Inspiração: designer transformou hobby em profissão

Com obstinação e paciência, designer de jóias aprendeu técnicas de scrapbook e paper cut

Silvia Mazzurana com a filha Catarina
Silvia com a filha, Catarina, no aniversário de 1 aninho da menina

Você sabe o que são as artes do paper cut e do scrapbook? Pois a designer de joias e hoje artesã, Silvia Mazzurana, 35 anos, até sabia o que eram, mas nunca pensou que teria um dia que colocar a mão na massa e fazer a magia do papel acontecer.

Esta é uma história de acreditar no potencial e ir além do que se imaginaria que seria possível. E começa há pouco mais de um ano, quando nasceu Catarina, filha de Silvia, e quando sua irmã, Claudia Madruga, descobriu uma doença grave. Claudia sempre foi uma grande artesã de scrapbook, uma técnica que utiliza diferentes tipos de papéis para fazer composições para adornar livros, cadernos, álbuns de fotografias e objetos em geral. O maior incentivo para lutar contra o câncer era a alegria da sobrinha Catarina. Um dos seus sonhos era poder decorar com sua arte a festa do primeiro aniversário da menina. Ela desejava criar o “Jardim Encantado de Catarina”.

“Tudo o que minha irmã fazia era perfeito e único. Logo que minha filha nasceu, ela escolheu o tema e já tinha resolvido tudo o que iria fazer. Mas com o avanço da doença, as quimioterapias, ela apenas teve tempo de fazer o protótipo de uma fada. Em dezembro do ano passado, ela faleceu e eu fiquei com a missão de fazer o ‘Jardim Encantado de Catarina’, como minha irmã queria. Herdei uma máquina, papeis, fitas e a bravura de aprender, porque eu nunca tinha feito nada disso”, conta Silvia.

Silvia ao lado de sua irmã Claudia e sua filha Catarina
Silvia com a irmã, Claudia, e a  filha, Catarina

Com a ajuda de algumas amigas da irmã, que enviaram arquivos e áudios, e buscas na internet assistindo a vídeos, Silvia começou a preparação para o desafio. Faltavam apenas três meses. “Estraguei papeis, errei alguns cortes, até que um dia fiz uma oração e pedi inspiração. Foi aí que tudo começou a dar certo. Fui aprendendo, criando da minha maneira e os itens da festa surgiram”, lembra.

A comemoração do aniversário aconteceu em março deste ano e cada detalhe foi feito com muito amor. O “Jardim Encantado de Catarina” fez tanto sucesso que começaram a aparecer pedidos e o desafio inicial se tornou uma profissão para Silvia.

Mesa de doces com enfeites feitos em papercut

 

“Estou amando usar minha criatividade e energia com os papéis. Tenho feito algumas festas onde o diferencial é criar temas novos e exclusivos, tanto para decorações quanto para as lembrancinhas, que as pessoas usam com o maior carinho”, garante.

Potinhos de doces enfeitados com flores feitas com a técnica papercut

 

Para O Boticário, Silvia também criou trabalhos lindos, com a técnica paper cut. Neste método, o papel é cortado com estilete para formar figuras. Um trabalho minucioso, que exige muita destreza com as mãos.

Silvia Mazzurana fazendo trabalho de papercut para O Boticário
Silvia aplica técnica de paper cut para campanha de O Boticário
papercut com desenho de uma sereia

 

Papercut com desenho de sereia terminado

 

Essa arte revela o lado emocional desta época do ano, onde há a escolha e a preparação de presentes para as pessoas que mais amamos. E o Natal pede isso: lembranças que ficarão para sempre.

Papercut de Paris com perfume My lily

 

Papercut com perfume My Lily terminado

 

“Sinto que minha irmã está orgulhosa. Sempre que eu ressaltava que ela era perfeita com a arte, ela comentava que se eu tentasse, iria gostar também. Hoje sei do que ela estava falando. Acredito que ela esteja sorrindo neste momento e dizendo que já sabia que eu amaria trabalhar com os papéis”, diz.

Papercut com desenhos alusivos à praia

 

paper cut de Linda Summer finalizado

 

Silvia ensina o segredo para quem quer iniciar com a arte de transformar o papel em itens surpreendentes. “Basta ter amor e paciência para criar. Ter persistência para fazer algo novo com um olhar atual para encantar as pessoas”.

Papercut de Cuide-se Bem pré-pronto

 

Paper Cut de Cuide-se Bem terminado

 

Se você também tem uma história de superação de desafios, conta para a gente aqui nos comentários!

COMENTÁRIOS 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS