Bigode é hit masculino da década: conheça os estilos e saiba como manter

Aparar, pentear e modelar fazem parte da rotina dos adeptos do estilo

Ser barbudo e bigodudo nunca esteve tão em alta. Na última década, o estilo masculino está mais democrático do que nunca graças a uma verdade que muitos teimavam em não admitir: os homens gostam de se cuidar sim e não querem ser julgados por isso. Alguns passaram a usar penteados antes tidos como “femininos”, outros a cultivar o bigode (julgado como “cafona” há não muito tempo atrás), ter jóias ou bijuterias passou a algo ainda mais comum e os adeptos do genderless aderiram de vez às saias e à maquiagem (por que não?). Como diz aquela música que virou hit, “respeita o moço”!

Modelo com bigode

 

Estilos de bigode que estão em alta

Diferente dos anos 80, em que o bigode grosso e com fios longos eram bastante comuns, hoje os homens preferem fios mais aparados e com espessura mais fina. Veja os estilos mais populares do momento:

Handlebar ou bigode hipster

Modelo com bigode hipster

 

Sem dúvida, esse bigode em estilo europeu com as pontas enroladas com cera é o grande hit dessa década. Muito usado por famosos, esse estilo pode variar no tamanho e no comprimento das pontas.

Alexandra Nero com bigode hipster

 

Os mais noveleiros vão lembrar do Comendador Zé Alfredo (interpretado por Alexandre Nero em “Império”), que usava e tinha a mania de afinar as pontas do bigode com os dedos.

Modelo com bigode e barba

 

Uma variação mais discreta desse estilo é possível mantendo as pontas mais finas que a base do bigode, mas sem aplicar cera para modelar. Muitos adeptos usam só o bigode, mas a maioria prefere aderir como parte da barba ou do cavanhaque.

Chevron

Brad Pitt com bigode

 

Esse formato clássico, muito usado na década de 80, é mais grosso e cobre boa parte do lábio superior. Apesar da espessura, muitos preferem usá-lo mais aparado, com os fios mais curtos, para não cobrir o lábio.

Modelo com bigode cobrindo o lábio

 

O bigode chevron é considerado por muitos como um tipo fácil de manter, mas não se engane: é preciso aparar o comprimento dos fios com alguma frequência para não perder a forma (ele pode ficar volumoso pra caramba, acredite).

Lápis

Clark Gable com bigode feito a lápis

 

Popularizado pelo ator Clark Gable no filme “E o vento levou”, nos anos 40, o bigode de espessura fina ganhou um visual mais despojado nos tempos atuais. O formato não é milimetricamente desenhado, e pode ser mais reto ou mais triangular.

Johnny Depp com bigode

 

O maior desafio dos bigodes mais finos é manter o formato, aparando os pelos que crescem ao redor. Não é tão indicado para quem tem muita quantidade de pelos ou crescimento rápido, pois exige mais manutenção.

Como manter o bigode em três passos

Modelo com bigode hipster

 

Limpar e hidratar

O primeiro passo para manter o bigode é mantê-lo sempre limpo – para controlar a oleosidade e eliminar as impurezas – e hidratar a pele da região para evitar irritações ao barbear. Para a hidratação, opte por produtos multifuncionais, mais práticos por terem vários benefícios. Fica a dica: o Hidratante Protetor 6 em 1 da linha MEN tem protetor solar FPS 20, hidrata sem deixar a pele oleosa, tem ação anti-envelhecimento e pode ser usado para aliviar a pele depois de barbear.

Aparar e barbear

O barbear já faz parte da rotina masculina, mas quando se tem bigode é preciso manter o formato e reduzir o comprimento dos fios com a tesoura. Mesmo os bigodes mais despojados precisam dessa manutenção, e o mesmo vale para quem tem pelos mais ralos.

Top 3 produtos para barbear:

MEN Only Creme 2 em 1: produto multifuncional que pode ser usado no pré e no pós barba, e também como hidratante para os fios.
MEN Only Espuma de Barbear Hidratante: para quem não abre mão da espuma de barbear, uma opção que amolece os pelos e facilita o uso da lâmina ou do barbeador.
MEN Creme para Barbear Não-Espumógeno: para um barbear mais prático e sem danos à pele

Pentear e modelar

Pente, escovinha, cera, pomada modeladora: manter o bigode é um hábito tão diário quanto pentear os cabelos. Vale conversar com o barbeiro para saber como manter o formato no dia a dia, vale buscar referências na internet, vídeos no Youtube, etc. Só não vale não se cuidar, beleza?

Manual da barba: saiba como cuidar dos pelos e da pele do rosto

COMENTÁRIOS 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook