Mulheres que Perfumam: projeto estimula a colaboração através da doação

Conheça a iniciativa de Yve Franco, vencedora do Mulheres que Perfumam dessa semana

Yve Franco

Todas nós quase sempre temos em casa roupas, objetos ou até mesmo algum móvel que está sem utilidade, não é? Em agosto do ano passado, a produtora de eventos Yve Franco, de 29 anos, estava em casa arrumando suas coisas e se deparou com essa situação. “Vi um vestido ainda com etiqueta no armário e fiquei me sentindo mal por nunca ter usado. Então, resolvi fazer alguma coisa”.

Assim começou o projeto “Se precisar, pegue, se não precisar, doe” no Rio de Janeiro. Em vez de doar a roupa para alguma instituição, Yve se deu conta de que não sabia para onde iam suas doações, e resolveu tomar uma atitude simples. “Peguei uma caixa de papelão, coloquei o vestido, juntei mais alguns brinquedos que meu filho não usava mais, comprei um quilo de alimento e escrevi em um papel o nome da ideia. Depois, fui até a rua Tucumã (zona sul do Rio) e deixei lá para ver o que acontecia”, conta.

No mesmo dia, pessoas que passavam, voltavam depois para deixar outros itens. Na manhã seguinte, Yve fez uma página do projeto no Facebook, que lotou de curtidas rapidinho: “A ação foi se espalhando, criei outros pontos no Rio, e depois divulguei um folheto explicando como as pessoas poderiam iniciar um ponto. Elas levaram a ideia a outras cidades. Hoje, o projeto existe também em Natal, Fortaleza, São Paulo e até em Buenos Aires”.

Yve Franco no projeto de Mulheres que Perfumam

Segundo ela, o objetivo vai além da doação para moradores de rua. O principal é conscientizar as pessoas de que é muito melhor dar um novo destino ao que está parado em casa, do que deixar empoeirar: “A gente precisa entender que não é só no lixo que podemos descartar o que não nos serve mais. Podem existir outros lugares, para que outras pessoas tenham acesso”.

Yve acredita que, a partir de agora, o projeto deve seguir auto-sustentável, para que a iniciativa continue se espalhando independente dela: “foi muito realizador, quando percebi que deu certo, fiquei muito feliz”. Yve, a gente é que fica feliz e torce para que iniciativas como essas continuem surgindo 🙂

A votação do projeto Mulheres que Perfumam continua! Participe e não deixe de compartilhar o seu projeto aqui em Viva Linda.

Mulheres que perfumam

COMENTÁRIOS 4

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS