheres que Perfumam da semana

Camila Lordelo

Enxergar o lado poético e a beleza das coisas que vivemos no dia a dia. Esse é o objetivo da Camila Lordelo, natural de Salvador, com o projeto Eulíricas. “O meu exercício diário é olhar para tudo o que está à minha volta e encontrar um sentido para cada coisa. É me deixar comover pelo que é simples, e, por isso, quero fazer com que as pessoas enxerguem tudo de maneira diferente: que se deixem comover por um banho de chuva, um coqueiro sozinho na praia, um poste mais colorido na cidade“, explica. A publicitária de 33 anos mora em São Paulo desde 2011, quando recebeu uma proposta de emprego e resolveu mudar de vida.

Camila conta que escreve poesia e textos desde pequena, mas que, profissionalmente, trabalhou muito com criação e imagens. “Sempre escrevi, a vida inteira, e a poesia foi algo que nunca descolou de mim. De alguma forma, ela sempre se manifestava“, conta. Desde que se mudou para a capital paulista, ela diz que, por estar longe de casa, longe do mar, começou a se inspirar mais e dar força ao projeto que sempre sonhou em realizar: levar mais poesia para as coisas. Foi então que ela criou o Eulíricas, no final de 2013. No ano seguinte, ainda buscando o autoconhecimento e cada vez mais inspiração para a nova ideia, Camila saiu do trabalho e foi passar um tempo em Paris, na França. “Lá, eu escrevi e fotografei muito. Absolutamente tudo que eu sentia eu registrava, e isso servia como inspiração para o meu projeto“, diz.

Projeto de Camila Lordelo

Na volta da viagem, em julho de 2014, Camila oficializou a dedicação ao projeto e colocou a mão na massa. “A poesia é como se fosse um alimento para mim, no fim de cada dia eu chegava em casa e escrevia. E foi nesse ano que resolvi dar mais ouvido ao sentimento e apostar pra valer nele“, conta. Hoje, a baiana se dedica intensamente ao Eulíricas e se sente ainda mais inspirada com os resultados que tem recebido. “O mais legal é que as pessoas se identificam bastante, são tocadas de verdade; é a poesia em um estado muito natural. O carinho que tenho recebido me faz sentir uma gratidão enorme. É maravilhoso ver a poesia ganhando mais espaço na vida das pessoas, e poder contribuir com tudo isso é bonito demais“, explica. Junto com o Eulíricas, Camila tem outro projeto: o Tudo Tem Poesia, em que escreve sobre as coisas mais simples e inusitadas e espalha pela cidade. “Escrevo poesia sobre qualquer coisa e colo esse texto na rua. Eu quero que as pessoas olhem à sua volta mais com o coração e sintam as coisas. A proposta é mostrar que o destino, o amor, o sentimento, o mar, tudo pode inspirar a gente!“.

Em busca do lado poético do que vê, Camila procura aplicar suas criações no dia a dia, para que as pessoas possam levar consigo um pedacinho dessa beleza. Ela também se inspira na ideia de que cada vez que as suas criações forem vistas por alguém, elas irão incentivar uma lembrança boa, de um sentimento que valeu a pena. “Está virando uma coisa muito divertida e inspiradora. É um sentimento que vem de dentro, tão simples, e a gente vê que várias pessoas sentem a mesma coisa. É lindo!“, diz Camila. E você, já viu poesia no seu dia hoje?

Mulheres que perfumam

COMENTÁRIOS 8

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS

  1. Faço parte do mundo da poesia diferente da Camila eu não trabalho exclusivamente disso mas sempre que tenho tempo escrevo frases textos e poesias votadas ao amor paixão sentimentos. Tenho páginas comunidade blogs com um pouquinho do meu Rob, poesia é tdo de bom eu fico sonhando acordada criando imaginando cenas fixações e a minha imaginação flui.,.alicelifeaf