Você sabe usar shampoo da maneira certa? Descubra já!

Expert esclarece algumas das principais dúvidas sobre o produto

Se existem produtos de beleza que nos acompanham desde o comecinho da vida, um deles, sem dúvida, é o shampoo. E por fazer parte dos nossos banhos há tanto tempo, às vezes, seu uso se torna um ritual quase que totalmente “automático”: aplicamos nos cabelos, massageamos a cabeça, enxaguamos, e continuamos aquele banho relaxante sem pensar muito no processo. E já que o shampoo é um dos assuntos de beleza do momento nas redes sociais – segundo o Espelho da Beleza – não há momento melhor para pensarmos: você sabe usar shampoo da forma certa?

mulher lavando os cabelos com shampoo

Existem algumas dúvidas frequentes em torno do uso do shampoo, e certamente você já ouviu várias recomendações por aí, do tipo, “troque o seu shampoo com frequência”, ou “use shampoo sem sal, que faz bem para os fios”. Mas quais delas estão corretas? Para esclarecer isso de vez, convidamos o hairstylist Clayton Bruz, que respondeu às perguntas com dicas para nunca mais errar mais na hora de escolher e aplicar o produto!

1. É verdade que devemos alternar o shampoo de tempos em tempos?

Sim, alternar é importante, pois o cabelo precisa de novos nutrientes depois de um certo tempo. O fio precisa, por exemplo, de menos brilho e mais sedosidade, ou vice-versa. Uma boa dica é intercalar o shampoo, fazendo a primeira lavagem com um e a segunda, com outro. Mas o importante é sempre usar os produtos para o seu tipo de cabelo, aí não tem erro.

Escolha o shampoo certo para o seu tipo de cabelo

2. É correto fazer duas lavagens com shampoo a cada banho?

É bom lavar duas vezes, porque quando a pessoa lava o próprio cabelo, geralmente não consegue espumar o fio de primeira. É na segunda aplicação que o shampoo espuma e limpa bem o bulbo capilar. O mais importante é que devemos massagear e não apenas esfregar o produto no couro cabeludo. Assim, a oleosidade que está concentrada nele se espalha também para os fios.

3. Qual a quantidade ideal de shampoo que devemos usar sem desperdício?

É a medida da palma da mão, mais ou menos do tamanho de uma moeda, nada mais que isso. Outra opção é colocar aos poucos, em várias regiões da cabeça, para ir espalhando de maneira uniforme. Isso também ajuda bastante!

Guia do cabelo saudável: 13 dicas para manter seus fios lindos

4. Devemos usar o shampoo em todo o comprimento dos fios ou apenas no couro cabeludo?

O shampoo é mais direcionado ao couro cabeludo. Primeiro, devemos aplicá-lo diretamente na cabeça para, no final da lavagem, espalhar para o comprimento dos fios.

5. É bom usar shampoo e condicionador de linhas diferentes? Qual o benefício de usar todos os produtos de uma mesma linha?

O mais importante é usar o shampoo adequado para cada perfil de cabelo: se o cabelo é misto, por exemplo, usar um shampoo para a raiz oleosa e outro para as pontas secas. Não muda muita coisa usar da mesma linha ou de linhas diferentes, desde que os produtos sejam adequados ao seu tipo de cabelo e não deixe o fio com um aspecto opaco. A mistura das linhas deve dar mais brilho ao fio, e não o contrário.

Veja como usar produtos de diferentes linhas para deixar seus fios tratados

6. Qual a frequência certa para lavar os cabelos?

O mais comum é lavar todos os dias, mas não existe uma frequência correta. Isso vai depender de cada pessoa, que vai sentir quando o cabelo está oleoso ou se pode ser lavado dia sim, dia não. Geralmente, o bulbo capilar transpira bastante (e por isso também a troca de shampoo no dia a dia!). Mas quem tem o couro cabeludo mais seco pode intercalar as lavagens sem problemas!

7. Quais os benefícios do shampoo sem sal para os cabelos?

O shampoo sem sal é o mais indicado para os cabelos, pois ele consegue dar sedosidade e brilho aos fios, sem agredir e sem deixar opaco e ressecado. Os shampoos com sal não dão um brilho tão prolongado aos cabelos e pode até aumentar a oleosidade depois de um tempo.

Agora, é só descobrir os shampoos que mais combinam com o seu fio e deixá-los cada vez mais lindos com essas dicas. Os das linhas Nativa SPA e Cuide-se Bem são todos sem sal e garantem esse brilho extra. Já escolheu o seu queridinho? 😉

Liso, volumoso ou cacheado: saiba como cuidar de cada tipo de cabelo no verão

Verão fresh: dicas para manter o cabelo limpinho e perfumado nos dias de calor

 

Foto: Thinkstock

COMENTÁRIOS 7

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS

  1. Recebi duas amostras do shampoo e condicionador da linha CUIDE-SE BEM/Hidratação imediata – Antifrizz, sem sal. Ontem mesmo usei.
    Meus fios ficaram soltos, macios e com brilho. Beeem hidratados! Nunca havia tido resultados assim só com shampoo e condicionador. AMEI!!!