Marcha do Orgulho Crespo: veja o que rolou em São Paulo

Milhares de pessoas se reuniram para celebrar o poder do cabelo crespo

Valorizar o cabelo crespo e questionar os padrões de beleza estabelecidos: esses foram alguns dos objetivos da 3ª Marcha do Orgulho Crespo, que reuniu mais de 1.500 pessoas na Avenida Paulista no último sábado (05). O evento contou com uma programação cultural com palestras, oficinas e show de encerramento com a MC Soffia, rapper de 13 anos que tem muito a dizer sobre empoderamento.

A marcha, que é promovida todo ano desde 2015, aborda o debate racial pelo viés estético: o cabelo crespo e cacheado é um símbolo de resistência, identidade e autoestima. Um exemplo é que cada vez mais as mulheres têm abandonado o alisamento para assumir de vez os seus cachos, a chamada transição capilar.

Assumir os cachos, além de ser uma grande transformação estética, também é visto como um ato político: a de recuperação da própria identidade.

Prova disso? Uma pesquisa realizada pelo Google apontou que as buscas por cabelos crespos cresceram mais de 300% nos últimos dois anos e, pela primeira vez, o interesse por cabelos cacheados superou o por cabelos lisos nas buscas. Ou seja: cada dia mais e mais mulheres estão optando por assumir seus fios naturais! <3

::Veja
Penteados para cabelos em transição: 13 fotos para você se inspirar
Elas disseram sim aos cachos e encararam a transição capilar

Uma dos debates, mediado pela jornalista Igi Ayedun e com participação de estilistas e modelos, trouxe um tópico que vem sendo cada vez mais discutido: a importância da representatividade na indústria da moda. Afinal, para naturalizar todo o tipo de beleza, é preciso que todas as pessoas ocupem esses espaços, né?

Nas oficinas, rolaram trocas de experiências sobre maquiagem para pele negra, penteados para cabelo afro e dicas sobre como passar pelo  big chop, que é o corte de cabelo que tira toda a parte alisada dos fios durante a transição capilar. Você sabia que hoje 24% das mulheres entre 18 e 24 anos se consideram cacheadas?

Veja Mais
Cabelo crespo é lindo: saiba como cuidar do seu
Afro puff: tendência que valoriza o cabelo afro
Penteados para cabelos em transição: 13 fotos para você se inspirar

Famílias inteiras foram juntas para o evento, numa celebração de cultura, história e força que o cabelo crespo representa. E é maravilhoso um mundo onde as crianças já são empoderadas desde cedo, não é mesmo? <3

Como um evento que reverencia a beleza do cabelo crespo, muitas mulheres maravilhosas, cheias de estilo e atitude passaram por lá. Vem ver:

O evento na paulista mostra que força do cabelo crespo vai muito além da estética: é empoderamento! E você? Se orgulha dos seus cachos? <3

COMENTÁRIOS 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook