Cabelos compridos: dicas para cuidar dos seus fios

Alguns cuidados podem fazer mágica pelas suas madeixas.

Muitas mulheres se sentem poderosas com suas longas madeixas. É seu caso? E a sensação de jogar o cabelão pra lá e prá cá? Se você não consegue se imaginar com os fios curtinhos, e não se importa se a tendência é bob ou long bob, não desapega dos seus longos, esta matéria é pra você. Vem com a gente!

Mas pra ficar com o look em dia e desfilar com o fios compridos e impecáveis é preciso tomar alguns cuidados. Ninguém quer abrir mão do corte longo só porque eles não estão saudáveis, não é mesmo? A boa notícia é que tem sim como ter cabelão sem sofrimento. Basta aprender algumas dicas preciosas.

#1 Sempre hidrate os fios

Quem já é dona de um cabelão sabe como é difícil manter o comprimento e a ponta dos fios bem hidratados e com brilho, né? A dermatologista Fernanda casagrande explica que o nosso couro cabeludo produz uma hidratação natural, mas que essa não consegue chegar até as pontas.

Para mantê-los saudáveis, é importante uma rotina de hidratação que dá pra fazer em casa mesmo. Aposte em produtos que tenham, na fórmula, óleos e outros nutrientes, como o shampoo e condicionador Fonte de Hidratação da linha Match do Boticário. Os produtos têm uma formulação com óleo de coco puro que vai fundo na fibra capilar e hidrata da raiz às pontas – perfeito para um cuidado diário!

Outra dica importante é hidratar pelo menos uma vez por semana – ou até duas vezes por semana, se os fios estiverem muito ressecados. Aposte em máscaras rápidas de se utilizar e com efeito instantâneo, como a Match Fonte da Hidratação Máscara Capilar. Também à base de óleo de coco, ela deve ser aplicada no logo antes do shampoo.

E dica: para potencializar o efeito, envolva a cabeça com uma touca plástica e uma toalha quente. Depois de agir por três minutos, lave o cabelo normalmente. O resultado fica leve e incrível!

Modelo sorrindo enquanto os cabelos compridos castanhos balançam
O cabelo comprido fica maravilhoso em qualquer produção, não é mesmo?

#2 Cuidado com as agressões diárias

Quanto mais comprido o cabelo, mais agressões ele sofre – desde aquele elástico superapertado que você prende as mechas até o uso frequente de secador. Fique atenta a esses momentos que, às vezes, passam despercebidos, mas que podem prejudicar todo o cuidado e dedicação que você tem com seus fios.

Escolha elásticos revestidos, que protegem a fibra capilar e evitam a quebra do fio. Outra dica: lave os fios assim que sair do mar ou da piscina com cloro, para tirar os resíduos e evitar o ressecamento.

Adepta do secador – às vezes não dá tempo de esperar todo esse cabelo secar! – ou da chapinha? Então nunca se esqueça de aplicar um protetor térmico antes de submeter os fios ao calor. Além de proteger contra os danos causados pelo secador e chapinha, o Cuide-se Bem Protetor Térmico Defrizante ainda reduz o tempo de secagem!

Atriz Lucy Liu sorri posando para a foto com os cabelos castanhos compridos e lisos.
Hidratação garante a saúde dos cabelos compridos.

#3 Fique atenta às necessidades dos fios

A dermatologista diz que é importante usar produtos específicos para cada tipo de cabelo, a fim de otimizar os cuidados. Ela lembra que a necessidade de uma madeixa oleosa não é a mesma que a de uma seca, por exemplo. Assim como lisas e cacheadas precisam de nutrição diferente.

Se seu cabelo é seco, com cachos e quimicamente tratado, utilize produtos para todas essas especificidades, alternando a cada lavagem. Por exemplo: um dia aposte na linha Cuide-se Bem Restauração Extraordinária, e na lavagem seguinte na linha Cuide-se Bem Cachos Exuberantes. 😉

Também é importante ter cuidado ao lavar o comprimento e as pontas. O melhor é massagear o couro cabeludo e deixar que o produto escorra pelas madeixas – esfregá-las pode danificar, além de ser desnecessário, sabia?

Beyoncé sorrindo para a foto com um vestido tomara que caia preto e os cabelos compridos e ondulados até a metade das costas.
Cada cabelo tem suas especificidades: preste atenção nelas!

#4 Perca o medo da tesoura

E nada de ficar inventando desculpas pra não cortar as pontas dos cabelos. Repará-las ajuda na manutenção do comprimento e a manter a qualidade do fio. “É inevitável que ocorra pontas duplas e quebra, por mais cuidado que você tome. Cortar a cada dois ou três meses é importante para que essas pontas não abram cada vez mais” explica Fernanda.

E se você já teve aquela experiência desagradável de pedir para o cabeleireiro tirar só as pontinhas e acabou quase com um corte médio, a gente entende o seu medo da tesoura! Mas não deixe que isso impeça que você siga cuidando direitinho dos fios. Por isso sempre vale a pena encontrar um profissional de confiança.

E para que as mechas cresçam resistentes, escolha o shampoo, condicionador e acelerador de crescimento da linha Match Tônico do Crescimento. Os produtos dão força, diminuindo a quebra e a queda de cabelo.

Jennifer Lopez posa para a foto com os cabelos compridos abaixo do peito e uma blusa prateada.
Tirar as pontas garante a saúde do cabelo – perca o medo da tesoura!

#5 Cuidado ao pentear

Se seus cabelos são lisos ou ondulados, prefira penteá-los antes do banho – eles ficam ficam muito sensíveis molhados, facilitando a quebra na hora de pentear. Já se são cacheados, penteie durante o banho (após aplicar o condicionador), para facilitar o desembarace. O melhor jeito de pentear? Sempre começando pelas pontas, assim eles não embaraçam.

E dê preferência para pentes largos ou escovas com cerdas macias – lembrando sempre de pentear os cabelos com atenção e delicadeza, para evitar de danificá-los.

Atriz posa com um vestido branco e os cabelos crespos compridos até a altura do peito.
Na hora de pentear, cada cabelo pede um momento diferente. As cacheadas devem desembaraçar os fios durante o banho.

Não é tão difícil manter seu cabelo comprido saudável, não é mesmo?

COMENTÁRIOS 22

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS