Grávida e linda: saiba como cuidar da beleza durante a gravidez

Especialistas indicam o que deve estar na sua rotina de cuidados no período de gestação

Hidratar a pele, cuidar dos cabelos, manter a saúde do corpo e da mente em dia. Os cuidados com a beleza e a saúde da mulher devem ser um hábito diário. E se tem um período que essas práticas precisam funcionar plenamente é durante a gravidez. Se você é mãe, já deve ter se perguntado sobre o que fazer durante a gestação: é correto praticar exercícios? É possível evitar o surgimento das indesejadas estrias na pele? Como manter a saúde em dia enquanto o bebê está em pleno crescimento? A expressão “comer por dois“ faz sentido?

São muitas as dúvidas que podem surgir no período de gestação – e esclarecê-las é uma forma de reforçar a sua autoestima e ajudar você a programar os cuidados pessoais durante esse período. Por isso, conversamos com especialistas que vão ajudar a eliminar alguns mitos e confirmar algumas verdades sobre essas questões.

Durante toda a gravidez
Grávida fazendo exercícios

 

– Muitas mulheres acreditam que, por estarem grávidas, precisam fazer repouso e abandonar as atividades físicas. Isso é mito! Especialistas afirmam que, se não há complicação médica, a prática de exercícios diária por pelo menos 30 minutos é recomendada durante toda a gravidez. A dica é fazer caminhadas e exercícios na água, como hidroginástica e natação. Evite atividades com risco de queda e mergulho em profundidade, prefira opções mais leves. E lembre-se de que, quanto mais confortável for a roupa, melhor!

– De acordo com profissionais, uma prática bastante utilizada na gravidez é a drenagem linfática, que ajuda a relaxar e reduz o acúmulo de líquido, aliviando os inchaços típicos da gravidez. O uso de meias elásticas também é recomendado, especialmente para mulheres que ficam muito tempo sentadas ou em pé. Essas meias ajudam a prevenir o aparecimento de varizes e inchaços nas pernas. Além disso, manter a pele sempre hidratada e protegida do sol é essencial.

1 a 3 meses
Grávida na praia tomando sol

 

– Esta é a fase inicial do desenvolvimento do feto. Por isso, o uso de tinturas e descolorantes nos cabelos deve ser evitado, principalmente os produtos com amônia, iodo e metais pesados em suas fórmulas. Além disso, a mãe não deve usar química nos fios, como alisamento e escova progressiva. Nesse período, o sistema imunológico também fica alterado, o que aumenta o risco de reações alérgicas na gestação, mesmo a produtos já utilizados anteriormente.

– Se você usava coloração antes de descobrir a gravidez, que tal aproveitar esse momento para apostar em uma transformação? Usar os fios curtinhos, por exemplo, além de valorizar muito mais o seu rosto, ainda pode ganhar um toque especial com vários penteados. Muito mais prático pra você, que vai atrair todos os elogios e não vai precisar se preocupar em ir ao salão a todo momento.

Veja aqui vários penteados lindos pra inspirar você a apostar no cabelo curto

4 a 6 meses
Mulher grávida passeando na praia

 

Neste período, cerca de 90% das gestantes podem perceber algumas manchas na pele, em especial no rosto. Os melasmas, como são chamados, são ocasionados pelos hormônios da gravidez. A melhor forma de evitar que elas apareçam, segundo especialistas, é usar diariamente protetor solar e, caso for se expor aos raios do sol, não esquecer do chapéu. Além das manchas no rosto, também podem ocorrer o escurecimento dos mamilos, sardas e pintas e o aparecimento de uma linha escura na barriga. Mas não se assuste: tudo tem tratamento! É só você conversar com o seu médico que ele indicará os produtos mais adequados para o seu caso 🙂

Para o rosto, use o Cuide-se Bem Solar Protetor Solar Facial FPS50

Para o corpo, use o Cuide-se Bem Solar Protetor Solar Corporal FPS30

Quando as pernas e os pés começam a inchar por conta da gravidez, o ideal é usar um produto que mantenha você confortável até o final da gestação. Por isso, recomendamos o Gel Relaxante para Pernas e Pés de Boti Mammy. Ele auxilia na redução do inchaço e dá uma sensação de conforto imediato, fazendo você se sentir mais descansada.

7 a 9 meses
Mulher grávida passando hidratante na barriga

 

É no final da gravidez que podem aparecer as indesejadas estrias no corpo da mulher. Elas têm relação direta com a distensão dos tecidos e com a atividade hormonal do corpo da mãe, típicas da gestação. Os lugares mais comuns onde elas podem surgir são na barriga, seios e coxas, e a principal medida para evitá-las, além da hidratação constante da pele, é o controle do peso excessivo na gravidez. Procure ter uma alimentação saudável e praticar exercícios adequados à situação regularmente. E não esqueça: beba muita água!

Procure usar cremes e óleos hidratantes nas regiões onde podem aparecer estrias. A linha Boti Mammy de O Boticário traz um creme e um óleo para prevenção de estrias e suavização das que já existem. É o Creme Pré e Pós-Parto e o Óleo Preventivo de Estrias, que melhora o aspecto da pele, deixando-a macia, hidratada e com maior elasticidade para o crescimento da barriga.

Após o nascimento
Mulher com seu bebê recém nascido nos braços

 

Depois que o bebê nasce, é possível que a mãe observe queda de cabelos por algum tempo. Mas isso não deve ser motivo de preocupação: a tendência, segundo especialistas, é melhorar espontaneamente em poucos meses. O que é possível de acontecer também é o ressecamento dos cabelos, que pode causar uma quebra dos fios próxima à raiz e, consequentemente, uma queda capilar. Neste caso, especialistas recomendam produtos hidratantes e evitar prender os cabelos por um tempo. Caso a queda seja intensa, a mãe deve investigar questões hormonais ou falta de vitaminas.

Para um tratamento de choque contra o ressecamento

– Durante a fase de amamentação, a mãe deve ingerir bastante líquido para manter o corpo hidratado e auxiliar na produção do leite. A alimentação também deve ser balanceada. O cuidado com a pele, principalmente na região das mamas, é muito importante, além de manter a atenção redobrada para cremes e medicações utilizados para que não causem uma possível alergia na pele do bebê.

Cuidando do seu bebê
Mãe sorrindo para seu bebê no berço

 

– Na hora de cuidar da pele do seu pequeno, utilize produtos que são adequados para a sensibilidade do bebê. Para o banho, a linha Boti Baby de O Boticário tem sabonete líquido, shampoo e sabonetes em barra que são perfeitos para deixar o seu filho com a pele suave e levemente perfumada, limpando sem provocar irritação nos olhos.

– Para aliviar as cólicas do seu bebê, faça uma massagem relaxante com o Óleo de Massagem de Boti Baby. Ele é feito especialmente para uma pele sensível e vai deixá-la hidratada e protegida por muito mais tempo.

– Quando for sair de casa, além de proteger a sua pele dos raios solares, não esqueça de usar o protetor também no seu bebê. O Boti Baby Protetor Solar FPS 50 é recomendado para bebês acima de seis meses de idade, e vai proteger a pele contra os raios UVA e UVB por até duas horas dentro d’água.

– Como não amar um bebê cheirosinho, com aquele perfume suave que a gente tanto gosta? A fragrância suave da Boti Baby Água de Colônia combina notas frescas que trazem uma sensação deliciosa de aconchego para o seu bebê. O cheirinho vai durar o dia inteiro!

Especialistas:
Dra. Penélope Saldanha Marinho, membro da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio de Janeiro
Dra. Clarissa Prati, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – secção RS.

COMENTÁRIOS 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook