Mulheres que Perfumam: valorização da mulher no Carnaval pernambucano

Amigas criam movimento de percussionistas que hoje trabalha também questões de gênero

Sabe aquelas coisas que a gente começa a fazer quase que por acaso e acabam se tornando um objetivo de vida? Tem muita gente que escolhe a profissão assim: faz algo porque tem vontade e aquilo adquire uma importância tão grande que vira para a vida toda. E isso não quer dizer que seja menos importante do que os projetos que já nascem com grandes objetivos.

Mulheres que Perfumam no Carnaval

 

Com o Grupo Artístico Percussivo Conxitas, de Pernambuco, foi mais ou menos assim. Algumas amigas queriam tocar no Carnaval, mas não encontraram espaço nos grupos que já existiam, predominantemente masculinos. A saída que elas encontraram foi bem simples: criaram o próprio grupo. Começaram a tocar juntas ritmos da terra, vestindo figurinos feitos por elas mesmas com tecido de chita. O nome, Conxitas, vem daí. No verão de 2005, elas eram em torno de 30 integrantes, mas a repercussão foi tão grande que, no ano seguinte, já havia oficinas de dança e percussão para iniciantes.

Mulheres que Perfumam no Carnaval

Elas seguem tocando e se divertindo no Carnaval, mas fazem muito mais do que isso. “Hoje o grupo trabalha também em suas atividades questões que envolvem a valorização da mulher, além da parte artística, difundindo a cultura pernambucana de uma forma bem singular”, conta Anne Costa, presidente e coreógrafa. A identidade visual, bem feminina e nordestina, é muito importante, já que o Conxitas não tem um objetivo específico, mas “se justifica na própria essência do ser mulher”.

Mulheres que Perfumam no Carnaval

 

A meta original de tocar no Carnaval se mantém, mas isso mexe muito com as participantes. Anne explica: “A cada ensaio, são mil possibilidades de criação e transformação para todas. Aprender um toque novo, uma coreografia, a cantar sem perder o andamento no instrumento, emagrecer, perder a timidez, reencontrar a coordenação motora… Quem passa pelo grupo, sai muito mais autoconfiante, se sentindo mais bonita, se valorizando do jeito que é, se gostando e se cuidando, curtindo os cabelos naturais, um bom batom, uma máscara para cílios preto e tá tudo certo”.

E aí, ficou com vontade de colocar em prática aquele projeto antigo? Então busque mais inspiração em histórias de mulheres que transformam o ambiente onde vivem. A série Mulheres que Perfumam mostrará exemplos de 27 mulheres que melhoram o mundo com sua maneira única, simples e positiva de agir. A estreia será no dia 10 de outubro, com transmissão pelo canal Discovery Home & Health.

COMENTÁRIOS 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook