Anos 90: o girl power das Spice Girls ainda é celebrado nos dias de hoje

Temas abordados pelo grupo de sucesso da década continuam inspirando mulheres

Que os anos 90 e muito do estilo que caracteriza o período estão de volta, não é mais novidade, certo? Mas nos últimos dias, a comemoração do aniversário de uma das músicas mais icônicas da década aumentou ainda mais a nostalgia do período e mostrou que muitos anseios continuam os mesmos. “Wannabe” das Spice Girls completa 20 anos, mas poderia tranquilamente ter sido escrita nos dias atuais. Um viva ao “girl power”!

Lançada em julho de 1996, o single foi o grito inicial do poder feminino que as cinco integrantes do grupo britânico – Geri Halliwell, Emma Bunton, Melanie Brown, Melanie Chisholm e Victoria Beckham – tanto pregavam naquela época, e reflete muito bem o cenário atual, com a constante luta das mulheres por direitos iguais.

A pergunta presente em um dos versos da canção, “o que você realmente quer?”, que instigava as meninas a se expressarem, tem significado e representatividade tão grandes hoje quanto no período em que foi lançada.

Assim como em “Wannabe”, as letras das outras músicas e as atitudes das Spice Girls encorajavam mulheres a apoiarem umas às outras, e acreditarem em si mesmas. Tudo isso em uma época em que o feminismo ainda não era tão discutido. Para muitas meninas, foi o primeiro contato com o tema, tão propagado nos dias de hoje.

Na semana passada, Mel B, Geri e Emma se reuniram para relembrar o sucesso e agradecer aos fãs. Ou seriam as meninas que deveriam agradecer? 😉

Mel C comemorou no Twitter o aniversário da canção e destacou sua importância ainda nos dias de hoje: “Feliz 20º aniversário, #Wannabe, você não envelheceu nada!”

A prova de que as questões levantadas pelas Spice ainda são atuais? Depois de 20 anos, “Wannabe” ganhou uma nova versão super inspiradora.

O hit se tornou trilha sonora de uma campanha da Nações Unidas (ONU) pela igualdade de gêneros no mundo, parte das Metas Globais de Desenvolvimento Sustentável. Trata-se de um videoclipe em que mulheres de países como a Nigéria, Índia, Estados Unidos e Canadá entoam os versos da música para pedir igualdade.

Entre as reivindicações, estão o fim da violência contra as mulheres, a igualdade de gêneros e salários, educação de qualidade para todas e o fim do casamento infantil.

Global Girls - Cape Town, South Africa
Meninas filmam releitura do clássico hit “Wannabe”
Entre as reivindicações, estão o fim da violência contra as mulheres, a igualdade de gêneros e salários e educação de qualidade para todas
Entre as reivindicações, estão o fim da violência contra as mulheres, a igualdade de gêneros e salários e educação de qualidade para todas

O clipe ainda traz a hashtag #WhatIReallyReallyWant (o que eu realmente quero), convidando mulheres do mundo todo a compartilharem seus anseios. As participações serão transmitidas para representantes de diversos países na ONU no mês de setembro.

Clipe ainda traz a hashtag #WhatIReallyReallyWant, convidando mulheres a compartilharem seus anseios
Clipe ainda traz a hashtag #WhatIReallyReallyWant, convidando mulheres a compartilharem seus anseios

Victoria Beckham foi responsável pela grande divulgação do vídeo e comemorou o lançamento em suas redes sociais: “Vinte anos depois – o girl power é usado para empoderar uma nova geração‬”.

Mais atual impossível, não? 😉

COMENTÁRIOS 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS