Queda de cabelos, o que fazer? Veja como prevenir o problema

Tricologista explica os motivos que podem provocar a constante dos fios

Essa é uma história conhecida por muitas de nós: um belo dia (nem tão belo assim na verdade), a gente nota que está perdendo cabelo, e não é pouco. Os fios ficam na escova, no pente, no travesseiro, no box do banheiro, no chão, em tudo. Começa a bater um certo desespero, e a surgir a dúvida: essa queda de cabelos pode ser indicativo de algum problema de saúde?

Mão segura uma scova cheia de cabelos
Meu cabelo está caindo, posso estar com algum problema de saúde?

Segundo o tricologista Valcinir Bedin*, depende da quantidade de fios que você estiver perdendo. A perda diária considerada normal é de até 100 fios por dia. Mais do que isso pode indicar algum problema.

Conheça as terapias de Nativa SPA e encontre a opção certa para o seu cabelo

Causas mais comuns de queda de cabelo
Mulher se olhando no espelho segurando alguns fios e com cara de preocupada

 

As causas da perda constante de cabelo podem ser as mais variadas possíveis, então é preciso ter paciência (sem se desesperar!) e identificar primeiro o porquê de os fios estarem caindo, para só depois pensar no tratamento adequado. Veja abaixo as causas mais comuns:

Nutricional: a sua alimentação pode não estar fornecendo os nutrientes necessários para a saúde do cabelo. Se você estiver em uma dieta muito restritiva ou abusando dos fast-foods, é bom pensar seriamente em mudar a alimentação.

Hormonal: a queda de cabelo também pode ser indicação de algum desequilíbrio hormonal. Se você começou a tomar pílula recentemente, dê uma olhada na bula e, caso ela indique esse efeito colateral, converse com sua ginecologista.

Genética: embora seja mais frequente nos homens, a calvície é uma perda de cabelo hereditária, e também pode afetar as mulheres. Em todos os casos, a recomendação é consultar um dermatologista ao identificar o problema, que existem muitas formas de tratamento. Nada de sair correndo atrás de remedinhos caseiros ou shampoos milagrosos, OK?

Nativa SPA Óleos Indianos: aposte em uma terapia de nutrição capilar
Para cabelos frágeis ou danificados, invista em um tratamento com queratina: conheça Nativa SPA Ameixa
Que tal um tratamento de choque contra o ressecamento? Se jogue em Nativa SPA Monoï & Argan!

Usar química causa queda de cabelo?

Não, mas o excesso de química provoca a quebra dos fios, o que pode dar a impressão de que eles estão caindo ou que demoram demais a crescer. Se esse é o seu caso, invista em uma linha de tratamento que promova a reparação completa dos cabelos ultra-danificados, como é o caso de Nativa SPA Terapia do Caviar, lançamento com cinco produtos para cabelo que vale a pena conhecer no detalhe. 😉

Saiba como fazer um tratamento de reparação completa nos seus fios

Como prevenir a queda de cabelo?
Mulher olhando para baixo penteando os cabelos
Evite banhos muito quentes

Tem gente que adora uma ducha bem quentinha, mas a temperatura ideal para os cabelos e para a pele é a morna. Lavar os cabelos com água muito quente pode estimular a oleosidade em excesso, o que pode provocar caspa e queda de cabelo.

Se seus fios são muito oleosos, fica a dica: invista em uma linha que limpe profundamente o couro cabeludo, como Argiloterapia

Cuidado ao escovar ou pentear os fios

Evite criar atrito entre a escova ou pente e o couro cabeludo, isso também pode fazer com que o cabelo caia com mais intensidade. Escove ou penteie delicadamente, sem força. O mesmo vale para o uso da toalha para secar os fios: o correto é usá-la pra absorver o excesso de água, mas sem esfregar o couro cabeludo.

Evite penteados muito apertados

Rabos de cavalo, coques e tranças muito apertadas também podem causar a queda de cabelo. Evite puxar demais os fios, optando por estilos mais soltinhos e despojados.

Conheça alguns produtos finalizadores para dar aquele up no penteado

Não durma com os cabelos molhados

Abafar os fios úmidos no travesseiro pode ser um problema, porque o calor é o ambiente ideal para fungos. Se você só tem tempo para lavar o cabelo à noite, espere os fios secarem ao natural ou seque-os com o secador (mas sem esquecer de aplicar o protetor térmico antes!).

Dê tchauzinho para o estresse

Vamos combinar que o estresse não é bom pra nada nessa vida. Por isso, se a vida anda corrida demais, reserve um tempo do seu dia para relaxar, ler um livro, ver uma série, ouvir músicas que melhorem o seu astral. Você merece isso. 😉

Dicas para fazer em casa uma massagem relaxante com Nativa SPA Óleos Indianos

Leia sempre a bula

Se estiver tomando alguma medicação, fique atenta à bula. Há alguns remédios que provocam a queda de cabelos, e se esse é o seu caso a melhor coisa é conversar com o médico e explicar que tipo de efeitos colaterais ele está provocando.

Cuide da alimentação

Seja qual for a sua dieta ou restrição alimentar, não esqueça: o seu corpo precisa de todos os nutrientes possíveis pra ser saudável. Coma bem, que isso não faz só um bem danado para o cabelo, mas para o corpo e para o astral!

Faça aquele check up anual

Não deixe de fazer aquela visitinha ao médico todo ano, e exames pra identificar que vai tudo bem com a sua saúde. Isso pode prevenir problemas como a queda de cabelo. Anote na agenda!

Quer manter os seus fios saudáveis? Veja outras dicas:

Cuidados com o cabelo: 6 erros para abandonar já!
Como diminuir a oleosidade? Veja a resposta dessa e de outras nove dúvidas sobre cabelos
Como ter cabelos bonitos: 7 dicas para conquistar fios saudáveis e com movimento
24 produtos para cuidar do cabelo em casa
Dicas úteis para a hora de lavar e secar os fios

*Fonte: Prof. Dr. Valcinir Bedin, médico formado pela USP, professor de dermatologia, mestre e doutor em medicina pela UNICAMP, pós-doutorado em educação, tricologista, nutrólogo e Presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC).

COMENTÁRIOS 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Connect with
with Facebook