Seis dicas de como fazer para o cabelo crescer mais rápido

Especialistas revelam alguns segredos para conquistar o cabelo dos sonhos

Cabelo comprido não sai de moda. Nos concursos de beleza, tapetes vermelhos ou nas novelas e séries de TV, ele pode ser visto em looks ultrafemininos, com os fios soltos ou em penteados glamourosos. O estilo continua despertando o desejo de muitas mulheres, sempre buscando dicas de como fazer para o cabelo crescer mais rápido, e é um dos assuntos mais comentados nas redes sociais nos últimos dias, segundo o Espelho da Beleza.

As apaixonadas por cabelos longos (sejam as que já aderiram ao visual ou as que querem adotá-lo) compartilham de uma dúvida bastante comum: por que os cabelos demoram tanto a crescer? Para desvendar esse mistério e mostrar que é possível acelerar o processo de conquistar fios compridos, brilhantes e saudáveis, listamos algumas dicas preciosas para você se jogar sem medo. Com a ajuda da cabeleireira Carla Adriana Demétrio e do tricologista Valcinir Bedin, saiba como desfilar por aí com aquele cabelão poderoso.

Espelho da Beleza: veja os assuntos de beleza do momento nas redes sociais

Gif sobre cabelos longos

Passar a tesoura nos fios é sempre uma grande dúvida para quem quer deixá-los crescer. Qual a frequência e a época certas para o corte? Segundo Carla, a periodicidade ideal para renovar as pontas é entre três e seis meses. Assim, a média de crescimento dos fios varia entre 1 e 3 cm.

Se você é supersticiosa e só vai ao salão durante os períodos de lua crescente, um alerta: a ideia de que os fios crescem mais rápido em determinadas luas e estações é mito! Lá no tempo das nossas avós e bisavós, era comum achar que a influência da estação sobre as culturas agrícolas também se estendia aos cabelos. Em vez disso, aposte em aparar os fios no período certo e eliminar as indesejáveis pontas duplas, que quebram com facilidade e trazem a impressão de que o cabelo não cresce.

Gif sobre cabelos longos

Cabelos compridos exigem cuidados, você já sabe. Para mantê-los saudáveis, é preciso redobrar o cuidado com as agressões externas, como sol, calor, química, entre outros fatores. Se você costuma abusar do secador e da chapinha, um aviso: em excesso, eles danificam a estrutura do fio. “A dica para mantê-lo saudável é usar uma proteção térmica”, recomenda Carla.

Mais uma dica fundamental para proteger os seus cabelos: não durma com os fios molhados. A melhor forma de secá-los é remover o excesso de umidade com uma toalha, sem esfregar muito, e deixá-los soltos para secarem ao natural, sem secador.

Gif sobre cabelos longos

Lavar o cabelo é uma ação tão natural que, às vezes, a gente deixa passar alguns detalhes importantes para a saúde dos nossos fios. Ao aplicar o shampoo, lembre-se de massagear o couro cabeludo com movimentos suaves e circulares e, ao enxaguar, remova completamente o produto antes de aplicar o condicionador.

A temperatura da água ideal é a morna, quase fria; entre 22 e 24 graus. O tricologista Valcinir Bedin explica o porquê: “quando a água está numa temperatura mais quente do que essa, ela remove a oleosidade protetora dos fios e desacelera o crescimento do cabelo”. Sim, a oleosidade na medida certa é importante para manter os fios lindos. Para controlar o excesso, insira o pré-shampoo na sua rotina de beleza pelo menos uma vez por semana ou um shampoo purificante de uso diário.

Gif sobre cabelos longos

Para as mais aflitas com a demora no crescimento dos fios, uma boa notícia: existem produtos diversos para tornar os fios mais resistentes, o que permite que eles cresçam mais rápido. Seja qual for o seu tipo de cabelo, use e abuse do protetor térmico, do reparador de pontas, das ampolas de tratamento e dos shampoos com proteção solar. E não abra mão de um bom antifrizz, do amigo leave-in e do mousse. Os finalizadores são indispensáveis para dar forma ao cabelo comprido. Combinados com acessórios que valorizem o formato de cada fio, aproveite a grande vantagem dos fios longos: variar o penteado!

Quando o assunto é repor nutrientes, a dica é testar a linha Nativa SPA Blueberry. Com shampoo, condicionador, reparador de pontas e loção revitalizante, eles promovem um verdadeiro tratamento de choque: ricos em antioxidantes, evitam o enfraquecimento da estrutura capilar e devolvem o brilho aos fios opacos.

Gif sobre cabelos longos

A gente sabe o quanto você quer que o cabelo cresça (de preferência, bem rapidinho!), mas há duas coisas que você precisa saber. A primeira é que o crescimento dos fios pode variar de pessoa para pessoa, porque a genética influencia nesse processo. A segunda é que alguns hábitos também podem retardar o crescimento do cabelo. Por isso, mais importante do que ter pressa é estar atenta aos sinais que o corpo dá. Acredite: uma boa noite de sono e hábitos alimentares saudáveis fazem muito bem ao cabelo. “Vitaminas do complexo B, ferro e zinco são fundamentais para ajudar no crescimento capilar”, afirma o tricologista.

Se o seu cabelo estiver caindo excessivamente, com os fios muito quebradiços, ou, ainda, se o seu couro cabeludo ficar mais sensível do que o normal, não hesite em procurar um dermatologista.

Gif sobre cabelos longos

Dá trabalho? Sim, mas a receita para conquistar um lindo cabelão comprido – seja ele crespo, liso, afro ou ondulado, da sua cor natural ou da que você preferir – é cuidar dele com todo o amor e carinho. A relações públicas Camila Medeiros, adepta do estilo desde pequena, é uma dessas mulheres que acreditam que o esforço vale a pena. “Gosto de usar o cabelo comprido porque acho que fica melhor no meu rosto, que é mais arredondado. Apesar de ser mais prático, o cabelo curto não funciona para mim”, diz ela.

Camila Medeiros usando óculos escuros, cabelos longos e sorrindo

A cada 15 dias, Camila hidrata os fios em casa e usa um protetor térmico antes de usar o secador. “Faço uma hidratação mais reforçada no salão a cada três ou quatro meses. Também procuro cortar as pontas com frequência. Quando quero dar volume à raiz, seco com o secador e, com a cabeça baixa, fico bagunçando os fios com as mãos”.

E você, que dica especial tem na hora de cuidar dos seus fios? Se, assim como a Camila, você dedica algum cuidado ao seu cabelo comprido, compartilhe com a gente nos comentários. Queremos descobrir o seu segredo para conquistar o cabelão dos sonhos! <3

Crédito da foto: arquivo pessoal

COMENTÁRIOS 123

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook

COMENTÁRIOS

  1. OH! MEU GLORIOSO SÃO JUDAS
    TADEU,PROTETOR DAS CAUSAS.
    IMPOSSIVEIS .SANTO EXPEDITO O SANTO DA ULTIMA HORA E SANTA EDWIGES A SANTA DOS NECESSITADOS.INTERCEDAM JUNTOS AO PAI POR MIM (MARI) FAÇAM COM QUE MEU CABELO CRESÇA FORTE E SAUDAVEL E PARE DE CAIR.
    EU VOS GLORIFICO E VOS LOUVE SEMPRE CURVAREI-ME DIANTE DE VOS
    REZAR 1 PAI NOSSO E 3 AVES MARIAS. CONFIO EM VÓS COM TODAS AS MINHAS FORÇAS E PEÇO QUE ILUMINEM O MEU CAMINHO E A MINHA VIDA. AMÉM.
    REZAR E PUBLICAR POR 3 DIAS OBSERVE O QUE ACONTECERÁ NO 4 DIA SEU PEDIDO SERA ALCANÇADO POR MAIS DIFICIL QUE SEJA.
    AMÉM.